Powered by Rock Convert

Caso alguém tenha solicitado sua Declaração ou o Recibo de um Imposto de Renda e você não esteja encontrando, não se preocupe. Através dos sites da Receita Federal é possível emitir a segunda via dos documentos de uma maneira rápida e prática, e muitas vezes, sem sair de casa.

Existem três maneiras possíveis de conseguir a segunda via da declaração do Imposto de Renda dos anos anteriores. Pode ser feito online pelo eCAC, pelo portal de declaração da Receita Federal ou presencialmente nos postos de atendimento da Receita. Se você precisa da segunda via fique atento para os tópicos a seguir porque uma delas irá te ajudar.

Importância de guardar o comprovante de declaração

Após a declaração, é gerado um documento comprobatório, que pode ser impresso ou ainda salvo em PDF. Este documento deve ser guardado, já que a Receita pode fazer solicitações referentes a declarações de até cinco anos anteriores.

Para declarar o imposto de renda não é necessário apresentar o documento, mas será solicitado o número do recibo do ano anterior. Este número será usado também para acompanhar o processamento da declaração ou para fazer correções necessárias. Em caso de perda da via impressa, é possível ter acesso à via digital.

Como localizar a via digital da declaração do IR

Caso o envio da declaração do IR tenha sido feito através de um disco rígido, é possível localizar a declaração no computador da seguinte forma: ‘C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF20XX\transmitidas’.

Outra opção é localizar o programa da Receita Federal no computador e acessar a declaração através dele. O nome do programa é IRPF e o ano (exemplo: IRPF2020). Se não for encontrado, pode-se tentar localizar em busca de arquivos, digitando o CPF (apenas números, sem dígitos). Se o arquivo estiver no computador, aparecerá na lista de localizados.

Se o arquivo não tiver sido salvo em PDF, a extensão poderá aparecer como “.dec”, para a declaração, e “.rec”, para o recibo. Caso o programa tenha sido excluído do PC, será necessário reinstalá-lo para conseguir abrir o documento.

Powered by Rock Convert

Em caso de declaração feita pelo celular no sistema Android, o arquivo estará na pasta \download. Já no iOS, o documento poderá ser acessado na pasta de arquivos do aplicativo Receitanet baixado no celular.

Se mesmo assim a via virtual não for localizada, há três formas de tirar a 2ª via da declaração do IR: dirigindo-se a um posto da Receita Federal, através de certificação digital ou ainda refazendo a declaração. Veja adiante como proceder em cada uma delas.

Como tirar a 2ª via da declaração do IR em um Posto da Receita Federal

Para solicitar a 2ª via da declaração do IR em um posto da Receita Federal, é preciso primeiro agendar atendimento através telefone 146 ou do site da Receita Federal e fazer uma Solicitação de Cópia da Declaração. Haverá cobrança de taxa de aproximadamente R$ 10,00 mediante recolhimento do DARF. O contribuinte deverá portar um documento com foto no dia do atendimento.

Como tirar a 2ª via da declaração do IR por meio de Certificação Digital

A declaração pode ser obtida através do Centro virtual de Atendimento ao Contribuinte, o e-CAC, utilizando uma certificação digital. Para tal procedimento, é necessário usar o navegador Firefox e fazer o registro gerando um código de segurança. Este certificado também permite o acesso a vários outros documentos, mas não é gratuito. O custo é de em torno de R$ 460 para uso por três anos.

Refazer a declaração do ano anterior para emissão de 2º via

Em último caso, a alternativa para adquirir a 2ª via da declaração do IR é refazer o preenchimento do formulário referente ao ano que necessita do comprovante. Para isso, deve-se tomar muito cuidado, pois qualquer dado apresentado de forma diferente poderá tornar a declaração alvo da malha fina da Receita Federal.

Atente-se e guardo o comprovante de declaração do IR

Como apresentado aqui, ter que buscar uma alternativa para tirar a 2ª via da declaração do IR pode ser um transtorno. Por isso, é preciso cuidado ao guardar o comprovante da declaração do IRPF. Uma dica é deixar uma via impressa guardada e uma via virtual não só no computador, mas também no email pessoal. Assim, o documento poderá ser acessado remotamente.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe e auxilie outras pessoas que possam necessitar saber como tirar a 2ª via da declaração do IR. Para manter-se bem informado, continue nos acompanhando. Ficou com alguma dúvida? É só escrever aqui embaixo nos comentários ou, caso queira, deixar sua opinião ou sugestões.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares