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Setor de franquias de academia é um dos que mais crescem no Brasil, com o aumento da busca por vida saudável

Ficar em forma e ter um estilo de vida mais saudável: quem não quer? Não é à toa que o Brasil, atualmente, é considerado o segundo país mais fitness do mundo, conforme dados da Associação Brasileira de Academias (Acad-Brasil). A instituição aponta que o país tem mais de 33 mil estabelecimentos do tipo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Que tal aproveitar essa oportunidade e investir em uma franquia de academia?

Busca por mais saúde

Cada vez mais, a população caminha à procura de mais saúde e qualidade de vida, além de cuidados com a própria aparência, como mostrou a Pesquisa Nacional de Saúde, organizada pelo Ministério da Saúde. Segundo o estudo, 22% da população realizam algum tipo de exercício, ao menos, 30 minutos por dia.

Mercado inexplorado

Do outro lado, informações da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) mostram que há cerca de 8 milhões de clientes em espaços fitness brasileiros. Isso quer dizer que só 4% da população nacional conta com algum tipo de estabelecimento com suporte mais especializado para realizar as suas atividades físicas. Dessa maneira, é possível perceber que há uma grande faixa do mercado a ser explorada.

Quanto rende?

O mercado fitness mobiliza cerca de 8 bilhões de reais por ano – isso representa cerca de 3% da indústria de serviços brasileira e 0,13% do PIB nacional. Esses números ajudam a colocar o país na décima (10ª) posição mundial em termos de faturamento e receita desse nicho.

Franquias de academia

Em relação ao mercado de franchising, esse panorama positivo não é diferente. Conforme informações da Associação Brasileira de Franchising, há aproximadamente 6 mil unidades franqueadas no segmento fitness.

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Franquias de academias nos próximos anos

Esse segmento já vem demonstrando alguns sinais de mudança que podem ser aproveitados por quem vai investir em franchising de academia.

Academias com conveniência: além da tradicional aparelhagem e aulas em grupo, elas reúnem a oferta de roupas de ginástica, lavanderia, lava a jato, pet shop, refeitório, manicure e até espaço de recreação para os filhos dos adultos que vão malhar.

Alimentação fitness: as comidas saudáveis não fazem parte apenas de um nicho específico, mas estão em todo lugar. E você pode e deve agregar esse serviço na sua academia, caso venha a investir em franchising para essa indústria. As “marmitas fit” ou refeições “to-go”

Novidades: quem está à frente de um negócio precisa manter as antenas ligadas. Isso também vale para o segmento fitness. Modalidades esportivas relativamente novas, como o crossfit e zumba, além de outras que possam surgir, precisam ser agilmente incorporadas, para manter a empresa atualizada e de acordo com o que os alunos demandam.

Gostei do modelo, mas não sou formado em educação física

Não se preocupe: nem só de educadores físicos se fazem os grandes empreendimentos de academias. Na verdade, o mais importante é que você tenha uma sólida caminhada como gestor ou bons conhecimentos de administração, para tocar os negócios, se relacionar bem com os alunos, fidelizando-os, e atrair cada vez mais clientes. No mais, um bom time ajudará você a manter a empresa de pé.

Inspirações

SmartFit, Fórmula, Instituto New Pilates, Team Nogueira e Dr. Shape são algumas das franquias do segmento que você pode investir. Verifique se o modelo de negócios está alinhado ao que você acredita enquanto empreendedor e mãos à obra!

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