CTA para simulação de empréstimo

Se você quer conquistar um futuro tranquilo, AGORA é a hora de pensar nessa questão. Engraçado pensar nisso quando sua idade gira em torno dos 25/30 anos, mas a verdade é que essa independência financeira é construída ao longo do tempo e não acontece de uma hora para outra. Não existe fórmula mágica!

Algumas pessoas demoram muito tempo para se preocupar em se organizar e criar um plano para atingir suas metas. Mas, como começar? Há várias maneiras para você alcançar seu objetivo, veja que são vários canais no Youtube, por ex., que falam sobre finanças, mas todos concordam em um ponto:  tudo depende de muito planejamento e disciplina. Uma sugestão: fuja de fórmulas prontas! Você precisa avaliar se as orientações estão de acordo com a sua realidade e para cada realidade os passos são diferentes.  Procure escolhas que façam sentido para você e têm a ver com o como você se vê daqui a 10/15 anos.

Segurança financeira

A primeira coisa a fazer é descobrir qual o padrão de vida que você quer ter e por ele definir suas metas. Esse padrão é aquele que VOCÊ estabeleceu como algo confortável para VOCÊ. Não se compare com o outro, sua realidade é única e cada um vai querer abrir mão de algumas coisas que outros não podem.  E por que pensar o seu padrão de vida? Se você já vive como gostaria, já sabe a dimensão da renda que precisa receber para manter esse padrão. Se você usa toda sua renda para pagar contas, mas gostaria de ter um “algo a mais” nas suas despesas, fica claro que você precisa aumentar essa renda ativa (aquela que depende da dedicação do seu trabalho e do seu tempo), arranjando uma renda extra pra suprir todas essas suas novas necessidades. Depois de definido o quanto você precisa para manter o padrão desejado, é hora de correr atrás para obter esse valor. 

Quando você consegue, com sua renda ativa, arcar com todo seu custo de vida, no padrão definido por você como ideal, você conquista o primeiro degrau: sua segurança financeira. Ou seja, a segurança financeira é alcançada quando você tem o dinheiro para pagar todas as suas contas do mês, considerando aqui seus momentos de lazer, hobbies, etc.   

Independência financeira

Agora podemos dar um passo à frente! O segundo degrau a ser conquistado é a sua independência financeira. Esse patamar representa viver com recursos suficientes que deem a você tranquilidade diante de situações de desemprego, aposentadoria, velhice. Aqui é preciso que sua renda seja maior do que seu custo mensal e você consiga poupar, mesmo que pouco, ou seja, além do rendimento principal pagar todas as contas para manter seu padrão de vida desejado, lhe sobra algum dinheiro para investir, gerando assim uma renda passiva. O que é renda passiva? É toda e qualquer receita que você recebe sem fazer esforço, ou seja, você não precisa trabalhar mais horas ou buscar outra fonte de renda para receber esse dinheiro. É como dizem: ter renda passiva é você “deixar o dinheiro trabalhando pra você”. Para isso, você precisa construir um portfólio de investimentos que remunerem bem o seu dinheiro. Depois de acumulado algum patrimônio, você pensa em como fazê-lo crescer, sempre preservando o que já foi conquistado. Os juros, por menores que sejam, ao longo do tempo vão “engordando” essa reserva, além de proteger seu valor principal contra a inflação.

Aqui vai um alerta: cuidado! Muita gente se perde nessa fase e acaba voltando ao degrau anterior. Como? Veem a chance de mudar de vida e aumentar seus gastos e, se você gasta mais do que ganha, a conta não fecha. Se você decidir aumentar seu custo de vida, será necessário restabelecer suas metas e rever seus ativos. Se reprograme e tudo bem. 

Mesmo se mantendo firme nos seus gastos, depois de conquistada sua independência financeira, o ideal é que você continue gerando renda para aumentar o seu passivo. Essa reserva financeira, que nada tem a ver com a sua reserva emergencial, te trará autonomia para escolher trabalhar no que gosta e com mais qualidade e significado.

Depois de sedimentado esse segundo degrau, bora a caminho da sua liberdade financeira

Liberdade financeira

Há muitas discussões em volta dessa nomenclatura, mas se considerarmos que só daqui pra frente você terá liberdade plena para usar seu tempo e dinheiro para fazer o que quer, agora você está realmente livre. Parece impossível para você? Mas não é impossível, vai demandar de você mais firmeza no seu objetivo. Aqui seu rendimento passivo está trabalhando e fazendo o seu patrimônio crescer. Aqui você pode ter a liberdade de tomar decisões sem a preocupação excessiva com o dinheiro. É a fase em que você já acumulou o suficiente para ter renda passiva e busca formas de preservar/proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio e investimentos. 

Sua mente tem um “termostato” financeiro. Todos nós estamos programados a nos manter no padrão que determinarmos. Nem todo rico tem mentalidade próspera, assim como nem todo pobre tem mentalidade de escassez. Pense logo nas suas habilidades para que elas se tornem uma segunda fonte de renda. O que posso fazer com a situação que tenho hoje para tirar proveito de tudo. O dinheiro é apenas a ferramenta que pode te levar à vida próspera.

Portanto, fica bem claro que você deve usar o tempo a seu favor. Quanto mais cedo começar a se planejar, menor será seu esforço para alcançar seu objetivo. A lógica do poupar implica em abrir mão de algo agora para conquistar algo maior no futuro, realizar seus sonhos e projetos. Para você não ter que abrir mão de muita coisa ao mesmo tempo, o que faria com que você desistisse de dar continuidade ao seu projeto principal, o importante é começar cedo e seguir com pessoas que estão nesse mesmo caminho de conquistas. Acesse a Comunidade JB: https://bemestar.jurosbaixos.com.br/comunidade  e chegaremos juntos a essa prosperidade!

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários