Powered by Rock Convert

O seguro do automóvel é uma das despesas mais significativas do orçamento de quem possui um carro. O preço médio pode variar de mil a 7 mil reais! Existem algumas formas de pagar menos pelo seguro do automóvel e reduzir esse peso tão grande no seu bolso. Confira oito dicas para reduzir o valor do seguro do carro:

1) Antes de comprar o carro, pesquise quanto ficaria seu seguro

Existem alguns modelos nos quais as seguradoras identificam um histórico ou uma tendência a dar problema. Portanto, o preço do seguro do carro pode variar de acordo com o modelo; no geral, carros importados cujas peças são caras e mais difíceis de encontrar acabam encarecendo o seguro também. Leve isso em consideração quando for comprar um carro novo.

Além disso, no momento da compra, veja se a própria concessionária oferece algum seguro. Muitas vezes, as marcas conseguem descontos que podem ser vantajosos.

2) Pesquise muito

Uma pesquisa da Proteste, encomendada pelo portal Autoesporte, indica que os preços da mesma categoria de seguro (ou seja, o mesmo perfil de motorista, modelo de carro, ano de fabricação etc) podem variar até 50%!

A alta variabilidade de preço reforça a necessidade de pesquisar exaustivamente a seguradora que oferece a melhor cobertura para você, com um preço que caiba no seu bolso.

3) Eleve a franquia

A franquia de um seguro é o valor em dinheiro que você se declara responsável por pagar em caso de sinistro que não ocorra indenização integral. Por exemplo, se sua franquia é de R$2000,00, e um acidente custou no total R$6000,00, você pagará os dois mil e a seguradora os quatro mil restantes.

Por que você aceitaria pagar a mais por isso? Porque quanto maior a franquia, menor o preço do seguro.

E mais: se algo ocorreu com o carro, cujo valor seja um pouco acima da franquia, vale a pena custear o conserto você mesmo, sem acionar o seguro. Isso ocorre porque você não terá sinistro registrado para a seguradora e preservará seu bônus – afinal, quanto menos histórico de acidentes e danos, melhor é sua imagem para a corretora, e mais barata será a renovação.

Powered by Rock Convert

4) Instale instrumentos de segurança

Adicionar alarmes, rastreadores e outros dispositivos antifurto podem de fato baratear o preço final do seguro. Confira em cada seguradora orçada o quanto o valor poderia baixar nesse caso – muitas vezes, é uma solução requisitada pelas próprias corretoras, uma vez que isso facilitará o trabalho delas.

5) Não deixe o carro pernoitar na rua – estacionamento

Um veículo que “dorme” na rua corre mais risco de ser furtado ou danificado, o que encarece o seguro. Por isso, garanta que o carro fique na garagem. Se o local onde mora não oferece vaga de garagem, avalie o valor do aluguel de uma vaga ou da mensalidade de um estacionamento próximo. Em geral, o valor pago em um estacionamento compensa a diferença de preço para seguros sem garagem.

6) Seja um bom condutor para ganhar desconto na renovação

Motoristas bem-comportados recebem bônus, sabia? Se você se mostrar um condutor consciente, sem pontos na carteira e sem sinistro, suas atitudes serão recompensadas: seu seguro não será tão caro!

7) Escolha a cobertura adequada para as atividades com o carro

Muitas vezes, a família possui um carro que roda pouco – no final de semana ou para ir a lugares no mesmo bairro. Um veículo desse tipo não corre tanto risco quanto aquele que pega a Marginal Tietê todos os dias, certo?

Uma sugestão seria contratar para este carro uma cobertura mais limitada, deixando para o carro mais utilizado na família a cobertura que abranja mais eventos.

8) O barato sai caro

A seguradora leva em consideração algumas estatísticas e traçam perfis de risco baseados em idade, gênero, local de residência, presença ou não de garagem etc (se esses perfis são justos ou não, não vem ao caso).

Não minta no questionário. Uma mentirinha ou outra pode até economizar alguns reais, mas se um acidente acontece e a seguradora fica sabendo das incorreções por má-fé no perfil do segurado, ela pode recusar dar a indenização. E, no final das contas, aquele jeitinho que você deu para baratear o seguro acaba saindo bem mais caro.

Tem mais alguma sugestão? Queremos saber! Conte para nós e confira mais dicas no blog.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares