Dentre as modalidades de empréstimo, o chamado consignado é uma das mais vantajosas do mercado. Por ser descontado diretamente na folha de pagamento, contratar empréstimo consignado significa a certeza de pagamento por parte do emprestador. Ao mesmo tempo, dá a quem pede emprestado acesso a juros mais baixos.

Só que apesar do seu menor custo e facilidade, contratar um empréstimo requer uma grande dose de planejamento. Além de avaliar a situação pessoal, é preciso entender se o momento de mercado é favorável para assumir esse compromisso. 

Você pretende fazer um empréstimo consignado, mas está com dúvidas se é o melhor momento? Então confira este texto e veja como se preparar e aproveitar as oportunidades que o mercado pode oferecer.

Quando devo contratar um empréstimo consignado?

Não há uma resposta direta e padrão para esta pergunta, pois ela depende da situação financeira de cada pessoa. Em termos de custos, o empréstimo consignado é a melhor modalidade, já que oferece os menores juros.

Por ter o desconto direto no contracheque ou na aposentadoria, o empréstimo consignado tem um risco menor de calote. Além disso, o fato do desconto ser automático costuma facilitar na hora de pagar o empréstimo.

Mas até o empréstimo consignado possui juros, por menores que sejam. E as taxas desses empréstimos podem estar sujeitas a vários fatores. Por exemplo, o momento do mercado em relação à oferta e demanda. Se as pessoas não estão fazendo empréstimos, as empresas podem reduzir os juros ou colocar condições mais favoráveis de pagamento para atrair clientes.

Por outro lado, se o país vive um momento de alta inadimplência, as taxas de juros podem ficar mais altas para compensar o risco. Nesses momentos, contratar um empréstimo não é tão vantajoso, especialmente para os bons pagadores – que acabam arcando com parte desse risco.

Em suma, não há, objetivamente falando, uma regra geral que diga qual época do ano é a melhor para contratar um empréstimo. Mas é possível responder essa pergunta levando em conta o caráter individual de cada tomador.

Quando eu devo pegar um empréstimo?

Neste caso, o empréstimo consignado tem diferentes momentos para cada pessoa. Mas para alguns projetos, vale a pena cogitar tomar esse crédito, sobretudo aqueles de maior porte. Um empréstimo consignado pode ser benéfico para:

  • realizar uma viagem;
  • fazer uma reforma na casa;
  • pagar um curso ou financiar os estudos;
  • se livrar de dívidas mais caras.

Para isso, é extremamente importante saber quanto precisa para arcar com cada um desses objetivos. O montante do empréstimo, afinal, também pode influenciar no custo: quanto maiores os valores, maiores tendem a ser os juros.

Outro momento para pegar o empréstimo é quando houver uma folga no orçamento para arcar com a parcela. A maioria dos empréstimos costuma ter um prazo de 18 a 48 meses para pagamento, ou seja, é um compromisso de maior prazo. Se a pessoa não tiver como arcar o valor, pode acabar inadimplente por falta de planejamento.

Dessa forma, não é bom assumir um compromisso dessa magnitude se ele não cabe no orçamento. Montar uma planilha com despesas e receitas é fundamental para planejar como arcar com essa responsabilidade.

Por fim, os juros dos empréstimos estão ligados à taxa básica de juros da economia, conhecida como Selic. Em momentos de Selic em alta, como ocorre atualmente, o custo dos empréstimos tende a subir mais, inclusive do consignado. 

Então, nessas horas é muito importante fazer uma pesquisa entre as instituições e ter pelo menos três propostas de empréstimo, para avaliar qual delas é a mais barata. Assim, você pode evitar pagar mais caro do que deveria para contar com dinheiro na conta.

Escrito por:

Trainee MRV

Escrever comentário