Antes de começar a pagar uma previdência privada, é importante saber que existem duas maneiras principais de receber esse dinheiro no futuro. É possível sacar o dinheiro de uma vez só, ou receber o valor em parcelas mensais. Confira abaixo a maneira que mais se adequa ao seu perfil!

Confira 3 formas de resgatar sua previdência privada.

Na verdade, tudo depende do seu objetivo com a previdência privada. Quem faz esse investimento pensando em uma aposentadoria, vai preferir receber o dinheiro em parcelas mensais. Porém, caso seu objetivo seja comprar um imóvel, é preferível o valor integral. É sempre bom também perguntar se é possível alterar a forma de resgate no futuro, vai que você muda de idéia, não é?

O que é uma Previdência Privada?

Antes de mais nada, é essencial compreender o que é o serviço, antes de contratá-lo. A previdência privada é um tipo de investimento semelhante à aposentadoria, porém não possui ligação com o sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Toda previdência privada é um tipo de complemento à previdência pública, e é supervisionada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), um órgão do governo federal.

Como resgatar minha Previdência Privada?

Listamos e explicamos as 3 maneiras possíveis para você resgatar sua previdência privada.

  • Recebimento Integral

No contrato da previdência privada estará descrito um prazo mínimo para você realizar o resgate do dinheiro investido. No fim desse prazo, será possível sacar todo o valor de uma só vez. Esse valor sempre será maior do que o valor investido, pois o serviço tem uma rentabilidade para os anos em que ficou investido.

É importante lembrar que existe um desconto no ato do saque, referente ao Imposto de Renda. Logo, você acaba recebendo menos do que aparece no seu extrato. Mesmo assim, o valor que você vai sacar deve ser maior do que o dinheiro aplicado.

  • Recebimento Mensal Temporário

Nesse caso, você escolhe receber uma pensão mensal com data de início e término. Logo, fica determinado que por alguns anos (dependendo do tipo de plano contratado) você receberá um valor fixo que complementará sua renda.

Mas atenção: caso você venha a falecer antes do término do prazo, o recebimento será interrompido independente da existência do saldo na sua conta da previdência.

  • Recebimento Mensal Vitalício

Nessa modalidade, você também recebe um valor fixo mensal a partir de uma determinada data, mas o plano garante o recebimento do benefício até a sua morte. Além disso, existem duas possibilidades: Após o seu falecimento, o serviço pode ser interrompido e o saldo restante ficará com a previdência, ou você pode indicar um outro beneficiário para continuar recebendo a pensão.

Você já contratou alguma previdência privada? Gostou dos termos e condições aplicadas? Conta pra gente a sua experiência nos comentários abaixo.

Comentários