Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Você sabe o que significa ter o nome incluído na Serasa? Se não sabe, fique tranquilo. A gente vai te contar tudo.

Ter o nome no Serasa significa restrição para aquisição de crédito.

Antes de te explicar o que é ter o nome incluído no Serasa, vamos entender o que ela é de fato. O Serasa Experian é uma empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios. Está no Brasil há mais de 40 anos e faz parte do grupo Experian. Ela atua por meio de acordos com empresas de informações de todos os continentes do mundo. Quando não pagamos uma conta em dia, nosso nome pode ser incluído no Serasa, dificultando nossa aquisição de crédito.

Powered by Rock Convert

O que isso é de fato?

Quando uma conta não é paga dentro do vencimento, seja ela um boleto de produtos e serviços ou uma parcela de um empréstimo, o credor pode enviar o nome do devedor para as empresas que registram informações de maus pagadores e o Serasa é uma destas. Isso acontece também quando um cheque volta por falta de fundos ou outros motivos. Empresas como o Serasa coletam dados pessoais, que são o nome e o CPF, além de endereços, valor e natureza do débito e outros disponíveis. Com estas informações, o Serasa, quando consultada, as repassa para lojas e bancos, dando a estas instituições mais segurança na hora delas prestarem serviços financeiros, seja uma venda ou fornecimento de empréstimos.

Exemplo real

Vamos lá! Se você precisa de um empréstimo bancário, o banco ao quando você recorreu vai consultar seu CPF no Serasa. O Serasa, por sua vez, vai repassar todos os dados que tiver a seu respeito. A mesma consulta é feita se por acaso você precisar emitir um cheque ou abrir uma nova conta em um outro banco. O Serasa informa se seu CPF está apto ou não a receber este crédito.

O que pode negativar o nome na Serasa?

Na Serasa, o nome pode ser incluído em caso de emissão de cheques sem fundos, protesto de título em cartório, ação judicial, como execução de título judicial e extrajudicial, busca e apreensão de bens, falência e concordata e dívida vencida, como pendência bancária ou financeira e ação de execução fiscal federal.

Como sair da Serasa?

Para regularizar a situação e ter de volta o nome limpo e a possibilidade de crédito, o consumidor precisa ir até o estabelecimento no qual a dívida foi contraída e quitar o débito. Após o pagamento, segundo as normas em vigor, a empresa credora tem o prazo de cinco dias para excluir o nome de cliente dos bancos de dados como o Serasa.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares