Powered by Rock Convert

A conta-corrente online é uma conta que existe exclusivamente na Internet, que oferece a maioria das transações bancárias (transferências, saques, depósitos, TED e DOC, e algumas até disponibilizam cartão).

Os bancos 100% digitais estão cada vez mais em destaque no Brasil, e sua concorrência inclusive fez com que os grandes bancos tradicionais revisassem os serviços de Internet Banking.

Como depositar na conta-corrente online?

O depósito é diferente do que fazemos no banco, em que inserimos no caixa o dinheiro em espécie. Para fazer o primeiro depósito na conta digital, basta fazer uma TED ou DOC de sua conta-corrente de outro banco.

Na maioria dos casos, exige-se que a conta de origem seja da mesma titularidade que a digital, isto é, deve ser feita em seu nome. Porém, há diversos tipos de contas digitais; algumas servem exclusivamente para receber pagamentos, de modo que são aceitas transferências de outras titularidades. Essas condições devem ser analisadas na hora de escolher o banco digital de sua preferência.

Como retirar dinheiro da conta-corrente online?

De maneira parecida, por razões de segurança, o dinheiro é sacado através de transferência para outra conta de mesma titularidade, isto é, para a sua outra conta-corrente. E só a partir dessa conta-corrente tradicional que você consegue sacar o dinheiro em espécie, no caixa eletrônico do banco.

Outra possibilidade é utilizar o cartão da conta digital, caso ele tenha sido disponibilizado.

Qual a diferença para uma conta-corrente tradicional?

Você deve estar pensando que, se você já tem acesso à conta pela internet, seja no site ou no aplicativo do banco, por que ter uma conta online?

Powered by Rock Convert

A grande vantagem de se ter uma conta-corrente online é a ausência de taxas. Já parou para calcular quantos reais são gastos ao ano só para manter sua conta funcionando? Os bancos cobram de R$12,00 a mais de R$50,00 reais por mês, dependendo do pacote de serviço contratado. Some tudo isso ao ano – já pensou poder economizar esse dinheiro e, melhor ainda, investi-lo?

O Banco Central do Brasil isenta de tarifas a “prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos” – o que é o caso da conta-corrente online. Isso significa que as transferências realizadas serão gratuitas e ilimitadas! É uma imensa vantagem para quem costuma fazer muitas movimentações.

No entanto, vale atentar para o pacote contratado. Alguns serviços adicionais que são oferecidos pelas contas digitais, como depósitos de cheques e emissões de cartão, podem ainda ser cobrados.

Outras vantagens têm relação com a praticidade: você se poupa de filas no banco e da burocracia do atendimento físico. Tudo isso com a agilidade da Internet, do lugar em que você estiver.

Desvantagem da conta digital

Você já deve ter notado que não dá para depender somente da conta digital, pois as principais transações dependem de uma conta em bancos tradicionais, de mesma titularidade. Isso ainda é uma limitação dos bancos online que deve ser superada em breve.

O que se sugere para fugir das taxas desses bancos normais é a contratação de um pacote de serviços gratuito (por imposição do Banco Central, toda instituição financeira deve oferecer algum tipo de contratação gratuita). Em geral, esses pacotes contam com um número máximo de transações grátis por mês. Combinando os serviços básicos gratuitos dos bancos “físicos” a uma conta digital com transações ilimitadas, é possível depositar periodicamente na conta online e realizar através dela todas as transações que seriam cobradas na conta normal.

Por fim, existem muitos tipos de contas digitais. Algumas são específicas para receber pagamentos (ótimo para quem trabalha prestando serviços através de internet), outras são desenvolvidas por corretoras exclusivamente para realizar investimentos. E há, ainda, aquelas que se assemelham às contas bancárias tradicionais e oferecem a maioria dos serviços que os bancos comuns, com mais agilidade e praticidade.

Assim, há uma gama de opções de contas digitais surgindo, para que você escolha a mais adequada para os seus interesses.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares