compare cartoes de creditoPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Uma infiltração é sempre um problema, mas a infiltração em apartamento costuma trazer ainda mais dor de cabeça. Primeiro, porque o vazamento em seu imóvel pode provocar problemas nos vizinhos – e aí, além de arcar com o seu conserto, será preciso se responsabilizar pelo do outro. O contratempo é ainda maior quando a causa do acúmulo de água vem do vizinho. Aqui, você terá que solicitar a ele o conserto.

Dentre todas as situações, a com menos dificuldades ocorre quando a infiltração for um problema de encanamento do condomínio. Afinal, a questão deverá ser mais rapidamente resolvida.

Causas da infiltração em apartamento

São diversas as causas que podem levar à infiltração. Como a absorção de água da chuva, ou o acúmulo de líquidos na laje. Entretanto, geralmente a causa é o vazamento em uma instalação hidráulica do imóvel.

Para perceber a presença de uma infiltração, é importante ter atenção a alguns sinais. Como a própria umidade na parede, que parece molhar a pintura. Outro sinal clássico é o descascamento ou o aparecimento de bolhas na tinta.

Também podem surgir manchas escuras na superfície, normalmente na cor preta ou verde. As “pintinhas” coloridas são sinal do desenvolvimento de fungos, comuns especialmente no banheiro. Além do visual desagradável, os fungos podem causar incômodos respiratórios aos usuários da edificação.

Powered by Rock Convert

Em qualquer dessas situações, é importante tentar encontrar a origem da umidade. Será que ela vem de um cano furado acidentalmente na hora de posicionar aquele quadro? Ou quem sabe os ambientes estão ficando por muito tempo fechados?

Com essa percepção base, será hora de chamar o zelador do prédio. Normalmente, o zelador possui conhecimentos básicos para fazer o diagnóstico da condição. Caso não o possua, ele será o responsável por contatar a prestadora de serviço autorizada para o conserto.

A infiltração gerada pela piscina do condomínio é de responsabilidade do prédio, e o conserto deverá ser quitado por ele.

Quem paga a conta?

Se o problema da infiltração estiver no interior do seu apartamento, devido a algum furo acidental ou situações semelhantes, quem paga a conta do conserto é o morador do imóvel. Mesmo que ele seja apenas um inquilino.

No caso de vazamentos devido ao desgaste natural da instalação hidráulica, o pagamento dos custos também deve ser feito pelo morador. Se o imóvel for alugado, no entanto, o locador, ou seja, o dono do imóvel, será o responsável por quitar os valores do conserto.

Se a origem da infiltração estiver em outro apartamento, o vizinho deverá quitar o conserto. Nesse caso, é necessário enviar um ofício por meio do condomínio, solicitando o serviço. O melhor é realizar a solicitação de forma amigável. Caso o indivíduo se recuse a assumir a responsabilidade, porém, o morador ou dono do imóvel pode utilizar dos meios judiciais para obrigar a realização do serviço.

Por fim, se a origem da infiltração for uma área comum do condomínio, quem arca com a despesa é o próprio. Isso inclui, por exemplo, a origem no espaço para festas, uma infiltração causada pela água da piscina ou mais. Aqui, o morador deve informar o problema ao síndico e solicitar sua solução da infiltração em apartamento.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário