Powered by Rock Convert

Sempre teve dúvidas sobre essa modalidade? Leia o post a seguir que foi criado com a intenção de sanar toda e qualquer pergunta acerca desse assunto.

O que é?

Quando for adquirir um imóvel, terreno ou unidade comercial, o consórcio é uma maneira simples e eficaz para a realização de um grande sonho. Dessa maneira, o consorciado paga parcelas mensais, de acordo com regras previamente estabelecidas, participando de assembleias, com a possibilidade de ser sorteado para receber uma carta de crédito antes mesmo do prazo final estipulado para que a dívida seja quitada.

Assim, a carta de crédito é uma espécie de promessa de pagamento que são emitidas por bancos, na maioria das vezes, como forma de garantir aos vendedores e, em alguns casos, os compradores, de que eles vão receber o seu pagamento, desde que eles cumpram o que concordaram, inicialmente, em fazer.

Powered by Rock Convert

No Brasil, essa modalidade é bastante utilizada na contemplação em consórcios, que funciona de duas maneiras: por sorteio ou lance. As assembleias realizam sorteios e quem for sorteado recebe a carta de crédito para usufruir. Os lances são úteis para quem não quer depender da sorte e o valor a ser oferecido é determinado em contrato, além de ser possível oferecer uma parte da carta de crédito como lance.

Entendendo os termos e as partes envolvidas na carta de crédito

  • Requerente: é o comprador em uma determinada transação;
  • Beneficiário: é o vendedor ou o destinatário dos recursos;
  • Banco emissor: é aquele banco que promete pagar a carta;
  • Banco assessor: é o banco que ajuda o beneficiário a utilizar a linha de crédito;
  • Irrevogável: a carta de crédito não pode ser revogada ou cancelada sem o consentimento prévio de todas as partes envolvidas.

De onde vem o dinheiro por trás de uma carta de crédito?

É importante ressaltar que qualquer banco só vai emitir uma carta de crédito quando tiver certeza de que o comprador vai pagar. Sendo assim, alguns compradores tem que depositar dinheiro que seja o suficiente para cobrir a carta de crédito ou, em alguns casos, usam uma linha de crédito especial com o banco. Naturalmente, esse quadro é o de um empréstimo que será gerado para o comprador.

Vantagens do uso da carta de crédito

Garantia de segurança, uma vez que a carta de crédito só pode ser utilizada pelo seu solicitante. Além disso, a ausência de pagamento de taxas e impostos é bastante interessante, pois o dinheiro nela contido não entra diretamente na conta de quem a solicitou, garantindo poder de compra. Ademais, ela facilita o poder de negociação, em virtude da sua semelhança com o pagamento à vista ou no débito. Dessa maneira, é possível adquirir descontos ou outras facilidades antes da decisão de realmente se fechar um negócio.

Em que eu posso utilizar a carta de crédito?

  • Compra de bens;
  • Resgate de investimentos;
  • Quitação de financiamentos;
  • Compensação de valores;
Powered by Rock Convert

Comentários

Shares