Powered by Rock Convert

Que o cartão de crédito é uma das melhores invenções da atualidade, todos concordamos. Não é mesmo? Oferece tanta facilidade em nossas compras, e não custa nada utilizá-lo. Quer dizer, custa sim!

Um valor cobrado como se fosse uma “assinatura” para poder utilizar o cartão, é pago uma vez por ano, embora esse valor possa ser parcelado. Essa taxa de utilização é a famosa anuidade do cartão de crédito.

Você não sabe como ela funciona? Então aqui vai mais uma super explicação que só o nosso blog pode providenciar para você, em uma linguagem fácil de entender e com dicas valiosas!

Depois não esqueça de deixar seu comentário no final do post, combinado?

Ninguém duvida que o cartão de crédito é uma mão na roda, ainda mais em nosso dia a dia, muitas vezes agitado e sem tempo para ir ao banco sacar dinheiro, ou mesmo ir às lojas efetuar compras. Afinal, cada dia é mais comum as compras e transações online, e a tendência disso é aumentar cada vez mais.

Na atual era digital, o cartão de crédito é item indispensável para o nosso cotidiano.

Mas o que nem todo mundo concorda é o fato de ter que pagar um valor anual (que nem sempre é baixo) para poder utilizar o cartão.

Inclusive, com base nessas reclamações e para aproveitar essa “brecha” do mercado, algumas operadoras de cartão de crédito estão oferecendo cartões sem anuidade para atrair clientes. Mas é preciso tomar cuidado, pois algumas taxas podem ser cobradas, a fim de “suprir” a ausência do pagamento de anuidade.

Porque existe a Anuidade do Cartão de Crédito?

Sempre que utilizamos algum serviço, seja ele qual for, pagamos por utilizá-lo. Seja esse serviço o de telefonia, o de internet ou mesmo o do seu dentista ou cabeleireiro. E com o cartão de crédito não é diferente: a anuidade é uma taxa cobrada pela utilização do cartão. Ela serve para pagamento da manutenção do cartão, ou seja, para mantê-lo funcionando e operando.

Quem faz a cobrança, de acordo com o Banco Central (órgão que regula todas as instituições financeiras do Brasil) são as bandeiras do cartão de crédito, que cobram por disponibilizar ao cliente os serviços do cartão de crédito nos estabelecimentos que aceitam a bandeira do mesmo.

Há várias opções de bandeiras que influenciam nos valores da anuidade.

Como é definido o valor da Anuidade do Cartão de Crédito?

A taxa varia de acordo com a operadora de cartão de crédito, e também, da bandeira e tipo do cartão. Um cartão mais exclusivo e que exija uma renda maior, como um American Express, por exemplo, pode ter uma anuidade de cerca de R$ 1.000,00. Já os cartões mais básicos, podem oferecer anuidades bem mais baratas, mas ainda assim, os valores podem variar muito de um cartão para outro.

Powered by Rock Convert

A taxa da Anuidade é regulamentada?

Sim. O Banco Central autoriza que as operadoras cobrem a anuidade do cartão de crédito, podendo o pagamento ser parcelado, se o cliente preferir.

Porém, há dois pontos importantes para ficar atento:

    • A anuidade geralmente é cobrada após o primeiro ano de uso do cartão, embora haja casos em que logo que o cartão for utilizado pela primeira vez, a operadora cobrará a anuidade. Reclame!;
  • O valor da anuidade deve ser informado assim que você contratar o cartão de crédito, para evitar surpresas futuras. Exija essa informação!.

Como descobrir o valor da Anuidade do seu Cartão

É possível encontrar o valor nos sites das operadoras de cartão de crédito. Se o cartão for de um banco, no site do próprio banco haverá essa informação disponível.

Na fatura do cartão normalmente esse valor só aparece no mês em que é cobrado, mas você pode precisar saber antes, até para solicitar o parcelamento, se for o caso. Então, para facilitar ou para maiores informações, você pode entrar em contato com a central de atendimento do seu cartão.

É possível isentar a taxa de Anuidade?

Se você não abre mão da praticidade do seu cartão de crédito e, embora tenha entendido com o nosso post porque a cobrança da anuidade existe e como ela funciona, ainda não está satisfeito em pagá-la, o melhor a fazer é entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente do seu cartão e solicitar um desconto nesse valor ou até a isenção.

Dependendo de quanto tempo faz que você é cliente e do seu histórico como consumidor e pagador, há grandes chances de conseguir. Lembre-se apenas que a taxa de anuidade muda todo ano, portanto, se você conseguir o desconto, provavelmente precisará solicitar anualmente.

Muitas operadoras estão abrindo mão dessa taxa para que possam fidelizar sua clientela.

E não pense que você será o único a reclamar desse pagamento. Pois, a insatisfação com a anuidade tem sido tão grande, que a maioria das operadoras de cartão já conta com um departamento exclusivo para tratar esse tipo de negociação.

Ou, se estiver disposto a mudar de cartão, o mercado oferece diversas opções de cartões que não cobram anuidade; basta procurar o que mais lhe agrada, lembrando apenas de ficar atento à cobrança de outras taxas que possam acabar substituindo a cobrança da anuidade.

Não esqueça de contar aqui o que achou de mais esse super post, para que possamos sempre aprimorar nosso conteúdo, trazendo informações cada vez mais úteis para você!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares