O Fies (Financiamento Estudantil), programa do Governo Federal, é ótima opção para o parcelamento das mensalidades de um curso de graduação. Para a quitação da dívida, os recém formados devem manter o boleto do Fies em dia. Algumas vezes, porém, ele pode não ser enviado, ou demorar a chegar, já que a entrega é feita pelo serviço dos Correios. Nesse caso, você pode contar com a impressão da segunda via do boleto!

Com taxas de juros baixas, tempo para pagamento maior e possibilidade de financiamento de 100% do curso, o Fies tem contribuído ao longo dos anos para o aumento do número de universitários do País. Quitar suas parcelas sem atraso é importante, pois garante juros menores e previne multas.

O dia de vencimento das prestações do Fies é aquele selecionado na assinatura do contrato de adesão. O estudante deve ficar atento a esta data, assim como aos meses de pagamento dos juros do programa, feito de forma trimestral (março, junho, setembro e dezembro).

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são os bancos responsáveis pelo gerenciamento dos recursos do Fies. Cada um deles oferece opções diferentes para obter novo boleto. Saiba como boleto do financiamento!

Boleto na Caixa

A opção de impressão do boleto via online está disponível apenas na Caixa. O banco disponibiliza a possibilidade em uma página específica. Para conseguir as informações, o estudante deve:

  • Entrar o site da Caixa em www.caixa.gov.br;
  • Acessar a barra de busca do portal e digitar “2ª via de boletos”;
  • Escolher a opção “Boleto FIES”;
  • Informar o CPF e data de nascimento;
  • Complete o código de verificação indicado;
  • Gerar e imprimir boleto.
Acesso online pela Caixa permite obtenção rápida e impressão fácil da segunda via do boleto Fies.

O documento pode ser emitido apenas de segunda à sexta-feira, das 9h às 19.

Powered by Rock Convert

Boleto BB

No Banco do Brasil, o usuário precisa solicitar sua segunda via do boleto pelo telefone ou de forma presencial. Para tal, você deve:

  • Entrar em contato com central de atendimento do banco pelo telefone 0800-729-0001 e solicitar o documento;
  • Dirigir-se à agência mais próxima do Banco do Brasil e pedir pela impressão do novo boleto.

Como pagar o boleto Fies?

Após obter o boleto, o graduado pode fazer o pagamento dos valores no próprio site dos bancos. Basta digitar o número do código de barras ou fazer sua leitura pelo celular, e autorizar o pagamento. O aplicativo do banco em smartphones e tablets também é prático e rápido.

O pagamento pode ser feito ainda nos caixas eletrônicos da Caixa ou BB, que farão a leitura do código. Há ainda a possibilidade de pagamento nas Loterias.

As instituições financeiras oferecem ainda a alternativa de débito automático na conta corrente. A opção garante a despreocupação com a quitação, pois os valores serão debitados a cada vencimento de parcelas. Seu único trabalho consistirá em garantir que haja valores para o pagamento do monte na conta.

O Fies vale a pena?

Comparado a outras formas de financiamento, o Fies é bastante vantajoso principalmente pelas taxas de juros.

Fies é o programa de financiamento estudantil com as melhores taxas do mercado.

Os contratos atuais do programa cobram 6,5% de juros anuais, e a partir de 2018 terão custo de pouco mais de 3%, com valores variantes de acordo com a renda familiar mensal por pessoa.

O programa federal oferece ainda a possibilidade de financiamento de 50% ou 100% do valor do curso. Na hora do pagamento, as parcelas não podem ultrapassar 10% de sua renda mensal, garantindo boa saúde financeira do devedor.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares