Powered by Rock Convert

O que é crédito consignado?

Crédito consignado é um empréstimo com pagamento indireto, em que as parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento da pessoa física ou do benefício do INSS, antes que a pessoa receba o dinheiro. Enquanto houver parcelas a serem pagas, o dinheiro continuará a ser descontado mensalmente. Isso é uma garantia que as instituições financeiras têm de que receberão as parcelas em dia.

Quem pode pegar crédito consignado?

Apenas trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos, militares das Forças Armadas, pensionistas ou aposentados do INSS podem pegar crédito consignado, uma vez que as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento. No entanto, os trabalhadores com carteira assinada só conseguem solicitar o empréstimo se a empresa onde trabalham tiver convênio com algum banco. Os funcionários públicos, pensionistas e aposentados pelo INSS têm mais vantagens, pois os bancos pressupõem que a estabilidade financeira deles é maior.

Empréstimo consignado para negativado: Pegue empréstimo mesmo negativado. Como fazer? Qual banco?

Bancos com menores taxas para crédito consignado

Fonte: Banco Central
Período: 22/06/2015 a 26/06/2015

Crédito Consignado para empregados de empresas privadas (celetistas)

Banco Taxa de juros ao mês (%) Taxa de juros ao ano (%)
HSBC 2,20 29,81
Caixa Econômica Federal 2,41 33,00
Banco Santander 2,56 35,45
Banco Bradesco 2,74 38,26
Banco do Brasil 2,75 38,42
Itaú 3,05 43,47

Crédito Consignado para aposentados e pensionistas do INSS

Banco Taxa de juros ao mês (%) Taxa de juros ao ano (%)
HSBC 2,00 26,78
Caixa Econômica Federal 2,03 27,22
Banco do Brasil 2,13 28,78
Itaú 2,13 28,82
Banco Santander 2,13 28,83
Banco Bradesco 2,19 29,63

Crédito consignado para servidores públicos

Banco Taxa de juros ao mês (%) Taxa de juros ao ano (%)
Caixa Econômica Federal 1,73 22,89
Banco Bradesco 1,76 23,26
HSBC 1,86 24,80
Banco Santander 1,91 25,46
Banco do Brasil 1,97 26,31
Itaú 2,27 30,95

Essas taxas estão em constante mudança. Por isso, sempre compare as taxas antes de decidir por um banco.

Documentos necessários e restrições para obter crédito consignado

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de endereço atualizado (menos de 90 dias de emissão)
  • Extrato atualizado do salário ou benefício do INSS.

Vantagens do crédito consignado

O crédito consignado é mais seguro para quem está emprestando, já que a cobrança é feita diretamente na fonte. Também é vantajoso para o devedor, pois diminui o trabalho de ir ao banco, fazer o serviço manualmente ou até mesmo esquecer-se de pagar. Esses fatores contribuem para que esse tipo de empréstimo tenha juros mais baixos que o cheque especial, cartão de crédito, ou outras modalidades de empréstimo pessoal, por exemplo.

Saiba todas as vantagens do crédito consignado (não são poucas), leia: Por que empréstimo consignado? Quais as vantagens?

Passo a passo para conseguir crédito consignado

1º Passo – Verifique as condições do seu benefício

Para conseguir o crédito consignado, você precisa saber se atende às condições exigidas. Confira abaixo as principais exigências e lembre-se que elas podem variar de acordo com a instituição financeira de sua escolha.

– Trabalhar em empresa conveniada ou ser aposentado ou pensionista permanente do INSS;
– O benefício recebido permitir a aquisição de empréstimo;
– O valor da prestação não ultrapassar 30% do seu salário ou benefício mensal;
– Sujeito à aprovação pelo INSS;
– Prestações mensais iguais são descontadas diretamente do seu salário ou benefício;
– Obtenção sujeita à aprovação.

2º Passo – Assinar o contrato

Após entregar a documentação necessária e passar pela verificação das condições exigidas, assine o contrato para receber o empréstimo consignado do banco ao qual solicitou.

3º Passo – Utilizar o crédito

Assim que o crédito consignado estiver disponível você poderá usá-lo para o que quiser.

Simulação de crédito consignado

Antes de solicitar um empréstimo consignado é essencial comparar as taxas atualizadas entre os bancos. O site Juros Baixos oferece esse serviço gratuitamente, de forma prática e rápida. Basta preencher um formulário breve com as informações relativas ao empréstimo que você deseja. Uma vez escolhido o tipo de simulação, você receberá uma lista com todos os bancos que oferecem esse empréstimo, com suas respectivas taxas. Então é só escolher o banco de sua preferência e seguir as instruções dadas para concluir o processo!

Clique aqui e compare taxas de juros entre vários bancos!

Tenho uma reserva financeira, devo pedir crédito consignado?

Nesse caso, mesmo que o crédito consignado oferece juros atrativos é sempre melhor usar a reserva financeira para arcar com compromissos financeiros.

Isso evita que você contraia dívidas e se complique no futuro com as parcelas.

Nunca faça mais de um crédito consignado. Pela facilidade de conseguir essa modalidade de crédito, algumas pessoas acabam contraindo mais de um empréstimo – comprometendo muito a renda. Não faça isso, só peça outro empréstimo depois de quitar o primeiro. Isso evita comprometer a sua renda mensal.

Existem ainda outros pontos que devem ser avaliados antes da decisão pela obtenção do empréstimo consignado, para que ele possa ser utilizado da melhor forma. Leia o artigo completo sobre: Saiba como utilizar melhor o crédito consignado!

Não comprometa mais de 30% da sua renda mensal

Essa é uma dica padrão. Faça as contas de suas despesas fixas e variáveis, se a quantia que sobrar for mais de 30% do valor total, você pode até recorrer a um empréstimo consignado. Mas caso essa conta não bata, procure instituições que parcelam o débito em mais vezes para não comprometer 30% da sua renda mensal.

O que acontece se eu contratar o empréstimo consignado e for demitido ou perder o emprego? Leia: O que fazer com o consignado em caso de demissão?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível saber o quanto você pode pegar no consignado do INSS antes mesmo de ter o benefício liberado. Assim, é possível verificar se o valor está de acordo com os planos. Dicas de como é calculado e simulações, leia: Saiba quanto pode pegar no consignado do INSS e como funciona!

Entrou um dinheiro extra!

Você recebeu uma quantia que não esperava? Não gaste à toa. Use esse dinheiro para antecipar parcelas do crédito consignado. Além de diminuir o prazo para quitar o crédito, você tem abatimento de juros.

Qual é o melhor empréstimo: Consignado, com garantia ou crediário?

Todas essas modalidades de empréstimo têm vantagens e desvantagens. Por isso é preciso pesquisar, além de ter cautela para escolher algum deles. Leia a matéria completa: Escolha o melhor empréstimo: consignado, com garantia ou crediário.

Como contratar o crédito consignado

Agora que você já sabe sabe como funciona o crédito consignado, vale lembrar-se de que apenas poder aderir a essa modalidade de crédito é necessário que você trabalhe com registro em carteira, seja funcionário público ou beneficiário do INSS.

Não faltam instituições financeiras que trabalham com esse tipo de operação. Pesquise pelo menos umas 4 instituições e analise a que oferece melhores condições. E não esqueça, na hora de fechar o negócio, levar seu RG, comprovante de residência, carteira de trabalho e holerites. Ache agora o lugar para pegar seu empréstimo consignado! Leia: Empréstimo consignado: Qual o melhor banco? Onde fazer?

Powered by Rock Convert
Author

Economista pela FGV-RJ e assessor de investimentos (CPA-20). Apaixonado por educação financeira e microfinanças, é cofundador do jurosbaixos.com.br, site de comparação de crédito e portal de educação financeira. Em seu canal do youtube, explica o básico de finanças para leigos (youtube.com/jurosbaixos).

Escrever comentário

Shares