O IBGE divulgou nesta quinta-feira (9) um resultado positivo para o comércio: mesmo com queda de 4,5% em comparação com março do ano passado, graças aos setores de artigos farmacêuticos e outros artigos de uso pessoal, o volume de vendas no comércio subiu 0,3%.

Em relação ao mesmo período de 2018, o maior impacto negativo foi no setor de supermercados, alimentos e fumo, que recuou em 5,7%.

De acordo com especialistas, o crescimento está próximo da estabilidade, já que o país encontra-se em uma evolução modesta do mercado de trabalho. O feriado do Carnaval e da Páscoa também influenciaram no comércio, pois aconteceram mais tardiamente este ano.

Inflação também influencia

Medida pelo IPCA (Inflação Acumulada Total), a inflação pressionou os preços dos hipermercados, o que trouxe um resultado negativo para o setor.

O varejo de veículos e materiais de construção teve uma alta de 1,1% em relação a fevereiro e o trimestre encerrou com 2,3% de crescimento, porcentagem maior que o primeiro trimestre de 2018.

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Escrever comentário