Powered by Rock Convert

O que é leasing?

  • Leasing é um contrato de arrendamento mercantil, ou em termos mais simples, o aluguel do carro por um período estabelecido em contrato.
  • É uma espécie de aluguel de veículo, porém, onde o banco oferece a opção de compra do mesmo ao final do contrato noa valores de tabela FIPE .
  • Tem um prazo máximo que geralmente gira em torno de dois anos. Após o prazo, é possível a quitação, devolução, compra ou renovação.
  • No pagamento mensal são inclusos as parcelas do aluguel e o VRG (Valor Residual Garantido), que é o valor pago para a aquisição do veículo. O banco ainda te dá a opção de colocar o VRG como “valor de entrada”, sendo assim parte do valor será diluído nas parcelas mensais ou abatido ao fim do contrato.
  • Existem três formas de Leasing que podem ser usadas:  Operaciona, Leasing Back, Financeiro.
Conheça as vantagens e desvantagens de fazer um leasing para adquirir um veículo.

Qual a diferença entre os tipos de Leasing?

Operacional

O arrendador arca com os custos de manutenção dos produtos. Já o arrendatário pode desfazer o contrato em no mínimo 90 dias após o início do mesmo, com aviso prévio para a empresa ou contratante.

Financeiro

Se assemelha com um aluguel, tendo como um diferencial o poder de compra do bem ao final do prazo do contrato, com o valor já pré-estabelecido.

Leasing Back

Ocorre no meio empresarial, ou seja, é usado quando uma corporação necessita de capital de giro. Portanto, ela vende seus bens que aluga de volta os mesmos.

Quais são as vantagens?

  •  Isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O mesmo não incide nas operações de Leasing, pois o imposto que será cobrado no contrato se trata do ISS (Impostos Sobre Serviços)
  • Em casos de contrato de arrendamento mercantil, a vantagem é a rápida aprovação de crédito. Já que o veículo é registrado como propriedade do banco, se tornando assim uma garantia de pagamento.
  • Como é possível o financiamento de 100% do valor, o Leasing se torna uma boa proposta para quem não possui o valor de entrada total exigido num financiamento.

Desvantagens

  • As principais ações movidas por consumidores contra os bancos surgem por causa da devolução do carro, uma vez que os bancos pressionam os clientes a pagar as parcelas até o fim do contrato para não ter prejuízos.
  • Quando os clientes devolvem o veículo e pedem a restituição do VRG ao banco, que se recusa a pagar. Nesse ponto, o ganho de causa é do cliente, já que a lei incita que se há pagamento de VRG, esse valor deve ser devolvido ao consumidor, por ter pago uma prestação de compra, sem obter o veículo.
  • Em caso de rescisão ou não cumprimento dos termos acordados por uma das partes, é uma medida justa, legal e comum a aplicação de uma multa contratual. A multa deve ser proporcional e razoável, caso seja abusiva, é possível recorrer a justiça para que um juiz determine a mudança no valor.
  • O veículo fica registrado como propriedade do banco, durante o período do contrato. O que não lhe dá o direito, por exemplo, de vender o carro antes do fim do contrato.

Leasing X Financiamento

O leasing foi uma opção mais barata do que o financiamento de veículo, principalmente por conta nas taxas menores. O Leasing geralmente têm valores melhores para clientes que não tem tanto dinheiro para investir e nem pode reservar uma parcela de 20% do salário, por exemplo, é mais vantajoso do que o financiamento.

Principal Diferença

  • No leasing o carro fica em nome do banco e caso não haja pagamento da sua parte, o prejuízo é do banco e não seu. Em diversas concessionárias, os vendedores sempre tentar empurrar o leasing e mesmo que você o questione pelas semelhanças com o financiamento você tende a achar muito vantajoso.
  • Já no financiamento, o bem sempre é adquirido pela pessoa que contratou o serviço.
Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares