Powered by Rock Convert

Se você deseja cancelar seu plano de saúde por alguma insatisfação ou inadequação, veja como pedir o cancelamento sem ter nenhum problema.

Independente dos motivos que levem o consumidor a cancelar o plano, existem regras e direitos que devem ser respeitados.

Veja a seguir o que você precisa saber para cancelar seu plano.

Como fazer o pedido de cancelamento de Plano de Saúde

Novas regras foram estabelecidas a partir do dia 10/05/2017, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para cancelamento do contrato do plano de saúde a pedido do beneficiário.

A norma estipula regras para o cancelamento de acordo com cada tipo de contratação do plano (individual, coletivo empresarial ou coletivo por adesão). Confira a tabela a seguir:

Tipo de Contrato Forma de solicitação do cancelamento ou exclusão de contrato Forma de comprovação da solicitação
Individual ou familiar Na própria operadora Protocolo de atendimento entregue presencialmente
Por telefone Protocolo de atendimento
Pela internet Resposta automática e protocolo de atendimento
Coletivo empresarial Por qualquer meio à empresa a qual você está vinculado no contrato O titular do contrato deve receber o comprovante de solicitação da operadora
Coletivo por adesão Na operadora ou na administradora de benefícios Comprovante de solicitação entregue presencialmente
Protocolo de atendimento (solicitação por telefone)
Resposta automática e protocolo de atendimento (solicitação pela internet)
Por qualquer meio à empresa a qual você está vinculado no contrato O titular do contrato deve receber o comprovante de solicitação da operadora

Caso o consumidor tenha problemas ao tentar cancelar seu plano, a recomendação é fazer a denúncia à ANS, para que o órgão fiscalize e aplique a punição prevista.

Powered by Rock Convert

Como fazer o cancelamento por escrito

Para fazer o cancelamento do plano de saúde, você pode ir pessoalmente até a seguradora e levar o pedido por escrito dizendo que quer cancelar o plano. Precisará escrever uma carta de próprio punho, informando as razões para tal cancelamento.

Outra opção é enviar esse pedido de cancelamento para o e-mail da operadora, de acordo com as regras da administradora do seu plano. Feito isso, não se esqueça de entrar em contato com a central do seu plano para confirmar se seu plano foi realmente cancelado.

O Juros Baixos montou para você um modelo de carta de cancelamento de plano de saúde. Confira!

Modelo de carta de cancelamento de Plano de Saúde

(Cidade onde mora, data, ano)

À empresa (nome da seguradora)

Eu (nome completo), RG (número do RG), CPF (número do CPF), solicito o cancelamento do meu plano de saúde (número do plano), na categoria (categoria do plano), carteirinha (número da carteirinha).

Motivo: (exemplo: Deixou de atender os hospitais credenciados).

A partir de hoje fica registrado que o plano está cancelado e nenhuma cobrança nova poderá ser realizada.

(Nome, assinatura e telefone para contato)

Não se esqueça de fazer a solicitação do cancelamento no mínimo 20 dias antes do vencimento do seu boleto, para não gerar um novo boleto após o cancelamento.

Fique atento

Muitos contratos preveem cobrança de multa para quem cancelar o contrato nos primeiros 12 meses do plano, mas em alguns casos pode chegar a até 24 meses. Então, veja se existe alguma regra como esta no seu contrato. Saiba que qualquer pessoa pode cancelar o plano de saúde a qualquer momento.

Você também pode fazer a portabilidade do seu plano de saúde e trocar para uma empresa que atenda melhor o que você precisa.

Lembre-se

Antes de contratar um plano de Saúde, não deixe de pesquisar outras operadoras de planos de saúde e verificar as condições que elas oferecem!

No momento da escolha de um plano de saúde, verifique se a empresa está registrada na Agencia Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Powered by Rock Convert

Comentários