Powered by Rock Convert

A Calculadora do Cidadão é um serviço disponibilizado pelo Banco Central para te ajudar a descobrir o valor de aplicações, investimentos, crédito no mercado, confira mais sobre!

A Calculadora do Cidadão é uma mão na roda para cuidar de suas finanças.

A Calculadora do Cidadão é um serviço oferecido pelo Banco Central que permite aos usuários a possibilidade de realizar cálculos sobre situações do seu cotidiano, como o rendimento da poupança, o valor final de um financiamento, valor dos juros de um cartão de crédito, dentre outros.

As simulações realizadas pelo serviço ajudam os consumidores a entender a relação entre os juros e as parcelas e faturas de um financiamento ou um cartão de crédito. A calculadora mostra que quanto maior for o pagamento à vista, menor serão os juros, o que diminui o acúmulo de dívidas.

Usando a calculadora, o consumidor consegue comparar o custo de um financiamento com outras opções de crédito como o empréstimo consignado, o empréstimo pessoal e o cheque especial, adotado por muitos brasileiros. Isso oferece a possibilidade de avaliar as diversas formas de crédito e financiamento, o que possibilita fazer escolha melhor planejada e conscientes na hora de adquirir um produto ou de pagar uma fatura.

A Calculadora do Cidadão ajuda o cliente a entender o CET (Custo Efetivo Total), taxa que resume em um único número, os juros, encargos e despesas de um financiamento. O serviço está disponível desde 1999 e está no top 5 dos aplicativos de finanças na Apple Store.

Powered by Rock Convert

Como funciona a Calculadora do Cidadão?

Essa ferramenta é bem simples e pode ser acessada no site do Banco Central ou no aplicativo disponível para iPhone, smartphones com Android ou Windows Phone. Para fazer uma simulação, é preciso preencher todos os campos, menos o do valor que você deseja descobrir.

Um exemplo, para quem planeja comprar um carro popular no valor de R$ 30 mil, e para isso pretende pegar um financiamento de 60 meses com parcelas fixas de R$ 800, mas ainda não sabe a taxa de juros cobrada pelo banco em questão. Para descobrir através da calculadora, basta preencher todos os dados que você possui e deixar em branco o campo de juros e clicar em calcular para saber qual é a taxa de juros da operação.

A calculadora oferece cinco tipos de cálculo, confira cada um deles:

Cálculo de Aplicação

Com esse cálculo é possível calcular aproximadamente quanto você terá no futuro, usando uma determinação aplicação para investir um determinado valor todos os meses.

Cálculo do valor de um futuro capital

Se você tem um investimento a taxas fixas, com a calculadora do cidadão dá pra saber, a média de rendimentos que você terá dentro de um determinado período.

Cálculo do Financiamento

Com a calculadora é possível saber o valor final de um financiamento com prestações fixas.

Cálculo de correção de valores

Com esse cálculo, você atualiza um valor de acordo com o índice de rendimento da poupança, da inflação, etc.

Cálculo do rotativo do cartão de crédito

Nesse cálculo é possível saber os custos de pagar somente o valor mínimo da fatura de seu cartão de crédito, também conhecido como rotativo do cartão.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares