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Demanda reprimida é quando um consumidor deseja adquirir um produto, mas a falta de dinheiro o impede. Também pode ser uma oferta reduzida ou uma ação do governo. Ela é observada quando um determinado público tem o desejo de consumir, mas não consegue por falta de recursos.

Ao observar esses fatores, você pode aproveitar para melhorar o desempenho da sua empresa. Com isso, a empresa reconhece a necessidade do consumidor e pode fazer uma mudança estratégica de posicionamento no mercado. Também poderá ofertar novos produtos a esse público específico. Isso representa uma oportunidade de crescimento para sua empresa.

Quais são os fatores que podem reprimir uma demanda?

Os fatores que reprimem uma demanda são a falta de dinheiro, família com poucos recursos, acesso difícil ao crédito, consumidor que não consegue comprovar renda, carro com lista de espera na concessionária, oferta reduzida e restrições governamentais. Esses fatores são fáceis para serem identificados pela sua empresa. O mais difícil é superar a barreira que está impedindo o consumo.

Isso acontece por não existir ofertas de produtos ou serviços que satisfaçam o consumidor, ou pelo simples fato de alguma restrição o impedir de adquirir o produto. Um exemplo de demanda reprimida é quando um produto custava muito caro e depois passa a estar presente em todas as mesas dos brasileiros. Outro exemplo é a redução no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), como a compra de uma nova geladeira, computador ou um carro novo com preços mais baixos.

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Como aproveitar a demanda reprimida

Um empreendedor de visão observa os fatores da demanda reprimida e aproveita as oportunidades. Uma demanda reprimida está presente em uma pequena cidade, uma rua ou num grupo de pessoas. São fatores que não necessitam de medidas governamentais para serem atendidos.

Uma empresa pode atender a demanda reprimida com uma gestão mais eficiente, oferecendo preços mais baixos, mas para isso a empresa precisa fazer uma análise de mercado, afim de entender e satisfazer o perfil do consumidor. Deve também fazer um estudo e analisar todas as informações dos hábitos de consumo.

Veja como exemplo as empresas que lançam produtos modernos e de sucesso como os smartphones. Os empresários menores que vendem os mesmos produtos com qualidade e preço inferior podem aproveitar a parcela da população que não tem condições de comprar os produtos mais caros. Há muitos empresários que vendem diversos tipos de produtos de custo inferior, parecidos com as mercadorias originais. Eles podem aproveitar uma boa parcela da demanda reprimida e ofertar seus produtos.

Portanto, a sua empresa pode tomar a iniciativa de pesquisar o mercado e entender que existe uma demanda reprimida no seu setor de atuação. Os fatores envolvidos na demanda reprimida são preços, crédito, oferta, produção e atendimento. Você tem que observar todas as oportunidades possíveis e aproveitar esses fatores para o desempenho da sua empresa. Vale a pena recorrer uma pesquisa de mercado e descobrir as oportunidades.

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