Powered by Rock Convert

No Brasil, há uma infinidade de modalidades de crédito pessoal para quem precisa de um dinheiro extra sem ter que justificar a utilização do recurso.

Essas modalidades são divididas entre tipos, vantagens e desvantagens, algo que deve ser pesquisado por cada cliente antes de contratar um empréstimo pessoal no Brasil. Está em dúvida em qual banco contratar o Empréstimo Pessoal? Leia e compare: Crédito Pessoal: Qual o melhor?

Diferente da maioria das linhas de crédito, os empréstimos pessoais possuem maior facilidade de serem adquiridos, pois não exigem comprovação da finalidade do dinheiro emprestado, com isso a burocracia é reduzida. Vai usar para pagar contas? Leia: Pagar dívidas com Empréstimo Pessoal

Se interessa por empréstimo online? Leia sobre:

Dentre as modalidades que são oferecidas no Brasil, há tipos de empréstimos pessoais que são oferecidos até mesmo para quem está negativado, como é o caso do empréstimo pessoal consignado.

Como funciona o empréstimo pessoal no Brasil

Aqui no Brasil, e em até outros países do mundo, a taxa de juros que é cobrada para um empréstimo, cartão de crédito, entre outras linhas de crédito, são calculadas com base no fator de risco.

Ou seja, quanto maior o risco de inadimplência por parte do cliente, maior será a taxa de juros.

Contudo, o inverso também se aplica quando o cliente oferece menor risco de inadimplência, gerando uma taxa de juros mais baixa.

E por isso existem outros serviços além de Empréstimo Pessoal.

Mas como diversos algoritmos da economia, o empréstimo pessoal também sofre variações quanto a taxa de juros que é cobrada pelos bancos e financiadores de crédito. No ano passado, por exemplo, a taxa média de juros do empréstimo pessoal no Brasil teve uma redução em relação ao ano de 2016. Isso porque a economia do país demonstrou maior poder de compra por parte dos brasileiros, e uma recuperação econômica em andamento.

Se você for autônomo, ou seja, não ser registrado e trabalhar por conta própria, provavelmente já enfrentou alguma dificuldade com relação a crédito e empréstimos.

Sendo assim, para escolher um bom empréstimo pessoal é preciso conferir a cada mês as taxas de juros cobradas por cada banco ou financiador de crédito, pois elas tendem a mudar constantemente.

Lembre-se, quando for adquirir um empréstimo sempre procure por taxas de juros menores, pois isso significará que seu empréstimo sairá mais barato ao final do pagamento. Quanto maior a taxa de juros, mais caro sairá o dinheiro emprestado.

Como funciona o empréstimo pessoal consignado

Essa modalidade de crédito é a que oferece as melhores condições em relação a taxa de juros, pois o risco de inadimplência avaliado pelos bancos e financiadores de crédito é menor do que os empréstimos pessoais comuns. Isso porque o valor das parcelas do empréstimo é descontado automaticamente da folha de pagamento do cliente, que poderá ser: pensionista ou aposentado do INSS, funcionário de empresa privada, militar, servidor público, entre outros.

Essa linha de crédito ainda possui a comodidade de não exigir análise de crédito, pois apenas com a autorização para o desconto automático no pagamento, que a linha de crédito é concedida. Ou seja, o banco ou financiador de crédito entende que o risco de inadimplência é reduzido sem nem mesmo consultar o histórico de crédito daquele cliente. Sendo assim, o empréstimo pessoal consignado costuma ser a modalidade de empréstimo com menos burocracia e com a menor taxa de juros.

Como contratar um empréstimo pessoal no Brasil

Para contratar essa modalidade de crédito é preciso primeiramente escolher entre o empréstimo pessoal comum ou o consignado.

  • No caso do empréstimo pessoal sem consignação, é preciso levar a documentação exigida por cada banco para que a análise de crédito seja realizada.
  • Já no caso do consignado, o cliente precisará levar seus documentos em um banco e fazer a solicitação do crédito.

Te pediram ou falaram sobre avalista? Leia: Empréstimo Pessoal sem avalista

E lembre-se: antes de fazer um empréstimo é muito importante comparar e avaliar todas as opções do mercado. Veja uma demonstração em nosso simulador de empréstimo!

Além de simularmos o melhor empréstimo de acordo com seu perfil e o valor, filtramos por bancos e financeiras confiáveis. Excluindo todas as possibilidades de fraudes.

Empréstimo pessoal x Financiamento

Enquanto o financiamento é utilizado para fins específicos, como compra de veículo ou imóvel, o empréstimo pessoal serve para pagamento de conta, quitação de dívidas, além de educação, viagem e saúde.

A Regularização das Fintechs de Crédito

No dia 26 de abril de 2018, o Conselho Monetário Nacional anunciou a aprovação de resoluções quepermitem que as novas empresas do ramo de tecnologia financeira (as chamadas fintechs) operem de forma mais independente.

O que se espera é que a regulamentação promova um aumento das ofertas de serviços de crédito no âmbito digital e, com a maior competição frente aos bancos e financeiras tradicionais, uma queda nas altas taxas de juros para empréstimos e financiamentos no Brasil.

No entanto, essa medida gera o desafio de fazer a população interagir de forma saudável com as novas tecnologias em finanças. Devemos lembrar o número de fraudes e golpes que acontecem diariamente com os consumidores e uma expansão como essa exige cuidado redobrado.

É muito importante a pesquisa antes de fazer operações de crédito e nunca se esquecer de fazer simulações antes de fechar negócio. E se quiser saber mais e entender mais profundamente todos os fatores e impactos das fintechs, confira esse texto.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares