Abrir uma loja de cosméticos pode ser uma tarefa difícil. No entanto, pode ser uma opção de negócio rentável. Hoje em dia, a beleza faz parte de uma grande indústria de bilhões de reais, com previsão de crescimento global de R$ 3 trilhões até 2024. Ainda assim, por mais promissores que os números pareçam, é necessário muito planejamento e uma análise minuciosa de qualquer dado antes da abertura do seu próprio negócio.

Dados da ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas) apontam um forte crescimento do setor de vendas diretas no Brasil.

Se você quer abrir uma loja de cosméticos, há algumas coisas que você precisa saber antes de desembolsar seu dinheiro e investir.

Plano de negócio

O termo “plano de negócio”parece intimidante, mas criar um é necessário para o sucesso de sua loja de cosméticos. Um bom plano de negócio é um plano para o sucesso da sua empresa. Ele estabelece sua estratégia e mostra aos investidores que sua empresa vale a pena investir. O plano de negócio é ideal para quem pretende trabalhar em sociedade e indispensável para qualquer empresa.

Depois de ter feito as coisas divertidas, como nomear o seu negócio e planejar a decoração da loja, você precisa se atentar aos detalhes essenciais:

1 – Primeiro, você deve fazer uma pesquisa de mercado dentre os varejistas de cosméticos em seu município e determinar onde sua empresa se encaixa. Isso é importante para incluir em seu plano, porque mostra a necessidade de seu negócio na região.

2 – Em seguida, seu plano de negócio deve ilustrar suas estratégias operacionais, gerenciais, de emprego e de marketing.

3 – Finalmente, certifique-se de fazer um trabalho de qualidade em relação as finanças. Isso inclui custos de inicialização, custos operacionais esperados e o ponto de equilíbrio de sua loja (ponto em que você equilibra seu investimento inicial tendo retorno do valor investido). Suas finanças também devem cobrir a forma como você vai administrar o seu próprio negócio até que ele se torne lucrativo.

Considerações legais

Para iniciar uma loja de cosméticos diretamente no varejo, você precisa decidir que tipo de empresa deseja configurar. Existem algumas formas de natureza jurídica, algumas das quais incluem uma única sociedade, parceria, cooperativa, franquia, MEI (Microempreendedor Individual). Para descobrir a melhor natureza jurídica para a sua loja de cosméticos, converse com seu contador e advogado e faça um planejamento detalhado, incluindo as perspectivas de lucro a médio e longo prazo.

Caso você decida abrir a loja se regulamentando como MEI, esteja ciente das limitações que o programa oferece. Por exemplo, você tem uma loja de cosméticos com perspectivas de atender grandes demandas. Se você pretende contratar vários funcionários registrados, com o MEI isso já não vai dar certo. Converse com seu advogado e faça um planejamento ideal para sua empresa.

Outra consideração importante é garantir que você tenha todas as autorizações, registros e licenças necessários para operar sua empresa. Verifique com as leis do seu estado e município para saber mais sobre o que é necessário onde você mora.

Escolha do local para abrir uma loja de cosméticos

Um ótimo local é imprescindível para qualquer negócio varejista bem-sucedido. Durante o desenvolvimento do seu plano de negócio, você deve identificar alguns locais possíveis para o seu negócio, buscando identificar onde o seu público-alvo se concentra, quais são as lojas mais visitadas, onde o público feminino tende a buscar mais esse tipo de serviço.

Um shopping center de alto tráfego em uma área de alta renda pode ser ideal para uma loja de cosméticos varejista de luxo. Enquanto isso, uma loja em uma área de baixa renda poderia funcionar bem como uma loja varejista de descontos. Durante as etapas de planejamento, você deve decidir se deseja alugar ou comprar uma loja. A opção certa para você dependerá de muitos fatores, incluindo sua localização e o capital de giro disponível.

É importante também antes de qualquer contrato de locação você fazer uma Consulta Prévia de Local junto ao município. Pode ser que por alguma decisão da administração municipal aquele lugar não seja liberado para esse tipo de negócio.

Escolha os fornecedores certos

Decidir o que vender em sua loja é outro passo importante para iniciar um negócio no setor varejista de cosméticos. Escolha os produtos que você venderá com cuidado para atender ao seu público-alvo. É importante entender que algumas marcas de cosméticos populares têm acordos exclusivos com varejistas específicos. Neste caso, pode ser que você não consiga promover a venda de todas as marcas em sua loja.

Além disso, algumas marcas sofisticadas exigem grandes pedidos mínimos de compra, o que poderia torná-los incompatíveis com o seu orçamento e espaço físico caso seja uma pequena loja. Pesquise diferentes fornecedores de cosméticos e aprenda sobre suas ofertas e quaisquer regras sobre pedidos mínimos. Estabeleça relacionamentos com fornecedores selecionados e configure um plano de inventário funcional.

Sistema de operação

É uma boa ideia pensar em como você deseja configurar seus sistemas para estoque, vendas, marketing e muito mais no plano de negócio. Você também precisará de políticas de armazenamento, incluindo um planejamento que abrange os procedimentos dos funcionários e as possíveis devoluções de produtos feitas por clientes. Isso requer um plano sólido e a escolha das ferramentas de negócio com as quais você deseja trabalhar.

Pode parecer complexo para uns e simples para outros ao parar para pensar sobre isso, mas é importante obter esses detalhes operacionais para que você possa treinar adequadamente os funcionários e manter as coisas funcionando sem problemas. Essas etapas podem ser planejadas para evitar desperdício de mão de obra, produtos, em fim, otimizar todo o processo de atendimento de sua loja de cosmético.

Contratar Empregados

Antes de abrir uma loja de cosméticos no setor varejista, você precisa contratar funcionários. Ter funcionários confiáveis e dedicados pode fazer uma enorme diferença no sucesso do seu negócio. Certifique-se de ter tempo para contratar e treinar sua equipe adequadamente antes de abrir sua loja.

As primeiras impressões são importantes, por isso, certifique-se de que os funcionários se sintam à vontade com seus produtos e procedimentos antes de permitir que os clientes passem pela porta. Os funcionários são os embaixadores da sua empresa, cuja a importância não pode ser omitida para os pequenos negócios espalhados pelo país. Essas pessoas são a cara do seu negócio, com quem seus clientes assíduos irão interagir repetidas vezes. Aproveite o tempo para contratar e treinar a melhor equipe possível.

Invista pesado no marketing da loja

Seu plano de negócio deve incluir sua estratégia de marketing e nesta etapa vamos falar sobre como implementá-lo. Quando estiver pronto para abrir suas portas, você precisa informar aos clientes quem você é e o que está oferecendo. Você pode passar a palavra através de propagandas, promoções, mídias sociais orgânicas e pagas como o Instagram, Facebook, Whatsapp dentre todas que forem possível.

Uma presença marcante na web, com fotografias coloridas e de alta resolução de seus produtos cosméticos e vídeos de aplicativos de maquiagem, também será uma ferramenta de vendas inestimável. Você ainda pode expandir o seu negócio para um sistema de vendas e-commerce simultâneo com sua loja física, pois isso oferece capacidade de compras 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Agora que você viu os principais pontos jurídicos e operacionais para abrir uma loja de cosméticos, continue pesquisando no site e veja outros posts relacionados com o assunto.

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