Powered by Rock Convert

Ao longo dos anos o preconceito da sociedade por pessoas tatuadas vem diminuindo, um motivo para empresários investirem nesse setor. A arte transmitida pela tatuagem é milenar e vem de várias culturas antigas espalhadas pelo mundo. Pigmentar a pele é tão antigo quanto a própria humanidade. De acordo com especialistas no assunto, abrir um estúdio de tatuagem é um tipo de negócio que não foi afetado pela recente crise econômica enfrentada pelo Brasil.

Se você é tatuador e deseja seguir com seu próprio negócio, veja como fazer isso de forma correta seguindo as etapas necessárias para tornar o negócio regulamentado.

Tenha um CNPJ

Ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é algo muito importante para todos os empreendedores que buscam ser bem-sucedidos. O CNPJ é um número que irá identificar o empreendedor como uma pessoa jurídica. As informações cadastrais do empreendedor poderão ser consultadas pela Receita Federal, órgãos do Ministério da Fazenda e por clientes.

Por meio desse número o proprietário de um estúdio de tatuagem regulamentado tem uma ótima reputação no município, o que aumenta em muito a quantidade de clientes em busca desse serviço. Esse importante registro irá trazer as seguintes informações do estúdio quando o número for consultado:

  • A data em que o estúdio foi aberto;
  • O nome da empresa;
  • O nome fantasia da empresa;
  • A descrição da atividade econômica principal deste negócio;
  • A descrição das atividades econômicas secundárias (somente se existirem);
  • A natureza jurídica do negócio;
  • Endereço atualizado;
  • Situação cadastral.

Esteja atento as regras vigentes para obter o alvará de funcionamento

Para conseguir fazer um estúdio de tatuagem funcionar de forma regulamentada é necessário possuir um alvará de funcionamento. Esse documento é liberado pela prefeitura do município ou por algum órgão municipal onde o estúdio estará localizado. O alvará é um tipo de permissão assinada pela administração do município que permite o funcionamento do estúdio naquele local.

Se você já tem um lugar em vista e pretende instalar o seu estúdio nele, faça uma Consulta Prévia de Local junto a prefeitura da cidade e veja se existe alguma restrição. Cada município segue uma regra diferente em relação ao zoneamento da cidade e isso deve ser visto antes de firmar o lugar que você irá abrir um estúdio de tatuagem.

Esteja bem localizado

Um ponto muito importante ao planejar um estúdio de tatuagem é prezar por um lugar que seja fácil de ser encontrado. O público-alvo de um tatuador é diversificado, abrangente a todos nos dias de hoje. Porém, não escolha uma rua onde se concentram bancos, escritórios e órgão públicos, pois você pode limitar o seu clientela.

Dê preferência por lugares movimentados, como um shopping center, uma rua com vários comércios em geral, sempre focando em um grande movimento de pessoas diversificadas.

Esse é um passo muito importante na busca por um estúdio de tatuagem que seja conhecido. Muitos clientes às vezes entram para conhecer o estúdio por curiosidade e acabam decidindo fazer uma tatuagem. Estar bem localizado é uma estratégia de marketing valiosa que muitos profissionais e donos de estúdios aconselham.

Powered by Rock Convert

Esteja com toda a regulamentação exigida pela Anvisa

Ser dono de um estúdio de tatuagem é algo de grande responsabilidade. Este é um tipo de negócio onde a saúde do cliente e do tatuador pode ser afetada. Por esse motivo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que algumas normas sejam seguidas para que o negócio funcione sem riscos. Logo abaixo você pode ver algumas exigências feitas pela Anvisa para o estúdio de tatuagem conseguir o selo da vigilância sanitária:

  • Todos os tatuadores do estúdio devem abrir a embalagem do material descartável na frente do cliente;
  • Descartar de forma correta todo os materiais que foram utilizados em uma sessão de tatuagem;
  • Utilizar apenas tintas aprovadas pela Anvisa (dê preferência por tintas de alta qualidade);
  • Fazer a esterilização das biqueiras utilizando uma autoclave (pode ser utilizado biqueiras descartáveis).

Para você que deseja se informar mais sobre o assunto e ficar por dentro das exigências feitas pela Anvisa, consulte o manual de “Referência Técnica para o Funcionamento dos Serviços de Tatuagem e Piercing”. Faça bastante pesquisa sobre o assunto e dê grande importância ao selo de vigilância sanitária como um dos pontos mais importantes na hora de concretizar o seu estúdio.

Invista forte na decoração ao abrir um estúdio de tatuagem

Veja exemplos de decoração e tenha uma referência sólida para executar esta tarefa.

A propaganda é a alma do negócio, uma premissa muito importante de ser seguida por quem pretende ser bem-sucedido em um próprio negócio. A decoração do seu estúdio deve apontar que naquele lugar a arte prevalece em todos os sentidos, podendo ser vista em quadros na parede, nos objetos de arte e na música de fundo. Escolha móveis interessante e confortáveis para recepcionar bem os clientes. Você pode encontrar o que precisa em lojas de móveis usados e ir aos poucos decorando com outras peças.

O mais importante na decoração de um estúdio de tatuagem é buscar abranger um estilo que reflita bom gosto. Faça uma pesquisa antes de sair comprando qualquer móvel ou decoração e busque referência em outros estúdios de tatuagem de sucesso.

Abrir um estúdio de tatuagem deve ser planejado como um ambiente descontraído que expresse sua personalidade. Lembre-se que o ambiente deve trazer conforto e descontração para quem irá passar por uma sessão de tatuagem, pois muitas pessoas desejam se tatuar, mas têm medo da dor da agulhada. Um ambiente bem decorado e descontraído ajuda a suprir esse medo e a atrair mais clientes para o estúdio.

Certifique-se que seus colaboradores estejam vacinados

Uma etapa importante para quem deseja envolver-se nesta empreitada é certificar-se de que todos os tatuadores recém-contratados estejam vacinados contra tétano e hepatite B. Isso é fundamental para que o desenvolvimento das atividades ocorra conforme as recomendações dos órgão regulamentadores. Além disso, observe se os tatuadores contratados ou freelancers utilizam de forma correta os equipamentos de proteção, como luvas, avental e máscara.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como abrir um estúdio de tatuagem, veja outros artigos como esse no site e não hesite em abrir o seu próprio negócio.

Powered by Rock Convert

Comentários