Powered by Rock Convert

Está precisando de dinheiro? prefere optar por um meio seguro e confiável de empréstimo? Saiba mais sobre o crédito consignado oferecido pela Caixa Econômica Federal.

É importante se informar a respeito das taxas e condições envolvidas antes de contratar um empréstimo consignado.

Diferentes razões podem levar alguém a pegar um empréstimo. Diante de tantas opções disponíveis hoje, o empréstimo consignado é interessante pois é versátil, podendo ser utilizado de acordo com as necessidades. Além disso, suas taxas são descontadas direto do salário ou benefício, o que agiliza e garante sua liberação e quitação.

Na Caixa Econômica Federal, o crédito consignado é oferecido a aposentados ou pensionistas do INSS e funcionários de empresas públicas ou privadas.

Veja neste artigo como funciona, as condições, as vantagens e outras informações importantes para tirar suas dúvidas sobre o crédito consignado da Caixa Econômica Federal.

Como funciona o crédito consignado da Caixa Econômica Federal?

Os clientes correntistas dispõe de uma variedade de serviços e opções de crédito para realizar seus sonhos ou resolver seus problemas financeiros. A respeito do consignado, o processo se inicia com uma análise de crédito com base nos dados do contracheque ou folha de pagamento. Dessa forma, será possível saber se sua renda permite os descontos necessários para a quitação do empréstimo dentro dos padrões estabelecidos pelo Caixa, os quais são:

  • O valor máximo total do empréstimo é definido com base no valor do salário ou benefício recebido
  • A parcela de pagamento referente ao consignado não pode ter valor superior a 30% do salário ou benefício
  • O pagamento deverá ser realizado em parcelas mensais fixas, descontadas diretamente na folha de pagamento ou contracheque do cliente
  • Se a empresa pagadora é do setor privado, é possível fazer a contratação de crédito consignado com garantia de FGTS – nesse caso, as taxas de juros aplicadas serão diferentes
  • Clientes que recebem benefício do INSS na Caixa podem solicitar o empréstimo por meio do Internet Banking e terminais de autoatendimento
  • Para mais informações a respeito de prazos de pagamento e tempo para liberação do crédito, entre em contato com a Caixa

Para que seja possível a contratação do empréstimo, a empresa ou órgão pagador deve possuir convênio com a Caixa. Isso possibilitará e garantirá a realização desse tipo de operação financeira de maneira segura.

Para se informar a respeito dos convênios de consignado de sua empresa, você pode consultar o setor de recursos humanos. Também é possível realizar uma consulta através do telefone ou das agências da Caixa.

Depois de confirmar o convênio da empresa com a Caixa, será necessário comparecer a uma agência com os documentos necessários e assinar o contrato. Sem avalista, sem complicações – é preciso apenas aguardar a averbação para que o crédito seja liberado.

Taxa de Juros

As baixas taxas de juros são um grande atrativo do crédito consignado. Isso se deve ao fato de que, como as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício, o pagamento é mais garantido em relação a outras modalidades de empréstimo. No entanto, é importante estar atento aos valores atuais na hora de contratar. Em novembro de 2018, o empréstimo consignado da Caixa Econômica Federal apresentava as seguintes taxas:

  • Consignado INSS: 1,83% ao mês
  • Consignado Privado: 2,09% ao mês
  • Consignado Privado com garantia de FGTS: 3,05% ao mês
  • Consignado Público: 1,74% ao mês

O que é averbação?

A averbação consiste na autorização concedida pelo órgão ou empresa pagadora para o desconto no valor do pagamento do crédito consignado no contracheque ou folha de pagamento. Dessa forma, o valor da parcela mensal passa a ser descontado com a aprovação e o conhecimento das partes envolvidas.

Para que ocorra a averbação, é necessário registrar todas as condições do contrato de empréstimo, como as taxas e prazos acordados – isso garante transparência no processo.

O dinheiro só é liberado na conta depois da averbação. Hoje, isso é facilitado pelos meios eletrônicos, pois o uso de sistemas online permite operações mais rápidas. Dessa forma, sendo cumpridos os requisitos anteriores, a averbação ocorre 1 a 2 dias após a assinatura do contrato.

Vantagens

  • Maior rapidez no processo
  • Não há necessidade de avalista para a liberação do crédito
  • É possível adiantar a quitação das parcelas do empréstimo

Requisitos

  • Ser funcionário de empresa ou órgão conveniado
  • Ser aposentado ou pensionista permanente do INSS
  • Como pensionista do INSS, ter benefício permanente e ser autorizado pelo órgão a contratar um empréstimo consignado

Atenção!

Antes de decidir realizar o empréstimo, é muito importante ler o contrato, tirar todas as dúvidas e se informar a respeito das taxas e valores envolvidos. Por meio do documento de Custo Efetivo Total (CET), é possível acessar essas informações e assim comparar as condições oferecidas por diferentes bancos, se certificando de fazer a melhor escolha.

O crédito consignado pode ser uma ótima solução para quitar pequenas ou grandes dívidas pois suas taxas são descontadas do salário antes mesmo dele cair na conta, excluindo a possibilidade de atrasos e falta de pagamento.

No entanto, dispor de um valor menor do que o habitual para pagar as despesas ao longo de alguns meses ou anos pode exigir planejamento e comprometimento. Então, deve-se analisar cuidadosamente os prós e contras antes de fazer o empréstimo. Dar esse passo de maneira imprudente pode, ao invés de trazer uma solução, trazer muitos problemas.

Achou o artigo útil? Tem alguma dica sobre empréstimo consignado na Caixa Econômica Federal? Fale para nós na seção de comentários!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares