Confira como calcular as parcelas de financiamento de veículos em diferentes bancos.

Saiba como calcular as parcelas do seu financiamento de veículos.

Saber como calcular a taxas de juros de um financiamento de veículos é fundamental se você pretende comprar um carro por essa modalidade de crédito. O financiamento de veículos é uma das melhores opções de créditos para comprar um carro. Os últimos relatórios do Banco Central indicam que os valores das taxas de juros de um financiamento podem variar em até 8% ao mês.

Essa variação pode representar um peso grande para o valor das parcelas mensais e no valor total do carro. Escolher o banco certo para fazer o financiamento é uma decisão importante para conseguir economizar no valor do veículo. Antes de escolher uma opção, simule o financiamento por diversas empresas e confira as taxas para fazer um comparativo antes de fechar o negócio.

O que eu devo conferir em relação ao cálculo de financiamento de veículo:

A cobrança de juros em valor superior a praticada no mercado

As instituições financeiras têm liberdade de praticar o valor que consideram ideal dentro de suas condições. O valor é aplicado de acordo com o risco de inadimplência, de acordo com a análise de crédito feita pelo banco em relação ao consumidor. O que pode ser feito pelo consumidor é uma análise para conferir se os juros aplicados estão na média ou acima dos praticados em mercado. Se o valor dos juros estiverem acima da média podem ser considerados abusivos.

Compare os juros compostos

É preciso observar como a financeira utiliza a tabela PRICE para o cálculo das parcelas do financiamento de um veículo, o que implica no acúmulo de juros sobre juros. É possível verificar se o financiamento utiliza a tabela PRICE por meios de simuladores online.

Powered by Rock Convert

Como calcular a taxa de um financiamento de veículos?

Para calcular os juros do financiamento de um veículo, você deve saber qual é a taxa de juros aplicada pelo seu banco. Resumindo, para que você saiba o peso da taxa de juros no valor final de um financiamento, é preciso usar a maior e a menor taxa, de acordo com a tabela de juros divulgados pelo Banco Central, com informações das principais instituições financeiras do país.

Não haja por impulso, pois você pode pegar o dobro do valor financiado, se não fizer uma boa consulta. Antes de fechar o negócio, faça pesquisas de mercado para ter a certeza que optou pela melhor solução de crédito para você.

Como escolher um bom financiamento de veículos?

Confira algumas dicas para te ajudar a adquirir um carro por financiamento e não sair no prejuízo:

– Dê o maior valor de entrada possível;

– Não financie os valores do IPVA e nem do seguro, porque isso pesa mais o valor do financiamento;

– Não faça um financiamento com parcelas que comprometam mais do que 20% do seu orçamento mensal;

– Não pegue um financiamento para que será pago em mais de 4 anos, por conta da depreciação dos veículos. O ideal é financiar o veículo em até 3 anos (36 meses);

– Pesquise o financiamento com a melhor taxa de juros.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares