Powered by Rock Convert

Imagine que, em um determinado dia, você abre o seu aplicativo do internet banking para realizar alguma transação e percebe que há mais dinheiro em sua conta do que deveria. Verificando o seu extrato, você então descobre que recebeu um depósito de origem desconhecida.

   A primeira reação da maioria das pessoas seria de comemorar a sorte, manter o dinheiro e gastar assim que possível. No entanto, essa atitude pode ter sérias consequências. Isso porque ficar com essa quantia é considerado apropriação indébita pelo Código Penal brasileiro.

   Se você está passando por essa situação, é importante saber como identificar um depósito desconhecido na conta. Acompanhe este post e saiba mais!

Recebi um depósito inesperado, como devo proceder?

   A primeira atitude que você deve tomar é tentar se certificar de que o dinheiro não veio de alguma pessoa que você conhece. Entre em contato com amigos e parentes e pergunte se por acaso não lhe enviaram essa quantia.

Se esse não for o caso, procure também se informar com o seu empregador se não recebeu algum adiantamento ou bônus, ou, caso seja empresário, fale com os seus clientes para confirmar se por acaso não adiantaram algum pagamento sem avisar.

Não encontrei quem depositou, e agora?

   Se, mesmo entrando em contato com os seus conhecidos, ainda não foi possível identificar autor do depósito em sua conta, o melhor a se fazer é procurar o gerente do seu banco e explicar o ocorrido.

   Caso o depósito tenha sido feito por meio de uma transferência bancária, ele será capaz de descobrir o depositante a partir do número de CPF ou CNPJ identificado na transação.

   No entanto, se não há nenhuma identificação, você deve pedir ao gerente um termo assinado por ele que comprove que você tentou encontrar o autor da transação e a origem do dinheiro. Em posse desse documento, dirija-se à delegacia ou faça um boletim de ocorrência pela internet e, em seguida, procure um advogado especializado na área.

   Dessa forma, você se protege contra possíveis incriminações e evita receber uma notificação judicial solicitando a devolução da quantia, além de ficar blindado contra uma acusação de lavagem de dinheiro.

Por que é importante encontrar a origem do dinheiro?

   Investigar a fonte do depósito é essencial para se assegurar contra um possível mandato judicial. Além disso, existem casos de golpes em que você pode ser enquadrado como interceptador de dinheiro ou criminoso. Nesses casos, não ter se manifestado poderia configurar um argumento de acusação.

O que acontece depois?

   Apesar dos riscos, não se apavore: na maior parte dos casos, a própria instituição bancária consegue identificar o depositante e devolver o valor. Não é incomum que esse tipo de erro ocorra, portanto, sempre que for realizar um depósito ou transferência, certifique-se de que está fazendo uma transação identificada. Também é importante se lembrar de avisar o destinatário!

Agora que você já sabe como identificar um depósito desconhecido na conta, que tal continuar lendo sobre finanças? Você pode encontrar mais blog posts como esse em nosso blog, acesse!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares