Powered by Rock Convert

Sempre que um trabalhador autônomo ou informal necessita de um empréstimo, muitas dúvidas vêm à sua cabeça: Como consegui-lo sem tercarteira assinada? Sem contracheque? O que eu preciso fazer para conseguir um empréstimo para autônomo?

Felizmente as opções crescem cada vez mais. O avanço das tecnologias da informação e o grande nível de informalidade no mercado de trabalho motivaos bancos, financeiras e empresas de empréstimos a ampliar as opções de crédito para esses trabalhadores.

Quer entender mais sobre os Empréstimos Pessoais? Leia: Como conseguir Empréstimo Pessoal no Brasil

Normalmente, o extrato da sua conta bancária pode servir como comprovante de renda informal. Colocar um bem em garantia (como veículo, imóvel ou jóias) também pode ser de grande ajuda.

Mas atenção! As cosias ficam muito mais difíceis se você tem nome sujo na praça. Além disso, é desejável ter uma conta bancária ativa e em movimentação,preferencialmente com mais de seis meses de existência.

Empréstimo para autônomo: O primeiro passo

O primeiro passo para conseguir um empréstimo para autônomo é pesquisar. Você precisa achar os juros mais baixos, desviar das fraudes e planejar parcelas realistas, que de fato caibam no seu orçamento mensal.

Nessa parte, a gente pode te ajudar bastante! Já testou o nosso comparador de empréstimos? É só clicar no botão abaixo!

Clique aqui e compare taxas de jurosentre váriosbancos

Onosso simulador, além de te mostrar os empréstimos mais baratos,não te deixa na mão. Após simular o seu empréstimo, você pode conferir dicas e passo-a-passos sobre como pegar empréstimo no banco que escolher!

Para mais dicas sobre como se planejar para um empréstimo, clique aqui

Como conseguir um empréstimo para autônomo

Além do jeito tradicional de ir até uma agência e pedir para um gerente, listamosabaixo sete maneiras para se conseguir um empréstimo para autônomo:

1. Refinanciamento Imobiliário ou de Veículo

Essa opção só serve se você tiver um imóvel ou veículo noseu nome.

Esse éum empréstimo com garantia (no caso, um imóvel ou carro é colocado em garantia para o caso de você não pagaras prestações em dia).Como o banco tem certeza de que vai receber o seu pagamento (na pior das hipóteses ele vende o bem dagarantia e quita a dívida), você conseguirá taxas de juros bem baixinhas.

Além de ter uma taxa de juros baixa, os valores cedidos pela instituição financeira costumam ser altos e o prazo de pagamento também pode ser bem extenso. O valor do empréstimo muitas vezeschega até 70% do bem colocado em garantia e 20 anos para pagar.

Então é importante deixar bem claro: se a dívida não for paga, você vai perder o bem. Assim,só recorra a essa opção se você fizer um bom planejamento e tiver certeza que conseguirá pagar a dívida.

Umexemplo de instituição financeira que faz esse serviço onlineé aCreditas. Você pode conferir mais no site deles:

Além disso, os grandes bancos tradicionais comoCaixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Santander, ou mesmo menores como Banco Pan e Omni Financeira também fazem esse serviço. A maioria das instituições financeiras gosta de fazer esse tipo de empréstimo: afinal de contas, o risco é bem baixo.

2.Penhor

A ideia é a mesma dos refinanciamentos (item anterior), só que a garantia é uma jóia, um relógio caro, um bem de valor. No Brasil o penhor só pode ser feito pela Caixa Econômica Federal. A avaliação do valor do bem é feita na própria agência e você já sai com dinheiro na hora. Os juros também são bem baixos.

3. Sites P2P de empréstimo para Microempreendedores

Caso você seja um Microempreendedor Individual ou sócio de uma empresa, essa pode ser uma opção para você!

As novas tecnologias de rede estão possibilitando um fenômeno que irá remodelar o futuro: conectar diretamente quem quer investir com quem quer pegar emprestado. É o chamado empréstimo peer-to-peer(de igual para igual).

Nesse tipo de site, você cadastra a sua empresa, fala para o que você quer o empréstimo e aguarda os investidores. As taxas de juros costumam ser mais baixas devido a menor presença de intermediários no caminho.

No Brasil, atualmente existem poucossites que operam nesse sistema. Três deles são:

4.Sites de Empréstimo Online

Por estarem antenados em novas tecnologias, alguns sites flexibilizam seus modelos de análise de crédito. Para saber mais, leia nossa página sobre sites de empréstimo online clicando aqui.

Existem doisgrandes grupos de sites de empréstimo online que você deve conhecer:

Juros Baixos, mas funil apertado: São sites como Gerue Lendico, que têm juros bem baixos, mas você deve ter um risco de crédito também baixo para que aceitem te dar um empréstimo (ou seja, nem de longe aceitam negativados).

Juros Altos, mas funil largo: São sites como Simplic e Moneyman, têm juros bem altos e costumam emprestar pequenos valores, mas podem inclusive aceitar negativados.

Os sites acima, apesar de não serem instituições financeiras cadastradas pelo Banco Central, são correspondentes bancários de bancos autorizados. Leia mais sobre os sites de empréstimo onlinena seção “Testes do Juros Baixos” do nosso blog.

5.Microcrédito – o empréstimo para pequenos empreendedores

O microcrédito é a concessão de empréstimos de pequeno valor a microempreendedores formais e informais, geralmente sem acesso ao sistema financeiro tradicional.

Diversos bancos têm linhas de microcrédito, com valores de até R$15.000 e taxas de juros que giram em torno de 29% ao ano, ou seja, apenas 2% ao mês (dado de setembro de 2017). O prazo de parcelamento costuma ir de 4 a 24 meses.

O legal desse sistema é que, durante o empréstimo, você terá a assistência de um agente de microcrédito, que te ajudará a impulsionar a sua empresa.

Se quiser saber mais sobre o Microcrédito e saber onde pegar esse tipo de empréstimo, clique aqui.

6.Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é a forma mais simples para quem precisa de dinheiro rápido. A metodologia para aprovação da renda varia entre os bancos, mas costuma ser feita mediante apresentação dos extratos bancários dos últimos três meses. Não há necessidade de justificar o propósito de uso do dinheiro solicitado, apenas comprovar renda.

Para liberar um empréstimo, é prática comum fazer a análise de crédito. Caso você esteja com restrição no nome, pode ser que consiga o financiamento, mas as taxas aplicadas serão maiores.

Há ainda diversos sites que oferecem o crédito pessoal via internet. Todo o procedimento é feito online, facilitando para o cliente. É importante, porém, buscar sites seguros. Prefira aqueles que foram indicados por alguém de sua confiança.

7.Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia oferece as taxas mais baixas, até por ser uma modalidade mais segura, já que você oferece um bem como garantia de pagamento: seja um imóvel ou um veículo, por exemplo. Este tipo de crédito é também conhecido como penhor, no caso de imóvel, é chamado também de hipoteca.

É preciso ser muito cauteloso antes de optar por este tipo de empréstimo, pois caso o pagamento não seja cumprido, seu bem será colocado à venda para pagar a dívida. Os valores emprestados neste tipo de crédito costumam ser mais altos e o parcelamento, mais longo.

Cuidado com Golpes!

Empresas como Brasconcred, Cevecred, Mundial Cred, que solicitam depósitos adiantados, taxas de cartório ou qualquer taxa adiantada são golpes! Leia mais sobre como se prevenir dos estelionatários da rede aqui neste post (clique aqui).

Número de trabalhadores autônomos no Brasil

De acordo com os números oficiais do IBGE de 2015, o número de profissionais autônomos no Brasil cresceu 10,5% a partir de 2011. Em julho do ano passado, quando a pesquisa foi revelada, 4,3 milhões de profissionais atuavam por conta própria. O que equivale a 19,3% da população ocupada. E esse número, com certeza, cresceu ainda mais até os dias atuais.

E todos nós sabemos que esse crescimento se dá ao fato da instabilidade econômica e política que estamos vivendo em nosso país. Quanto mais portas se fecham no mercado de trabalho, mais profissionais autônomos e microempreendedores surgem.

Com todo esse cenário, sabemos que o aumento de pedidos de empréstimo para autônomo é algo real. Sendo assim, as instituições financeiras deverão cada vez mais facilitar esse empréstimo aos trabalhadores.

E você, tem algo para nos dizer sobre o assunto?Deixe seus comentários e compartilhe sua experiência. Caso esteja procurando por um, aproveite nossa calculadora e simule o seu empréstimo em nossa página principal:

Clique aqui e compare empréstimos nosbancos!

Curtiu a dica de hoje? Curta nossa página no facebook e receba as atualizações:

Clica aqui esegue a gente no facebook!

Um abraço!

Powered by Rock Convert
Author

Economista pela FGV-RJ e assessor de investimentos (CPA-20). Apaixonado por educação financeira e microfinanças, é cofundador do jurosbaixos.com.br, site de comparação de crédito e portal de educação financeira. Em seu canal do youtube, explica o básico de finanças para leigos (youtube.com/jurosbaixos).

Escrever comentário

Shares