Powered by Rock Convert

Às vezes nos deparamos com alguns termos financeiros que são realmente complicados de entender. E pode ser, que mesmo com a paciência do bancário para te explicar, haja dificuldades para entender, uma vez que eles acabam ficando acostumados em falar termos técnicos da sua área, porque cada setor acaba tendo seus próprios jargões.

Dividendos, ativos, depreciação, patrimônio líquido, passivos, balancete, receita. A lista de palavras complexas, é imensa! Mas, é sempre bom tentar entender cada uma delas para não cometer nenhum deslize por falta de conhecimento.

Por isso, vamos te explicar direitinho o que significa consorciado. Já ouviu falar? Não sabe o que é? Então descubra aqui e tire de letra quando essa palavra tão incomum surgir em seus diálogos.

Muitas palavras que não fazem parte do nosso cotidiano, acabam dificultando a compreensão.

Afinal, o que significa consorciado?

Antes de saber o significado dessa palavra, você precisa entender o que significa consórcio. É chamado de consórcio qualquer associação de dois ou mais indivíduos, organizações, empresas ou até governos, com o objetivo de participar de uma atividade comum para partilhar recursos, visando atingir um objetivo em comum. Ou seja, em resumo, o consórcio nada mais é do que uma parceria que visa resultados que beneficiem todos os participantes.

Powered by Rock Convert

Há dois tipos básicos de consórcio: um em que os acionistas de uma empresa concordam entre si para entregar o controle de suas ações, em troca de participação no lucro comum. E outro em que o consórcio existe para facilitar uma compra parcelada, que ocorre quando um grupo de participantes organizados por uma empresa administradora, rateiam o valor do bem desejado pelo número de meses de parcelamento definido para o consórcio de aquisição deste bem.

Ou seja, é uma reunião de pessoas físicas ou jurídicas, que em grupo fechado e promovido por uma empresa administradora, tem a finalidade de adquirir um bem através do autofinanciamento. Essa modalidade de parcelamento costuma oferecer juros muito mais baixos, visto que os pagamentos são efetuados e vão sendo somados como uma carta de crédito, para que cada integrante pague até o final e então possa adquirir o seu bem, ou, seja contemplado com a carta em sorteios que ocorrem periodicamente.

Consorciado, no entanto, é o nome dado à pessoa que participa do consórcio. Portanto, todos os participantes de um consórcio recebem essa denominação, mas normalmente, esse jargão é mais utilizado entre a empresa administradora do consórcio, apenas.

O consórcio possibilita aquisição de bens a partir de uma carta de crédito.

Ficou claro o que significa consorciado? Não é tão complicado quanto parece, não é mesmo?!

O que achou da matéria? Se gostou e foi útil para você, deixe aqui o seu comentário! Nossa missão é trazer conteúdos agradáveis e úteis.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares