Powered by Rock Convert

Você que deseja mudar definitivamente do Brasil, já pensou em morar no Paraguai? Para quem sonha em cursar medicina, deseja aprender ou aprimorar o espanhol ou abrir o próprio negócio, esta pode ser uma boa opção.

Saiba que o custo de vida no país é mais baixo, por isso, muitos brasileiros tem cursado medicina nesse país.Além disso, há a facilidade de imigração e a proximidade do país com o Brasil, o que faz com que seja possível visitar com mais frequência familiares e amigos.

Mas antes de decidir mudar para aquele país, é necessário se planejar. Aqui, você encontrará informações valiosas que o ajudarão a decidir se vale a pena residir no Paraguai.

Custo de vida

Antes de decidir mudar para o Paraguai definitivamente, deve-se ter em vista que toda a América Latina sofre os efeitos de uma crise econômica.Contudo, o país tem facilitado a abertura de negócios e investimentos.

O salário mínimo no Paraguai é de 2.041.123 guaranis paraguaios, moeda oficial daquele país, o equivalente a 1.200,00 reais. Ademais, o custo de vida no país é menor do que no Brasil, o que significa que se pode ter qualidade de vida sem ganhar muito dinheiro.

Para se ter uma ideia, enquanto no Brasila mensalidade do curso de medicina pode custar 4.800,00 reais no início e chegar a 9.000,00 reais ao final, no Paraguai esse valor cai para700,00 a 2.000,00 reais aproximadamente. Além disso, em algumas universidades não é necessário realizar vestibular!

Moradia

O valor do aluguel pode variar conforme a localidade. Um apartamento de um quarto no centro pode custar1.311.547,69guaranis por mês ou 805,57 reais. Porém, se o aluguel for afastado dos grandes centros, o valor cai para 961.818,18 ou 591,50 reais,segundo dados do site Numbeo.

Um dos fatores a se levar em consideração na escolha da moradia é o tempo de deslocamento. A capital do Paraguai, Assunção, é grande e o trânsito é caótico.

Já os gastos domésticos, como eletricidade, aquecimento, água e taxa de recolhimento do lixo podem chegar a custar273.101,85guaranis.

Alimentação

Conforme mencionamos anteriormente, o custo de vida no Paraguai é menor do que no Brasil. Uma lista de compras com itens básicos pode custar 95.254,06 guaranis.

Além disso, uma refeição para duas pessoas em um restaurante mediano, com três pratos, pode custar 120.000,00 ou 73 reais.

Saúde

Em 2009, foi implantado o acesso universal e gratuito à saúde pública. Por ter sido incorporado recentemente, o sistema público de saúde apresenta problemas parecidos com o do Brasil.

Por isso, deve ser acrescentado aos gastos o valor de um plano de saúde privado, que pode chegar a 880.000 guaranis, cerca de 550,00 reais, se for um plano familiar.

Transporte

O transporte público no Paraguai não é muito bom, mas tem melhorado com os anos. O valor da passagem pode custar 3.300,00 guaranis, pouco mais do que 2,00 reais.

O trânsito em Assunção, capital do Paraguai, é caótico e o tempo de locomoção pode ser grande.

Contudo, adquirir veículos importados no Paraguai pode ser um bom negócio: os preços podem chegar a menos da metade do que custariam no Brasil.

Embora o Paraguai não seja um destino muito visado pelos brasileiros quando se fala em mudar definitivamente para o exterior, a economia nesse país está em crescimento e é possível ter uma vida confortável.

Se você gostou desse conteúdo, acompanhe nossa série de postagens sobre morar no exterior!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares