Os processos de TED e DOC são bastante conhecidos pela maioria da população. O que nem todo mundo sabe é que nem sempre é necessário pagar as taxas do banco para realizar essas transações. Neste post, abordaremos como fazer TED e DOC de graça e, assim, economizar algum dinheiro.
Entenda o que são TED e DOC
A sigla TED significa Transferência Eletrônica Disponível. Trata-se de um processo de transferência de valores que podem chegar a até R$30 mil. Costuma ser muito utilizada devido ao fato de que o dinheiro transferido chega ao destinatário no mesmo dia útil. O DOC (Documento de Crédito), por sua vez, é uma transferência limitada a R$4.999,99.
Na prática, a principal diferença entre TED e DOC é o fato de que, no caso do TED, os valores caem para o destinatário quase que imediatamente, enquanto no DOC o valor transferido leva um dia para cair no destino. Até mesmo a taxa cobrada pelos bancos para cada processo é a mesma, em geral.
No entanto, vale ressaltar que esses processos são válidos somente nos dias úteis e que, após o preenchimento dos dados e a emissão da autorização, é difícil cancelar a transferência. Por isso, é importante olhar as datas corretamente.
Como fazer TED e DOC de graça?
Para fazer algum desses tipos de transferência sem pagar nada, é necessário abrir uma conta digital. Através dela, o consumidor terá acesso não só a TEDs e DOCs gratuitos, mas também aos serviços bancários usuais, como extratos e transferências entre contas do mesmo banco.
É possível fazer TEDs e DOCs de graça pela internet.
Além disso, a conta digital também oferece facilidades como acesso à conta não somente no caixa eletrônico do banco, mas também através do aplicativo ou do site (Internet Banking).
Dependendo do banco, é possível realizar a própria abertura da conta de maneira online e, em caso de aprovação por parte da instituição, em alguns dias o cliente receberá o cartão. Da mesma maneira, também pode ser desbloqueado via site ou aplicativo. Ou seja, é possível abrir a conta e ter o cartão disponível, tudo isso sem ir à agência.
Com o internet banking, o cliente evita filas e economiza tempo e dinheiro.
É importante que o usuário fique atento no momento da abertura da conta, pois a quantidade de serviços disponíveis no pacote digital pode mudar de acordo com a instituição financeira. Ou seja, o consumidor terá direito a um determinado número de saques, depósitos e transferências (incluindo TED e DOC) de acordo com o banco escolhido.
A conta digital não apenas fornece os DOCs e TEDs gratuitamente, mas também dá ao usuário mais praticidade no cotidiano de relacionamento com o banco, e, é claro, oferece mais segurança nas transações financeiras.
Além de os dados serem criptografados (ou seja, praticamente indecifráveis em caso de tentativa de fraudes), em nenhum momento o usuário lida com dinheiro vivo, tornando o processo muito mais confortável.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Fique a vontade para contar suas experiências ou apenas deixar um comentário abaixo. E não deixe de conferir os outros artigos do blog com dicas para organização financeira.