Powered by Rock Convert

O que é um Título de Capitalização?

  • O Título de Capitalização trata-se de um título de crédito. Sua comercialização é regulamentada pela pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).
  • O Título de Capitalização é adquirido por uma pessoa por um prazo específico.

Seu objeto é auxiliar a pessoa a poupar dinheiro, além de participar de sorteio, com prêmios em dinheiro.

Adquira o título de capitalização:

  • A maioria dos Títulos de Capitalização é comercializado principalmente por instituições bancária e instituições financeiras em geral.

O serviço de Capitalização existe em diversos bancos. Se está interessado no serviço, procure a melhor proposta para você! Leia:

Quando um cliente compra um título de capitalização, ele pode escolher pagar de três diferentes maneiras:

Pagamento único, mensal ou periódico. No valor da parcela, já fica incluso os custos do prêmio e as despesas administrativas. Além disso, esse valor também sofre uma correção através da Taxa Referencial ou de um índice de inflação.

Saiba as verdades sobre os Títulos de Capitalização e se vale a pena adquirir um.

Como funcionam os resgates do Título de Capitalização?

Ao contratar um título de capitalização, é importantíssimo entender as vantagens e desvantagens de resgatar o valor aplicado.

  • Resgate antecipado

Ao solicitar o resgate antes do prazo de vigência, só será possível resgatar uma parte do valor aplicado.

  • Resgate parcial

Esse tipo de parcelamento não é muito oferecido pelas instituições financeiras, mas com ele é possível solicitar o resgate de apenas uma parte do valor investido, embora geralmente existam regras bastante restritas referente ao valor mínimo e o valor máximo que precisa permanecer aplicado.

  • Resgate ao fim do prazo

Quando o prazo de vigência do título é encerrado, é possível resgatar o total do valor aplicado, com a correção da Taxa Referencial ou de um índice de inflação.

Caso você queira resgatar o valor investido em um título de capitalização, é mais aconselhável que parte desse valor seja aplicado em algo mais rentável.

Conheça os tipos de Títulos de Capitalização

Para atender diferentes perfis de consumidores, as instituições financeiras dividem os títulos de capitalização em quatro tipos:

Título Tradicional

Nesse capital, só é realizada a restituição total para os clientes que não estão em déficit no pagamento. A maior parte das pessoas que escolhem esse tipo de título, tem a intenção de aguardar até o final do prazo para realizar o resgate, principalmente porque caso o cliente queira realizar essa operação mais cedo, conseguirá resgatar um valor muito menor do que o capital investido.

Título Popular

Nessa modalidade, o objetivo é atrair clientes através do sorteio de prêmios atrativos, mesmo sem a devolução do valor integral aplicado. É realizado no mínimo um sorteio semestral durante a validade do título.

Título de Compra Programada

Quando se adquire um título desse tipo, é necessário preencher uma ficha de cadastro onde é possível escolher se você deseja receber o capital aplicado ou um serviço no fim do prazo de vigência. Os clientes que forem sorteados durante o prazo de vigência receberão o valor total do título além do valor que já foi aplicado.

Título de Incentivo

Esse tipo de título é vinculado a um evento promocional de incentivo, visando que o cliente efetue o pagamento das parcelas em dia para continuar participando dos sorteios.

Powered by Rock Convert

Rentabilidade do Título de Capitalização

Um Título de Capitalização passa todos os meses por uma atualização monetária no seu valor. Geralmente essa atualização é feita pela TR – que é a mesma taxa aplicada a poupança. Além disso também incide juros no valor do título, que é definido quando o cliente adere ao título.

Essa taxa de juros pode ser variável, mas de acordo com as regras da SUSEP essa taxa deve representar a pelo menos 20% da taxa mensal que incide na poupança.

Vale ressaltar que a rentabilidade do Título de Capitalização não incide todos os meses sobre o produto. Parte do dinheiro pago pelo título destina-se aos sorteios, geralmente mensais. Assim vale saber que nem todo o pagamento mensal rende 0.5% mais a TR.

Prazos dos Títulos de Capitalização

Há 3 tipos de prazos envolvidos no pagamento do Título de Capitalização. Veja quais são:

– Prazo de pagamento: é o prazo que o comprador do produto financeiro se compromete a realizar os pagamentos do título;

– Prazo de vigência: trata-se do período que o comprador tem de respeitar para resgatar seu dinheiro investido do título;

– Prazo de Carência: prazo que determina o período mínimo que o investidor necessita deixar o valor aplicado no título. Se a pessoa quiser retirar o dinheiro antes pode estar sujeita a pagar multa de até 10% sobre o valor total que aplicou no título.

Sorteios do Título de Capitalização

Como mencionados, o Título de Capitalização conta com sorteios, geralmente mensais. O investidor participa dos sorteios durante o prazo de vigência do título.

Desvantagens do Título de Capitalização

Leia: 5 desvantagens de fazer uma Capitalização

Se você está pensando em adquirir um Título de Capitalização, é bom prestar atenção nas desvantagens que esse produto oferece:

1 – Título de Capitalização não é investimento, é um jogo;

2 – O rendimento não é igual ao da poupança;

3 – Especialistas da área dizem que adquirir um Título de Capitalização é o mesmo que guardar dinheiro em casa;

4 – Ao adquirir um Título de Capitalização você terá de pagar imposto de renda sobre ele;

5 – Você não pode desistir e resgatar o dinheiro do Título de Capitalização, devendo esperar o fim do contrato;

6 – Existem produtos financeiros muito melhores para se poupar dinheiro;

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares