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Quem vai abrir uma conta no banco pela primeira vez pode ter algumas dúvidas sobre se deve escolher uma conta corrente ou poupança. Você conhece as principais diferenças de cada uma delas?

Para te ajudar nesta decisão, elaboramos este post explicando quais as diferenças entre conta corrente e poupança na Caixa.

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É importante saber as diferenças entre conta corrente e poupança ao tornar-se cliente do banco.

Principais diferenças entre conta corrente e poupança

Antes mesmo de abrir uma conta, confira o que difere essas duas modalidades:

Conta Corrente

Conta corrente é o tipo de conta mais comum, pois é feita especialmente para transações monetárias e de caráter comercial. Esta modalidade de conta é aberta mediante contrato assinado pelo cliente e instituição bancária e o titular da conta deve ter idade acima de 18 anos, comprovar renda e endereço residencial.

Como funciona?

Este tipo de conta é usado para receber dinheiro e pagar contas fazendo transações com cartão de crédito ou débito e através da internet, acessando o site oficial da instituição bancária (Internet Banking). Grande parte de seus utilizadores são assalariados ou profissionais liberais (que trabalham por conta própria, sem que seja necessário vínculo com empresas).

Para possuir uma conta corrente é necessário pagar uma taxa mensal que irá cobrir o valor dos serviços a qual o cliente tem direito. Portanto, quanto mais serviços o cliente utilizar, mais cara será a tarifa.

O dono da conta tem direito a um cartão de débito (que muitas vezes também é de crédito, desde que o cliente desbloqueie esta função) para realizar transações através da internet, caixas eletrônicos, caixas 24 horas e outros postos de atendimento.

Quais são os principais serviços?

  • Cartão de Débito: É um cartão de plástico com chip para que o cliente possa realizar suas transações, usando uma senha pessoal. Geralmente, o cartão de débito também possui a opção crédito;
  • Cartão de Crédito: O titular da conta poderá solicitar cartão de crédito, cujo limite dependerá do valor da renda que o cliente possui. A aquisição de um cartão de crédito é facilitado para os que já possuem conta corrente;
  • DOC e TED: O DOC (Documento de Crédito) e a TED (Transferência Eletrônica Disponível) são serviços que permitem a transferência entre dois bancos distintos;
  • Cheques: Fornecimento de folhas de cheques ao titular da conta;
  • Extrato Mensal: Informações sobre valor disponível em conta e todas as transações realizadas no período de um mês;
  • Internet Banking: Acesso à conta pela área restrita do banco na internet. Para acessar este serviço é necessário criar a Senha Internet, que tem quatro dígitos;
  • Crédito Pessoal Online: Os bancos costumam disponibilizar para seus clientes determinado valor que poderá sacar o dinheiro diretamente em um caixa eletrônico ou solicitar o valor na Internet. Caso seja aprovado, em questões de minutos o dinheiro está na conta do cliente.

Vantagens da conta corrente

Quem possui uma conta corrente tem acesso facilitado a uma série de serviços, não só no banco em que é correntista, como em outros bancos e empresas dos mais variados segmentos. Veja algumas das vantagens de ter uma conta corrente:

  • Acesso a empréstimos e financiamentos de diversos tipos (empréstimo pessoal, consórcio, financiamento de carros e casas, etc);
  • Poder pagar contas no débito automático;
  • Pagar boleto no Internet Banking usando o código da linha digitável;
  • Contratar corretora do próprio banco e ter uma carteira de investimentos diversificada;
  • Solicitar cartões de crédito sem precisar se deslocar até a agência bancária;
  • Contratação de seguros (Seguro Saúde, Seguro de Automóveis, etc), previdência, dentre outros serviços.

Conta Poupança

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Confira se a poupança é a melhor opção para você.

Poupança ou caderneta de poupança é um tipo de conta cujo principal objetivo é juntar dinheiro e ter rendimento garantido. É indicada para pessoas que desejam reservar dinheiro. É um tipo de investimento de baixo risco e o mais procurado pelos brasileiros, pela facilidade de gerenciamento e abertura da conta.

Como funciona a poupança?

A caderneta de poupança é um dos tipos de investimentos mais tradicionais do Brasil e o mais seguro. O rendimento é baixo, porém garantido. Antigamente a poupança rendia 0,5% + taxa referencial (TR). Houve algumas mudanças e os depósitos realizadas a partir de 04/05/2012 passaram a ser calculado da seguinte forma:

– Taxa SELIC acima de 8,5% ao ano: 0,5% + TR;

– Taxa SELIC igual ou abaixo de 8,5% ao ano: 70% da SELIC + TR.

Características e vantagens

A poupança é uma forma de economizar e o perfil de pessoa que possui uma conta poupança é a de um investidor de baixo risco.

O cliente também poderá resgatar o dinheiro sempre que quiser, mas é importante que ele se atente a data que a conta faz aniversário para não perder os juros do mês. Consultas também podem ser feitas a qualquer momento, lembrando que não é necessário pagar taxas para possuir uma poupança.

Quais as diferenças das duas contas?

Como pudemos ver, cada conta possui características bem distintas. A conta corrente é ideal para pessoas que precisam receber dinheiro e fazer compras, principalmente, pois é uma forma segura e rápida de fazer e receber pagamentos. Já a conta poupança é indicada para pessoas que precisam juntar dinheiro.

Se você pretende reservar dinheiro para fazer uma viagem, comprar algum produto ou pagar os estudos, a melhor escolha é a conta poupança. Caso queira realizar transações, pagando serviços e até mesmo para receber dinheiro por prestação de serviços, aposte na conta corrente.

Analise bem os serviços que cada conta oferece e, caso precise das duas, existe a conta corrente com a poupança integrada, que tem as facilidades e as vantagens de ambas.

Atendimento da Caixa

Caso queira falar com algum funcionário sobre as diferenças entre contas corrente e poupança, a Caixa disponibiliza vários canais de comunicação com o cliente. Você pode falar com o banco pelas redes sociais, pelo e-mail ou pelos telefones.

SAC Caixa

0800 726 0101

Reclamações, sugestões, elogios, pedidos de cancelamento, informações sobre produtos e serviços da Caixa.

O atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A ligação pode ser realizada por telefone fixo e celular.

Ouvidoria Caixa

0800 725 7474

Denúncias e reclamações não solucionadas.

O atendimento ocorre em dias úteis, das 09:00 às 18:00.

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