Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Num mundo cada vez mais disruptivo em termos de ideias, modelos e padrões de negócios, o lucro tornou-se um detalhe dentre tantos outros. Ideias de atingir o mercado com ações sociais são bem vistas e tem crescido exponencialmente nos últimos anos, principalmente em setores da sociedade onde a presença do Estado é nula ou deficitária.

A presença de empresas em atividades fora de sua finalidade principal tem se tornado cada vez mais frequente e vista com bons olhos. Estamos falando do Empreendedorismo Social e neste artigo vamos te mostrar porque se trata de um modelo de sucesso causar um impacto social na comunidade ou região onde seu negócio atua.

O que é o Empreendedorismo Social

Se Empreender é causar uma transformação dentro de um segmento de negócios, empreender socialmente quer dizer a mesma coisa, só que voltando-se para causas de caráter socioambientais na comunidade onde a empresa atua. Isso só ocorre se de fato a empresa faz um trabalho prévio de observação do contexto social de determinada comunidade e ali avalia oportunidades de atuação, geralmente em situações de deficiência de estrutura onde o Estado não atua ou falhou em termos de investimentos.

Uma outra ponta nessa construção é a construção do que se chama Capital Social, que é a potencialização do relacionamento da empresa com a comunidade, criando assim um vínculo de confiança e respeito. Sem isso, o empreendedorismo social não acontece.

Exemplos de Empreendedorismo Social

Uma ação voltada para o Empreendedorismo Social busca, essencialmente, o crescimento sustentável de uma comunidade, por meio de acordos, projetos e práticas que tragam desenvolvimento estruturado e crescimento econômico. Esse é o objetivo maior desse tipo de iniciativa e inclusive gera uma reação em cadeia positiva, estimulando outras empresas a fazerem o mesmo, em prol da sociedade.

Powered by Rock Convert

O Brasil já contabiliza bons exemplos nessa linha, e a cada dia vemos florescer novas ideias por meio de ações práticas. As iniciativas mais conhecidas e notadamente de sucesso são:

  • Projeto Tamar: iniciativa da Petrobras pela preservação e recuperação da vida marinha no litoral brasileiro. http://www.tamar.org.br
  • Gerando Falcões: projeto nascido na periferia de São Paulo, visa fortalecer jovens para se tornarem protagonistas de transformação social. Http://www.jovensfalcoes.com.br
  • Instituto Chapada: iniciativa voltada para ações de melhoria na o ensino público, por meio de uma rede de capacitação de professores e gestores escolares. http://www.institutochapada.org.br
  • Adaptsurf: projeto voltado para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais na prática do surfe, por meio de ações de conscientização e parcerias com outras escolas de surfe. http://www.adaptsurf.org.br
  • Rede Asta: iniciativa de produção e comercialização de produtos produzidos apenas por pessoas oriundas de regiões carentes. A rede ainda valoriza o trabalho da mulher artesã por meio de treinamentos sobre os meios de produção utilizados. http://www.redeasta.com.br

É difícil criar uma iniciativa de Empreendedorismo Social?

Como o empreendedorismo social pressupõe uma transformação e desenvolvimento social ou ambiental de determinado local de atuação da empresa, o empreendedor deve ter em mente que iniciar um desdobramento nesse segmento significará uma diversificação de sua finalidade principal (afinal, aqui não se visa lucro com essas iniciativas, mas desenvolvimento social), tempo de dedicação ao projeto, profissionais engajados com a iniciativa e capital específico para fomentar a atividade. O trunfo aqui é utilizar a estrutura da empresa, que visa lucro, e aplicar essa estrutura na iniciativa com foco social ou ambiental.

Há exemplos claros de empresas grandes que mudaram a cara das regiões onde possuem unidades, e esse tipo de iniciativa além de trazer desenvolvimento social e econômico para uma determinada região, traz, sobretudo fortalecimento da marca da empresa em questão.

O mapeamento das necessidades do local que se pretende empreender também é crucial, sob pena de um projeto desse tipo fracassar. A demanda ou deficiência do local devem ser o foco para se iniciar do zero uma ação de empreendedorismo sustentável. Outro ponto importante é ter em mente que você transformará o mundo em que escolheu desenvolver, seja por capacitação de pessoal, seja por medidas de inclusão, seja por ações de infraestrutura (uma escola, um hospital, uma oficina de artesanato, preservação ambiental ou mesmo uma atividade de economia sustentável envolvendo a comunidade impactada).

O empreendedor que lançar uma ação socioambiental deve ter a visão de querer melhorar o mundo, arregaçar suas mangas e efetivamente lutar por isso dentro da ação que buscou desenvolver.

Fique por dentro das publicações do nosso site! O Juros Baixos além de Educação Financeira, também posta conteúdos visando boas práticas e iniciativas para melhorar o mundo.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares