A resposta é: Sim!

O MoneyMan

No MoneyMan você pode conseguir empréstimos de R$ 200 até R$ 3000, com prazos de pagamento de 3 até 12 meses.

Todo o processo é feito de forma online, sem precisar sair de casa, e pode ser completado (com o dinheiro liberado) em menos de um dia!

Tudo que você precisa é ser maior de idade, possuir um CPF ativo, ter conta em banco, um e-mail e um número de telefone.

As taxas de juros variam entre 11,7% e 15,7% ao mês.

Essa é uma taxa alta, bem maior que a mediana atual de 7,87% ao mês[1].

O MoneyMan lembra muito a um Cheque Especial: cômodo e rápido, mas caríssimo! Mas se você precisa justamente de crédito rápido e de baixo valor, e está disposto a pagar mais por essa agilidade, o MoneyMan parece ser uma solução atraente.

Até porque, eles prezam por ser um empréstimo simples e prático.

História

A MoneyMan é uma fintech pertencente ao grupo espanhol ID Finance.

Esta é uma empresa de ciência de dados, scoring de crédito e finanças digitais.

A empresa chegou no Brasil entre os anos de 2016 e 2017 mas também já atua em outros países como: Espanha, Cazaquistão, Geórgia, Polônia, Rússia e México.

Mesmo com juros mais altos que a média, o grande trunfo da empresa é a sua tecnologia que permite avaliar e conceder empréstimos de forma rápida e online. Um grande trunfo contra a lentidão dos bancos tradicionais.

Outra diferença do MoneyMan é o seu programa de fidelidade. Ele é bem simples: a medida que você paga os empréstimos em dia, convida amigos e avalia o MoneyMan você acumula pontos.

Depois, esses pontos podem ser utilizados para conseguir descontos em empréstimos, ampliar os prazos de pagamento, dentre outros.

Banco parceiro: Socinal

O MoneyMan não é uma instituição financeira, mas sim uma empresa de tecnologia em serviços financeiros (uma Fintech). Ela funciona como uma correspondente bancária da Socinal S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento, e assim, não realiza a concessão de créditos diretamente.

Os correspondentes bancários são empresas contratadas por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições.

Entre os correspondentes mais conhecidos encontram-se as lotéricas e o banco postal.

Isso quer dizer que o MoneyMan, por si só, não é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central. Dessa forma, ela necessita de alguma entidade devidamente autorizada a funcionar para que, de fato, operacionalize os empréstimos.

Assim, o MoneyMan atua como um facilitador dos empréstimos, usando os serviços e a estrutura da Socinal (que é constantemente monitorado e regulado pelo Banco Central do Brasil).

Alguns Dados Extras

CNPJ do MoneyMan: 23.474.341/0001-02

Endereço da sede no Brasil: Rua Henrique Monteiro, 234, 1º andar, conj. 13 e 14, Bairro Pinheiros, no município de São Paulo, Estado de São Paulo.

CNPJ do Banco Parceiro (Socinal): 03.881.423/0001-56

Reputação no Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um site que conecta consumidores insatisfeitos a empresas, que tentam resolver as reclamações desses consumidores a fim de reaver sua reputação na internet.

Através do site, qualquer pessoa pode comparar como as empresas se comportam e se é uma boa ideia fechar negócio com elas.

Assim, é sempre uma boa dar uma passada lá e conferir a reputação da empresa com a qual você pretende contratar empréstimo.

O MoneyMan apresenta um nível regular de reputação. Dê uma olhada no quadro abaixo:

Cuidado com Fraudes!

Nenhuma empresa séria solicita depósito para liberação de crédito! Nenhuma! Nunca confie em sites que exigem que você deposite “taxas de custeio”, ou que peça dados do cartão de crédito para “ter uma garantia”. São estelionatários.

Porém, é supernormal que diversos documentos sejam solicitados por diversos sites confiáveis. Alguns deles são:

  • RG ou CNH
  • CPF
  • Comprovante de Residência (com menos de 90 dias)
  • Comprovante de Renda (holerite, contracheque, extrato bancário, etc)
  • Contrato emitido pelo próprio site (você deverá assinar)

O próprio MoneyMan faz um alerta em seu site quanto a esse tipo de perigo na rede. Veja só:

Conclusão

A equipe JurosBaixos aprova o MoneyMan, pode ir sem medo! Só tenha cautela no uso, pois as taxas de juros são muito altas.

As plataformas de empréstimo online tendem a crescer bastante no Brasil, dando mais agilidade nos pedidos de empréstimo e nas análises de risco. O aumento da concorrência e a diminuição dos custos com agências físicas tendem a diminuir as taxas de juros, beneficiando bastante a vida dos consumidores.

Só tome cuidado para não ser enganado por criminosos que finjam ser da empresa, mandando e-mails suspeitos ou usando sites falsos. Sempre confira se os e-mails ou sites terminam com “moneyman.com.br”.

Simular um empréstimo agora

E lembre-se: Se alguém te pedir algum pagamento adiantado para que seu crédito seja liberado… CORRA, É CILADA!

Compare as taxas!

Não se esqueça de usar o nosso simulador para comparar os empréstimos antes de solicitar um! Assim, você pode conseguir economizar muito nas taxas de juros.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar na redes sociais e de curtir a nossa página no facebook para não perder nenhuma novidade nossa.

Você ainda pode conferir todos os outros Testes dos Juros Baixos que fizemos e descubrir se uma empresa/fintech é mesmo confiável!

Até a próxima!

[1] Taxa mediana de crédito pessoal não consignado calculada pelo BCB para o período de 19/07 até 25/07 do ano de 2017.

Author

Economista pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, possui certificação CPA-20 pela ANBIMA e já trabalhou no mercado financeiro. Adora temas relacionados a poupança/investimento, educação e desenvolvimento econômico. Faz parte da equipe de redação do Juros Baixos.

1 Comment

Escrever comentário