O que é leasing?
- Leasing é um contrato de arrendamento mercantil, ou em termos mais simples, o aluguel do carro por um período estabelecido em contrato.
- É uma espécie de aluguel de veículo, porém, onde o banco oferece a opção de compra do mesmo ao final do contrato noa valores de tabela FIPE .
- Tem um prazo máximo que geralmente gira em torno de dois anos. Após o prazo, é possível a quitação, devolução, compra ou renovação.
- No pagamento mensal são inclusos as parcelas do aluguel e o VRG (Valor Residual Garantido), que é o valor pago para a aquisição do veículo. O banco ainda te dá a opção de colocar o VRG como “valor de entrada”, sendo assim parte do valor será diluído nas parcelas mensais ou abatido ao fim do contrato.
- Existem três formas de Leasing que podem ser usadas: Operaciona, Leasing Back, Financeiro.
Qual a diferença entre os tipos de Leasing?
Operacional
O arrendador arca com os custos de manutenção dos produtos. Já o arrendatário pode desfazer o contrato em no mínimo 90 dias após o início do mesmo, com aviso prévio para a empresa ou contratante.
Financeiro
Se assemelha com um aluguel, tendo como um diferencial o poder de compra do bem ao final do prazo do contrato, com o valor já pré-estabelecido.
Leasing Back
Ocorre no meio empresarial, ou seja, é usado quando uma corporação necessita de capital de giro. Portanto, ela vende seus bens que aluga de volta os mesmos.
Quais são as vantagens?
- Isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O mesmo não incide nas operações de Leasing, pois o imposto que será cobrado no contrato se trata do ISS (Impostos Sobre Serviços)
- Em casos de contrato de arrendamento mercantil, a vantagem é a rápida aprovação de crédito. Já que o veículo é registrado como propriedade do banco, se tornando assim uma garantia de pagamento.
- Como é possível o financiamento de 100% do valor, o Leasing se torna uma boa proposta para quem não possui o valor de entrada total exigido num financiamento.
Desvantagens
- As principais ações movidas por consumidores contra os bancos surgem por causa da devolução do carro, uma vez que os bancos pressionam os clientes a pagar as parcelas até o fim do contrato para não ter prejuízos.
- Quando os clientes devolvem o veículo e pedem a restituição do VRG ao banco, que se recusa a pagar. Nesse ponto, o ganho de causa é do cliente, já que a lei incita que se há pagamento de VRG, esse valor deve ser devolvido ao consumidor, por ter pago uma prestação de compra, sem obter o veículo.
- Em caso de rescisão ou não cumprimento dos termos acordados por uma das partes, é uma medida justa, legal e comum a aplicação de uma multa contratual. A multa deve ser proporcional e razoável, caso seja abusiva, é possível recorrer a justiça para que um juiz determine a mudança no valor.
- O veículo fica registrado como propriedade do banco, durante o período do contrato. O que não lhe dá o direito, por exemplo, de vender o carro antes do fim do contrato.
Leasing X Financiamento
O leasing foi uma opção mais barata do que o financiamento de veículo, principalmente por conta nas taxas menores. O Leasing geralmente têm valores melhores para clientes que não tem tanto dinheiro para investir e nem pode reservar uma parcela de 20% do salário, por exemplo, é mais vantajoso do que o financiamento.
Principal Diferença
- No leasing o carro fica em nome do banco e caso não haja pagamento da sua parte, o prejuízo é do banco e não seu. Em diversas concessionárias, os vendedores sempre tentar empurrar o leasing e mesmo que você o questione pelas semelhanças com o financiamento você tende a achar muito vantajoso.
- Já no financiamento, o bem sempre é adquirido pela pessoa que contratou o serviço.