Para manter a manutenção em dia e evitar possíveis problemas mecânicos ou elétricos, faça a revisão do seu carro periodicamente. Além disso, a manutenção básica também diminui o desgaste do seu carro e por isso pode aumentar o valor do carro e te ajudar a economizar mais tarde.

O que fazer durante uma revisão?

A dica básica para manutenção do carro é que você sempre realize uma revisão completa ou pelo menos o básico para manter seu veículo em dia e evitar problemas futuros.

Sempre verifique o estepe, o extintor de incêndio, o limpador de pára-brisas, o nível do óleo, as lanternas e piscas, antes de sair de casa, isso já vai evitar uma grande parte dos problemas.

Outra dica é realizar a manutenção preventiva a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados (o que vier primeiro).

Veja 10 dicas básicas de manutenção do carro

A Juros Baixos preparou para você 10 dicas básicas de manutenção do carro para você ficar atento na hora de levar seu veículo para uma revisão.

1 – Confira o óleo do motor

O motor é como o coração do carro, por isso, a checagem do motor jamais deve ser ignorada. O óleo e filtros são essenciais para o bom funcionamento do motor e a troca desses itens deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros rodados em média.

2 – Correias do motor

Recomenda-se que a cada seis meses você faça a revisão da correia dentada do motor do seu carro, pois se ela vier a arrebentar o carro simplesmente para e, se arrebentar com o motor funcionando, pode acabar estragando mais peças ainda.

3 – Confira as velas de ignição

Se esses itens não estiverem em dia, o carro pode sofrer com perda de potência, aumento de consumo de combustível ou falhas no funcionamento do motor. Portanto, fique atento quanto às velas!

4 – Verifique os freios

Na maioria dos casos, o sistema de freios deve ser checado a cada 10 mil quilômetros rodados. Não deixe de checar também o fluído de freio, que é responsável pelo bom funcionamento dos freios. Dê atenção especial a essa área do carro!

5 – Verifique o estado dos pneus

É importante verificar regularmente o nível de pressão nos pneus, pois o nível errado pode afetar a sua eficiência de consumo de combustível. Verifique também o estado dos aros, o desgaste dos pneus, e o estado dos mesmos, para identificar possíveis problemas antes que eles saiam do controle.

6 – Alinhamento e balanceamento

Manter em dia o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas é uma providência essencial para seu carro. Se o volante estiver trepidando ou puxando para um dos lados, é sinal de problemas.

7 – Confira o radiador

Confira o nível da água do radiador antes de sair de casa. Para isso o motor deve estar frio, o recomendado é que seja antes de ligar seu carro. Caso o nível esteja abaixo do mínimo, acrescente água no tanque do radiador. Isso pode evitar a fundição do motor do seu carro!

9 – Verifique todo o sistema elétrico e luzes do veículo

Um item muito importante do seu carro, além do motor, são as lâmpadas e lanternas que, de tempos em tempos, acabam queimando. Verifique os piscas, luzes de freio, luzes de ré e faróis regularmente para evitar transtornos. Lembrando que conduzir veículo com lâmpada queimada é proibido por lei e você pode ter que pagar multa por conta disso.

10  – Confira os itens de segurança

Não se esqueça de conferir os itens de segurança que devem estar disponíveis para emergências como, macaco, chave de roda e triângulo de sinalização. A falta dessas ferramentas é considerada infração gravíssima e sujeita o motorista a sete pontos na CNH.

Lembre-se!

As revisões são importantes tanto para manter a garantia do seu carro quanto para uma questão se segurança. Não deixe de fazê-las!

Comentários