Você já deve saber o que fazer quando o seu celular for roubado. Mas, já sabe o que fazer para proteger o dispositivo? Um seguro contra roubo de celular é a melhor opção. 

Um seguro para celular, além do roubo, pode te ajudar em casos de quedas, danos elétricos, danos causados por líquidos, entre outros. 

Para te ajudar a entender melhor como funciona um seguro em caso de roubo, separamos algumas informações importantes para você.

Como funciona o seguro de roubo de celular?

Um seguro para celular tem como objetivo indenizar ao dono do aparelho segurado os danos previstos na apólice do seguro. 

Isso ocorre conforme as condições descritas no documento, que avalia o limite máximo de indenização, quais os prejuízos serão cobertos e as condições para que o pagamento seja feito.

No caso de ter o celular roubado, existem algumas coisas que você precisa fazer para acionar o seguro. 

O primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência, já que você precisará provar o ocorrido. Depois disso, é necessário fazer o bloqueio do aparelho na sua operadora pelo número do IMEI. 

Feito isso, você deverá entrar em contato com a seguradora pelo meio de comunicação acordado e enviar: o boletim de ocorrência, o comprovante de bloqueio do aparelho e a nota fiscal. 

Esses são os documentos principais, mas pode ser que outros também sejam solicitados. 

Quanto custa um seguro contra roubo de celular?

Quanto custa um seguro para celular é uma resposta que pode variar a partir de diversos fatores. 

Ela vai depender da seguradora, do tipo de cobertura, do tempo de contratação, do modelo e da marca do seu celular. 

Além disso, o tempo de uso também entra para o cálculo. Isso porque, quanto maior o tempo, maior é a probabilidade de ocorrer um dano ao aparelho.

Algumas seguradoras, além das coberturas principais da apólice, também podem oferecer serviços a mais para melhorar a assistência. 

Por isso, o melhor valor de seguro contra roubo de celular é aquele que caiba no seu bolso de forma que todas as suas necessidades sejam atendidas. 

Você pode realizar o pagamento à vista ou em prestações mensais. Caso escolha pagar mensalmente, existem seguros com o valor da prestação de R$ 40, por exemplo. 

Portanto, vale muito a pena contratar um seguro para celular e prevenir as dores de cabeça que um roubo pode te causar. 

Qual a diferença entre roubo e furto no seguro?

Quando você contrata um seguro contra roubo de celular, é muito importante entender as definições de roubo e furto na apólice que a seguradora te envia.  

Essas definições irão ditar o que pode ser considerado roubo e o que pode ser considerado furto, para que as medidas possam ser tomadas adequadamente.

Roubo 

Quando outra pessoa toma o aparelho para si ou para outrem através de ameaça ou violência. Nesses casos, também pode ocorrer a incapacidade da vítima de se defender ou resistir ao roubo. 

Furto 

O furto, por outro lado, tem mais de uma definição. Mas, no geral, são dois tipos de furto que são os principais nas coberturas: qualificado e simples. 

Quanto tempo o seguro demora para pagar roubo de celular?

O tempo para pagamento da indenização pode variar para cada seguradora, dispositivo e até para as circunstâncias do roubo. 

Após a entrega de todos os documentos para informar a ocorrência do sinistro, a seguradora irá fazer uma análise e em um prazo de até 30 dias poderá dar o retorno.

Além da análise dos documentos enviados, alguns critérios para a análise serão: se o pagamento do seguro está em dia, o valor do prejuízo sofrido pelo celular, a Participação Obrigatória do Segurado, entre outros.  

Quantas vezes o seguro pode ser acionado?

Para saber quantas vezes o seguro contra roubo de celular pode ser acionado, existem dois termos numa apólice que são importantes de serem entendidos: Limite Máximo de Indenização (ou importância segurada) e Limite Máximo de Garantia. 

No Limite Máximo de Indenização, você terá o valor máximo que a seguradora se compromete a pagar em caso de sinistro. 

Por outro lado, no Limite Máximo de Garantia, a seguradora delimita a responsabilidade assumida. 

Portanto, você não poderá acionar o seguro toda vez que ocorrer algo com o seu celular, apenas para aquilo que a sua apólice cobre. 

Porém, existe um limite de pagamento para cada cobertura estipulada. 

Sendo assim, você pode acionar o seguro até o valor total estipulado para proteger o seu aparelho esgotar.

Conclusão

Já viu, né? Não tem como negar que um seguro contra roubo de celular é a melhor maneira de proteger o seu aparelho. 

Por isso, não perca mais tempo! Além do seu dispositivo estar correndo risco, você também acaba perdendo, já que o valor para consertar ou comprar um celular novo vai te custar uma grana. 

Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário abaixo ou nos procure nas redes sociais para acompanhar nosso conteúdo. 

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do