Setor de franquias de academia é um dos que mais crescem no Brasil, com o aumento da busca por vida saudável

Ficar em forma e ter um estilo de vida mais saudável: quem não quer? Não é à toa que o Brasil, atualmente, é considerado o segundo país mais fitness do mundo, conforme dados da Associação Brasileira de Academias (Acad-Brasil). A instituição aponta que o país tem mais de 33 mil estabelecimentos do tipo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Que tal aproveitar essa oportunidade e investir em uma franquia de academia?

Busca por mais saúde

Cada vez mais, a população caminha à procura de mais saúde e qualidade de vida, além de cuidados com a própria aparência, como mostrou a Pesquisa Nacional de Saúde, organizada pelo Ministério da Saúde. Segundo o estudo, 22% da população realizam algum tipo de exercício, ao menos, 30 minutos por dia.

Mercado inexplorado

Do outro lado, informações da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) mostram que há cerca de 8 milhões de clientes em espaços fitness brasileiros. Isso quer dizer que só 4% da população nacional conta com algum tipo de estabelecimento com suporte mais especializado para realizar as suas atividades físicas. Dessa maneira, é possível perceber que há uma grande faixa do mercado a ser explorada.

Quanto rende?

O mercado fitness mobiliza cerca de 8 bilhões de reais por ano – isso representa cerca de 3% da indústria de serviços brasileira e 0,13% do PIB nacional. Esses números ajudam a colocar o país na décima (10ª) posição mundial em termos de faturamento e receita desse nicho.

Franquias de academia

Em relação ao mercado de franchising, esse panorama positivo não é diferente. Conforme informações da Associação Brasileira de Franchising, há aproximadamente 6 mil unidades franqueadas no segmento fitness.

Franquias de academias nos próximos anos

Esse segmento já vem demonstrando alguns sinais de mudança que podem ser aproveitados por quem vai investir em franchising de academia.

Academias com conveniência: além da tradicional aparelhagem e aulas em grupo, elas reúnem a oferta de roupas de ginástica, lavanderia, lava a jato, pet shop, refeitório, manicure e até espaço de recreação para os filhos dos adultos que vão malhar.

Alimentação fitness: as comidas saudáveis não fazem parte apenas de um nicho específico, mas estão em todo lugar. E você pode e deve agregar esse serviço na sua academia, caso venha a investir em franchising para essa indústria. As “marmitas fit” ou refeições “to-go”

Novidades: quem está à frente de um negócio precisa manter as antenas ligadas. Isso também vale para o segmento fitness. Modalidades esportivas relativamente novas, como o crossfit e zumba, além de outras que possam surgir, precisam ser agilmente incorporadas, para manter a empresa atualizada e de acordo com o que os alunos demandam.

Gostei do modelo, mas não sou formado em educação física

Não se preocupe: nem só de educadores físicos se fazem os grandes empreendimentos de academias. Na verdade, o mais importante é que você tenha uma sólida caminhada como gestor ou bons conhecimentos de administração, para tocar os negócios, se relacionar bem com os alunos, fidelizando-os, e atrair cada vez mais clientes. No mais, um bom time ajudará você a manter a empresa de pé.

Inspirações

SmartFit, Fórmula, Instituto New Pilates, Team Nogueira e Dr. Shape são algumas das franquias do segmento que você pode investir. Verifique se o modelo de negócios está alinhado ao que você acredita enquanto empreendedor e mãos à obra!

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