Está buscando empréstimo com garantia de veículo e deseja entender mais sobre como funciona?

Aqui no Juros Baixos avaliamos as principais opções para que você tenha ainda mais segurança e praticidade na hora de solicitar seu empréstimo.

Veja abaixo o que iremos abordar nesse texto:

———-

A Caixa Econômica Federal é um dos bancos mais tradicionais do Brasil. Por isso, o empréstimo com garantia de veículo de lá é bastante procurado, visto que as pessoas confiam que esse é um negócio confiável.

Diante desse cenário, fizemos este texto para explicar o que é e como funciona o empréstimo com garantia de veículo e quais são as vantagens dessa modalidade de empréstimo com a Caixa Econômica Federal. 

Por isso, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Como funciona o empréstimo com garantia?

Também chamado de refinanciamento de veículos, esse é um empréstimo em que o banco concede um dinheiro ao cliente, mas tem o carro dele como garantia, caso a dívida não seja paga.

Ou seja, na prática, se você acumular alguns meses sem pagar as parcelas, o banco pode ficar com o carro. Por isso, esse é um dos tipos de empréstimo com melhores condições de pagamento, por apresentar taxas baixas de juros e longos prazos de quitação.

Ainda vale ressaltar que você não precisa declarar para que usará o dinheiro nesse refinanciamento de veículos, sendo um processo bem mais rápido e menos burocrático do que outros tipos de empréstimo.

Sobre a Caixa Econômica Federal

A Caixa não é apenas um banco comum. Ela é uma empresa pública que oferece diversos serviços financeiros aos cidadãos brasileiros. 

Isso inclui desde operações comuns como disponibilizar cartão de crédito e conta até serviços mais complexos como permitir o saque da verba dos programas sociais do governo e de benefícios trabalhistas.

A Caixa Econômica Federal já atua há mais de 160 anos no Brasil e é bastante confiável para quem busca receber um empréstimo, mas tem medo de golpes e de fechar negócio com empresas novas no mercado.

Veja como funciona o empréstimo com garantia de veículo Caixa Econômica Federal

Agora, vamos explicar como funciona esse empréstimo com a Caixa na prática. Assim, você pode avaliar se ele vale a pena para você.

Primeiramente, saiba que você consegue um valor de até 80% do preço total do seu veículo. Isso é bem vantajoso para quem precisa de um dinheiro alto, porque a maioria dos outros bancos libera um valor mais baixo.

Além disso, as taxas são pré-fixadas e você não precisará pagar tarifas extras posteriormente. Ou seja, se você tem medo de não ler as entrelinhas e acabar precisando arcar com uma dívida maior do que a esperada, esse é um problema que você não passa com a Caixa Econômica Federal.

Quais as vantagens para correntistas?

Ao ser um correntista da Caixa, você consegue um valor liberado de empréstimo maior do que as pessoas que não têm nenhum relacionamento com o banco.

Além disso, também existe uma condição especial para os carros com seguro auto Caixa. Como o prazo de pagamento é variável e a taxa de juros também, dependendo da pessoa que solicitar o empréstimo, essas condições de pagamento são bem interessantes para quem já é correntista Caixa, conseguindo aproveitar os melhores benefícios da empresa.

Como funcionam valores, prazos e pagamento?

O refinanciamento de veículos da Caixa, quando comparado a outros bancos, tem ótimas vantagens.

Primeiramente, o prazo de pagamento é de até 60 meses, um dos maiores do mercado. Além disso, as taxas de juros iniciam em 1,49% ao mês.

E, como já comentamos, o valor liberado do empréstimo é de até 80% do preço do carro.

Quais as condições necessárias?

Você não precisa ser correntista Caixa para solicitar o empréstimo com garantia de veículo. Ou seja, se você tem conta em outro banco ou nunca teve contato com a empresa, ainda pode pedir o refinanciamento de veículos.

Para aproveitar essas vantagens, o carro não pode ser muito antigo, tendo até 10 anos de fabricação. Também vale ressaltar que, quanto mais velho o automóvel, maior pode ser a taxa de juros que a instituição financeira irá cobrar.

Como é feito o processo?

O procedimento é bastante simples. Basta você ir até uma das agências da Caixa para conhecer melhor sobre o refinanciamento de veículos e aproveitar para tirar outras dúvidas que você possa ter sobre essa modalidade de empréstimo.

Se você já souber tudo o que precisa e quiser dar entrada na solicitação de empréstimo, leve a documentação necessária e o banco fará a análise de crédito para decidir se irá liberar a verba.

Quando tudo estiver aprovado, você já receberá o dinheiro e poderá começar a usufruir dele.

Qual a documentação necessária?

Primeiramente, você precisará levar alguns documentos pessoais como RG e CPF. Além disso, também é necessário apresentar comprovante de renda e de residência. Isso é essencial para o banco conseguir avaliar a sua situação para identificar quais as condições de pagamento serão oferecidas e, inclusive, se o empréstimo será realmente concedido.

Desvantagens

Como nem tudo são flores esse tipo de empréstimo também possui suas desvantagens e a principal delas é que em casos de inadimplência o veículo usado como garantia pode ser alienado e com isso você perde a propriedade do bem.

Com a alienação do automóvel ainda que você cogite vendê-lo para quitação da dívida, ele não poderá ser vendido enquanto a dívida não for sanada junto ao banco.

A instituição financeira se utiliza desse mecanismo de alienação porque não possui garantias de que com a venda do carro você pagará de fato o empréstimo.

Apesar das vantagens desta forma de crédito (como as baixas taxas de juros em relação a outros empréstimos) vale destacar que o processo é mais lento e burocrático visto que o carro é vistoriado, o seu perfil é concomitantemente analisado e tão somente depois o valor é liberado pelo banco.

Considerações finais

Nesse artigo, passamos as informações principais referentes ao refinanciamento de veículos da Caixa. Mas, se tiver mais dúvida, você pode ir até uma agência da empresa falar diretamente com um consultor do banco.

Vale ressaltar que as condições de pagamento variam com alguns fatores como ano de fabricação do veículo e relacionamento do banco com o cliente.

Mesmo assim, ele tem vantagens muito interessantes como um prazo de pagamento de até 60 meses, um valor liberado de empréstimo que chega a 80% do preço do carro e uma taxa de juros que começa em 1,49% ao mês, sendo bastante baixa e atrativa.

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do