Powered by Rock Convert

O empréstimo com garantia não é muito utilizado pelo medo de perda do bem usado utilizado garantia mas é uma boa opção de crédito devido às baixas taxas de juros

O empréstimo é uma das formas mais utilizadas para obtenção de crédito em todas as suas modalidades (empréstimo pessoal, empréstimo por meio de cheque especial, empréstimo rotativo, empréstimo com garantia).

Cada um com suas particularidades e pré requisitos para solicitação acabam despertando o interesse de quem busca um fôlego em suas finanças.

Hoje falaremos um pouco do empréstimo com garantia de veículo, como funciona, suas vantagens e como essa forma de empréstimo é feito pelo banco Caixa Econômica Federal.

Empréstimo com garantia de veículo

Quando normalmente o pretendente ao empréstimo possui um carro, a modalidade de empréstimo que inicialmente procura é o chamado empréstimo com garantia de veículo.

Desta forma, o veículo de quem recebe o valor solicitado fica como um meio de garantia sobre a quitação da dívida. Vamos explicar melhor como funciona na prática este tipo de empréstimo.

Popularmente é conhecido como um refinanciamento do veículo de seu portador. Uma vez que o valor liberado é diretamente proporcional ao valor de mercado do carro usado como garantia.

Por exemplo: caso você tenha um carro no valor de 60 mil reais e busque um empréstimo nessa modalidade, o valor médio que conseguirá será de 50% do valor do veículo, ou seja, 30 mil reais. Em alguns casos, a depender da instituição financeira, é possível conseguir até noventa por cento do valor do bem garantido.

Algumas informações importantes sobre o refinanciamento ou empréstimo com garantia de veículo

O primeiro ponto importante que precisamos destacar aqui é a titularidade do veículo que será usado como garantia. Você só poderá usar um veículo como garantia se ele estiver em seu nome. No caso de pessoas casadas ou filhos, não será possível utilizar essa forma de crédito.

Vantagens:

Uma das principais vantagens do empréstimo auto são as taxas de juros cobradas. Normalmente o custo deste tipo de empréstimo é bem abaixo do valor de outras modalidades de crédito como por exemplo o crédito pessoal ou consignado por conta da garantia dada.

O passo a passo do empréstimo com garantia de veículo

Normalmente este tipo de empréstimo segue o mesmo roteiro de concessão de outras modalidades. O primeiro passo após a escolha do banco e o contato inicial entre o interessado em fazer o empréstimo e a instituição financeira vem a análise de perfil.

Mesmo que trabalhe sobre o valor de mercado do veículo é possível que o seu perfil seja analisado pelo banco para mensurar a possibilidade de quitação do valor emprestado. Por isso habitualmente é solicitado um comprovante de renda para análise.

Após a análise do seu perfil, é feita uma análise do veículo. Nessa avaliação são levadas em conta o ano de automóvel, assim como a quilometragem por ele rodada, e o seu valor de mercado.

Embora as taxas mais baixas sejam um convidativo para que se busque mais o empréstimo com garantia de veículo, muitas vezes essa forma de empréstimo nem chega a ser cogitada pelo medo que as pessoas têm de perderem o automóvel atrelado ao empréstimo.

Contudo, quando bem pensado e dentro da suas possibilidades reais de pagamento bem como por um motivo real, o empréstimo com garantia de veículo pode ser uma verdadeira mão na roda, garantindo que você consiga dinheiro para tirar aquele sonho do papel.

O empréstimo com garantia de veículo na Caixa Econômica Federal

Na Caixa Econômica Federal é possível “refinanciar” até 70% do veículo

Na Caixa Econômica Federal o empréstimo com garantia de veículo, ou o chamado refinanciamento é denominado de Aporte Auto. Nele o interessado tem a possibilidade de submeter o veículo para análise e receber até 70% do valor do automóvel.

Para que você possa utilizar o Aporte Auto Caixa Econômica Federal é preciso que você se dirija a uma agência Caixa com todos os seus documentos pessoais e os documentos de propriedade do veículo. Atualmente a Caixa não permite que este tipo de solicitação seja feita por meio da internet, levando os interessados até uma agência física.

O Aporte Auto é destinado especialmente para os donos de veículos automotores quitados que buscam uma renda extra para algum momento de emergência. O valor solicitado pode ser quitado em até 48 meses sendo diretamente descontado de sua conta Caixa.

Como funciona o Aporte Caixa?

Para que você possa se candidatar a um empréstimo de até 70% do valor do veículo a instituição pede que o bem a ser assegurado como garantia tenha o limite de até dois anos de fabricação.

Caso o seu carro tenha mais de dois anos com limite de cinco é possível solicitar um empréstimo de até 60%, contudo, o valor fica sujeito a análise da própria Caixa Econômica.

Uma grande vantagem deste tipo de empréstimo feito pela Caixa são as taxas de juros pré-fixadas, ou seja sem sustos durante o pagamento.

Veículos não aceitos: A Caixa não aceita veículos alugados, motos, vans e similares assim como veículos com pendências junto ao Detran.

Desvantagens

Como nem tudo são flores esse tipo de empréstimo também possui suas desvantagens e a principal delas é que em casos de inadimplência o veículo usado como garantia pode ser alienado e com isso você perde a propriedade do bem.

Com a alienação do automóvel ainda que você cogite vendê-lo para quitação da dívida, ele não poderá ser vendido enquanto a dívida não for sanada junto ao banco.

A instituição financeira se utiliza desse mecanismo de alienação porque não possui garantias de que com a venda do carro você pagará de fato o empréstimo.

Apesar das vantagens desta forma de crédito (como as baixas taxas de juros em relação a outros empréstimos) vale destacar que o processo é mais lento e burocrático visto que o carro é vistoriado, o seu perfil é concomitantemente analisado e tão somente depois o valor é liberado pelo banco.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares