Powered by Rock Convert

Abrir uma empresa em nosso país não é nada fácil, ainda mais difícil, é consolidar sua própria marca.

Todo custo com investimento em marketing, estudo de perfil dos clientes, melhores modelos para o negócio, acabam inviabilizando ou, ao menos, desanimando um futuro empresário.

Uma boa saída para isso é optar por abrir uma franquia, já que todos ou grande parte desses custos, já foram gastos pela franqueadora e a marca está consolidada no mercado.

Mesmo sendo mais barato, prático e rápido, o custo de uma franquia pode variar desde bem baixo até valores maiores do que podemos imaginar, dependendo do segmento e da marca que o empreendedor deseja representar.

Esse modelo de negócio, vem crescendo a cada ano, e despertando assim, o interesse de grandes bancos e financeiras em financiar o investimento em uma franquia.

Financiando uma Franquia

Legal, agora que já escolheu a Franquia desejada, o próximo passo é o investimento de capital na mesma.

O ideal, segundo especialistas, é não adquirir nenhum tipo de empréstimo para abertura de negócio, já que, iniciar uma empresa fazendo dívidas, pode ser um tanto quanto arriscado.

Se você é como a maioria dos novos empreendedores e não possui todo ou nenhum capital para iniciar seu negócio, já existem linhas de créditos específicas para esse segmento, com taxas de juros diferenciadas.

Primeiramente, opte pelo financiamento diretamente com o franqueador, os juros são menores e as exigências com garantias mais flexíveis.

Normalmente, os próprios franqueadores, dependendo do segmento da franquia desejada, possuem financiamento próprio, porém, nunca liberam o valor total do investimento, e sim parte dele.

Não havendo essa possibilidade, pesquise entre os bancos que ofertam uma linha de crédito específica para essa finalidade, listamos alguns abaixo:

Financiando Franquia com o Banco Santander

Patrocinador do programa de tv sobre empresas e empreendedorismo “SharkTank Brasil”, o Banco Santander possui parceria com diversas Franquias.

Disponibiliza em seu portfólio, algumas linhas de crédito voltadas para abertura ou crescimento de franquias.

O banco possui taxas de juros bem atrativas para essa finalidade, podendo ser de até 5% ao ano.

Ponto negativo é que, não será disponibilizado o valor total de investimento para abertura de uma franquia, podendo chegar a no máximo 60% do capital necessário.

Se você já possui uma franquia e deseja modernizá-la ou abrir uma nova, o Santander deverá ser bem mais generoso, pois, conta com o programa “Giro Franquias”.

Para essa linha, você poderá conseguir até 375 mil reais de financiamento, com um prazo de 48 meses para pagamento.

Financiando uma Franquia com o Banco Itaú

O maior banco privado do Brasil, também oferece linhas de crédito para abertura de uma Franquia.

No entanto, o Itaú, libera no máximo 50% do valor total de investimento e ainda exige garantias de pagamento, como, por exemplo, seu patrimônio próprio.

O valor máximo e taxas de juros, variam de acordo com o modelo de franquia escolhido, para saber os valores, é necessário montar um plano de negócios e enviar ao banco para análise.

Financiando uma Franquia com a Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal, investe forte em linhas de crédito destinadas à franquias, tanto para abertura, quanto para modernização.

Powered by Rock Convert

Se seu desejo é iniciar um empreendimento, o banco oferece o programa “Candidato a Franqueado”, onde os recursos serão destinados diretamente ao franqueador.

Para conseguir esse financiamento o empreendedor deverá formatar um bom plano de negócios e enviar ao setor responsável do banco.

Para ajudar na elaboração desse plano, o futuro empresário poderá pedir auxílio para a própria empresa franqueadora, como ela já possui mais experiência com o modelo, as hipóteses de aceitação pelo banco serão maiores.

Lembrando que, a Caixa Econômica Federal, não disponibiliza 100% do valor para abertura de uma franquia.

Esse valor pode variar de acordo com o segmento escolhido, mas não passará de 60%, sendo que o capital disponibilizado será até 400 mil reais apenas.

Financiando uma Franquia pelo Banco do Brasil

Atualmente o Banco do Brasil não possui linha de crédito específica para abertura de uma Franquia.

Caso o empreendedor seja proprietário de uma franquia, o banco disponibiliza programas atrativos para modernização, reforma ou abertura de novos pontos.

Se esse é seu caso, o banco te oferece 2 opções, sendo:

  • Proteger Urbano Empresarial: onde o empresário poderá solicitar o financiamento e fazer o pagamento em até 72 meses, os valores liberados variam de acordo com a lucratividade da Franquia.
  • BB Giro Empresa Flex: trata-se de um capital de giro disponibilizado, e o empreendedor tem até 36 meses para pagar.

Financiando uma Franquia com o Banco Bradesco

Dentre os maiores e mais tradicionais bancos do país, atualmente, o Bradesco é o que libera maior percentual de recursos para abertura de uma franquia.

Podendo chagar a até 80% do custo total de investimento, o banco passou a ser muito procurado por pequenos e médios empresários com intuito de abrir uma franquia.

O valor máximo a ser liberado, varia entre 250 e 375 mil reais, dependendo do perfil do empreendedor e do tipo de franquia desejada.

As taxas de juros, no entanto, não estão entre as melhores, variando entre 2,28% e 2,52% ao mês.

Concorrência de crédito entre Bancos e Financeiras

Os bancos mais tradicionais não ofertam linha de crédito específica para abertura de uma Franquia que contemple 100% do valor de investimento.

Com taxas de juros menores que as aplicadas em outros segmentos, os bancos limitam o valor liberado.

Se o futuro empreendedor deseja abrir uma franquia e precisa de 100% do capital necessário, a saída será buscar por linhas de crédito em outros segmentos, porém, com taxas bem mais “salgadas”.

Nessa linha, as financeiras chegam com força, já que, as ofertas de crédito oferecidas pelos bancos possuem taxas altíssimas.

Antes de iniciar seu projeto de abertura de uma Franquia, tente juntar um capital, evite financiamentos.

Se essa for a única saída, pesquise, compare, as taxas podem variar muito entre um banco e outro e de uma financeira para outra também.

Disponibilizamos em nosso site, um simulador de financiamento, assim, você poderá escolher o que realmente é melhor de acordo com seu perfil.

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe com seus amigos e conhecidos, deixe seu comentário.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares