Hoje os bancos digitais são uma das opções que se tem ao buscar uma conta corrente ou serviços de cartão de crédito. Afinal, com eles você pode obter serviços bancários sem sair de casa. 

Os bancos digitais estão crescendo nos últimos anos. Algumas instituições, como Nubank, são exclusivamente digitais. Por outro lado, instituições tradicionais, como Itaú, também possuem uma alternativa e bandeira digital.

Por isso, note que o cartão de crédito de banco digital é uma alternativa séria, até mesmo pelo fato de que está sendo abraçado por instituições financeiras tradicionais e com status perante o público.

Conheça mais sobre essas opções nos itens que seguem.

O que são os bancos digitais?

Bancos digitais são instituições financeiras que atuam online. Por isso, seu atendimento, análise de crédito, aceita ou recusa de pessoas como clientes ocorrem e de forma digital e à distância. Esse tipo de empresa pode ou não ter um correspondente físico.

O banco digital é, hoje, uma tendência. Afinal, ele consegue agilizar os atendimentos e, ainda, concedê-los sem que você precise sair de casa. Ainda, garantem que você acompanhe em tempo real suas finanças e produtos financeiros.

Outra questão muito interessante é que a instituição, mesmo que digital, garante inúmeros serviços. Portanto, uma forma de entendê-lo é como se fosse uma digitalização de um banco tradicional.

Ela, então, promove a agilidade das negociações e transições. Também, dá mais liberdade e transparência ao cliente bancário. Nesse cenário ele consegue visualizar de maneira mais completa e clara as suas finanças e operações nas quais elas se envolvem.

Por isso, as instituições como o banco digital ganham cada dia mais adeptos. Elas se apresentam como uma alternativa ao atendimento padrão, às filas e à necessidade de deslocamento. A autonomia é dada ao cliente que, mesmo que a tenha, ainda garante o atendimento quando precisar dele.

Quais serviços eles oferecem?

O banco digital oferece uma série de serviços, da mesma forma que as instituições tradicionais. É por isso mesmo, aliás, que eles são considerados como empresas bancárias, uma vez que oferecem serviços dessa natureza.

Por exemplo, há o cartão de crédito de banco digital. Essa ferramenta funciona de forma igual ao cartão de banco tradicional. Afinal, tem emissão física, envio para o endereço do cliente e permissão de uso em diversos estabelecimentos, de acordo com a bandeira.

Ainda, existem as contas digitais, que são iguais às contas correntes. O que se deve ter em mente é que o banco digital foi o passo seguinte da revolução que se iniciou com o internet banking.

Enquanto o internet banking se limitava às informações de limites, saldos, faturas e transferências, o banco digital dá acesso à criação de contas do zero, desde os passos iniciais.

Veja, então, quais são os serviços que vão além do cartão de crédito de banco digital:

  • Conta corrente;
  • Financiamentos;
  • Empréstimos;
  • Investimentos;
  • Negociação de dívidas;
  • Cartões diversos (débito, crédito, pré-pago);
  • Seguros e outros.

Bancos digitais x Tradicionais

E, afinal, quais são as diferenças entre os bancos digitais e os tradicionais? Isso está na forma de atendimento e na existência de agências físicas. Existem alguns bancos digitais que, atrelados a uma instituição tradicional, oferecem atendimento presencial.

Porém, o comum é que o banco digital não tenha agência física ou atendimento presencial. Com isso, não conta com caixas eletrônicos próprios ou possibilidade de encontrar pessoalmente o seu gerente.

Entretanto, isso não significa que quem possui conta nesse tipo de instituição não tem acesso ao saque de valores. Eles ocorrem geralmente pelos caixas eletrônicos do Banco 24 Horas. Já o atendimento é por e-mail, mensagem, chat e Central Telefônica.

Como funcionam as taxas nos bancos digitais?

Confira como funcionam, de moda geral, as taxas em um banco digital. Com isso você descobre se ele cabe no seu bolso!

Taxas de cartões de crédito

Um dos tipos de cobranças se refere às taxas de cartão de crédito de banco digital. Isso não é, porém, uma constante. 

Por exemplo, o Nubank, que está entre os melhores bancos digitais com cartão de crédito, não cobra taxas anuais de manutenção dos serviços. Dessa forma, essa é uma questão que varia de acordo com cada instituição. 

Anuidade da conta digital

Igualmente, a manutenção de uma conta digital de banco da mesma natureza pode exigir pagamento de taxas. Novamente se repete, entretanto, a possibilidade de dispensa. Isso dependerá sempre das regras de cada instituição.

Cobranças por transferências e saques

Outros tipos de taxas com as quais você pode se deparar em um banco digital são as para operações financeiras. Dentre as mais famosas por exigirem pagamento extra estão transferências DOC e TED.

Mais uma vez é preciso repetir que isso depende de cada instituição. Além disso, essas operações tendem a cair em desuso pelo lançamento do Pix. Ainda, é comum que as instituições tradicionais também cobrem taxas (e bem altas) para uso de TED e DOC.

As taxas de saque também variam. Alguns tipos de banco digital os liberam gratuitamente até um limite, enquanto outros cobram taxas por todas as operações de saque no caixa do Banco 24 Horas.

Vale a pena?

De forma geral, sim, o cartão de crédito de banco digital vale a pena. Afinal, você pode contratá-lo ou contratar conta digital sem sair de casa. Além disso, mantém acesso a todos os serviços bancários que um banco tradicional teria. Entretanto, agora sem precisar enfrentar filas e esperas.

Portanto, o banco digital é uma ótima opção para quem busca serviços bancários diversos e não quer lidar com burocracia.

Considerações finais

O banco digital é, realmente, uma ótima alternativa para quem busca serviços diversos. Contudo, para isso, é preciso ter alguns cuidados.

Certifique-se de que está negociando com os melhores bancos digitais com cartão de crédito. Conheça sua fama no mercado, especialmente quanto à idoneidade, cumprimento de promessas e serviços de qualidade.

Igualmente, busque saber mais sobre as vantagens de cada um deles. Com isso você cria uma base de dados para comparação que lhe permitirá encontrar o melhor para você.

Comentários