Powered by Rock Convert

Investir na sua saúde financeira é vital para alcançar objetivos traçados e a famosa zona de conforto.

Aplicar seus rendimentos hoje é investir num futuro melhor.

Assim como o corpo humano, dinheiro é algo que não deve ficar parado. Por isso, o aconselhável é sempre movimentá-lo, fazendo investimentos e aplicações, que é claro, estejam dentro do padrão da sua renda.

Investimento e aplicação, o que são de fato?

Duas palavras adoradas por economistas, que praticamente são sinônimas e muito usadas no mercado financeiro, investimento e aplicação são formas utilizadas por pessoas em situação superavitária para multiplicar seus dividendos, lucros.

O que significa situação superavitária?

São pessoas que estão com dinheiro sobrando, por isso fazem investimentos no banco para que seus rendimentos cresçam ainda mais.

Existem também as deficitárias, ou seja, pessoas que estão precisando de dinheiro, então recorrem a empréstimos.

Powered by Rock Convert

O que faz um banco?

De forma bem simples, você praticamente já entendeu a função básica de um banco, que é utilizar o dinheiro investido dos clientes superavitários para conceder empréstimos a clientes endividados. Nessa intermediação financeira, o banco paga os rendimentos aos clientes investidores e obtém lucro através dos juros cobrados em empréstimos.

Vale salientar que essa é a função básica, porém não a única.

Que tipo de investimento fazer?

A escolha vai depender muito de quanto você tem para investir, prazo que pretende ter retorno financeiro e do seu perfil (conservador, moderado ou arrojado). A dica especial é que você também deve fazer uma consulta com algum especialista da área, gerente do seu banco e ficar sempre atento (a) a novidades no mercado financeiro.

Rendimentos de renda fixa

  • CDB – Certificados de Depósito Bancário;
  • Letras de Crédito Imobiliário;
  • Letras de Crédito do Agronegócio;
  • Letras de Câmbio;
  • Poupança;
  • Títulos do Tesouro.

Todas as modalidades citadas acima, excetos Títulos do Tesouro, são cobertas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que concede proteção para aplicações de até R$ 250 mil reais por instituição financeira. E que Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio são isentas de imposto de renda.

Outra observação a ser feita é que os rendimentos dos títulos podem ser pré-fixados ou pós-fixados e você a certeza de que não vai levar calote, visto que o seu credor é governo.

Rendimentos de renda variável

  • Ações;
  • Derivativos;
  • Câmbio;
  • Fundo de ações.

Ações é palavra que mais se identifica a esse tipo de investimento feito por investidores que têm perfis mais arrojados. E, apesar de ser intuitivo, não custa reforçar que você deve estudar sempre bem o mercado, fazer quantas consultas forem necessárias, antes de aplicar o seu dinheiro em fundos de rendimentos variáveis, afinal, você pode ter um ótimo lucro ou péssimo prejuízo.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Envia para a gente e seja sempre bem-vindo (a).

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares