Powered by Rock Convert

Em tempos de instabilidade financeira, muitas pessoas têm necessidade de recorrer a empréstimos para pagar as contas. Ou então, decidem pedir dinheiro emprestado para compras, viagens e outros fins.

Existem no mercado financeiro diversos tipos de empréstimos. Mas qual é o mais adequado para você? Consignado, com garantia ou crediário?

Está interessado no empréstimo consignado, mas acha que não entende direito? Não tem certeza sobre alguma coisa? As dúvidas fazem parte, é importante saber alguns detalhes que fazem toda a diferença. Saiba tudo sobre o empréstimo consignadoEmpréstimo Consignado o que é, quem pode pegar, e estratégias para não errar

Antes de responder qual a melhor modalidade de empréstimos, confira o que significa cada um deles:

– Empréstimo Consignado

É um empréstimo cujas parcelas da dívida são descontadas diretamente da folha de pagamento de uma pessoa. Pode ser pedido em bancos ou instituições financeiras.

Só pode fazer esse tipo de empréstimo quem é registrado em carteira e através de entidades que tenham convênio com a empresa em que a pessoa trabalha.

– Empréstimo com Garantia

Empréstimo onde a pessoa oferece, geralmente, um veículo ou um imóvel como garantia de que as parcelas serão devidamente quitadas. Para que isso seja feito da maneira correta e consciente, é necessário ter alguns cuidados, como verificar se você não está inadimplente, por exemplo.

– Crediário

É um empréstimo que se assemelha aos empréstimos pessoais. A pessoa toma um valor para si e as parcelas devem ser pagar via boleto bancário, débito em conta ou cheques pré-datados.

Confira as vantagens e desvantagens de cada tipo de empréstimo.

Qual é o melhor empréstimo: Consignado, com garantia ou crediário?

Todas essas modalidades de empréstimo têm vantagens e desvantagens. Por isso é preciso pesquisar, além de ter cautela para escolher algum deles. Confira a seguir>

– Empréstimo Consignado:

A vantagem dessa modalidade é que ele costuma taxa de juros atrativas, pois é descontado direto da folha de ponto – assim, o risco de a pessoa não pagar é quase nulo.

A desvantagem é que os valores oferecidos são limitados e você tem parte do seu salário comprometido logo que o recebe.

– Empréstimo com garantia: as principais vantagens são a facilidade em se conseguir esse tipo de crédito e os altos valores que a pessoa pode tomar emprestado.

Já a desvantagem é que a instituição credora pode requerer o seu bem dado como garantia, caso você fique apertado e não pague as parcelas.

– Crediário: a vantagem é que você paga as parcelas, geralmente, via boleto bancário – o que permite maior controle financeiro.

A desvantagem é que os valores que se podem tomar emprestado são limitados a baixas quantias.

Assim, não há como definir qual é o melhor. Tudo vai depender da sua disponibilidade e de qual valor precisa.

Dicas para fazer um empréstimo

Veja algumas sugestões para você não se complicar com as suas finanças e deixar de quitar o crédito adquirido:

– Faça as contas das suas despesas mensais para saber quanto vai poder pagar pela prestação de um empréstimo;

– Defina o objetivo de empréstimo para saber exatamente como vai usar o dinheiro emprestado;

– Pesquise juros cobrados em diversas instituições, para saber quais taxas são menores;

– Planeje sempre com dias de antecedência o pagamento das parcelas, para não ficar em atraso ou sem dinheiro para quitá-las;

– Leia atentamente o contrato antes de assiná-lo;

– Não use o dinheiro emprestado para outros fins senão aquele que motivou a concessão do crédito;

– Nunca comprometa mais de 30% da sua renda com um empréstimo.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares