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O currículo é a sua biografia.

O ideal é atualiza-lo com frequência, mesmo estando empregado.

Apresentamos aqui 7 passos para montar um currículo chamativo e te ajudar a procurar um novo emprego.

Sua história

Currículo é uma palavra aportuguesada do latim curriculum vitae e significa curso (rumo, direção) de vida. O currículo é um resumo da sua trajetória profissional ao mesmo tempo que informa dados pessoais, de contato e acadêmicos.

Para quem está a muito tempo longe do mercado de trabalho, o ideal é procurar a ajuda de um profissional em recolocação, seja um consultor ou um coach. De qualquer forma, você tem que preparar um currículo atraente para encarar os processos de recolocação.

Lembre-se de que não adianta mentir, inventar ou aumentar. O currículo atraente levará a uma entrevista e você terá que comprovar o que escreve. Além disso, muitas empresas contatam os antigos empregadores para verificar as informações.

Tenha um currículo chamativo em 7 passos

1. Acerte a formatação

Nada de papel colorido, letras coloridas, bordas e outros destaques. Linhas sombreadas podem ser utilizadas para o título da informação. Um currículo deve ser simples e ter um visual limpo, em folha de papel sulfite A4, comum. Você até pode utilizar algum papel com gramatura diferenciada, desde que não tenha desenhos, ilustrações ou gravuras. A fonte, preferencialmente, deve ser Arial ou Times New Roman tamanho 12. Nada de fotos, uma fotografia só deve ser enviada se a empresa solicitar. O currículo deve ter entre 1 e 2 páginas, dependendo da sua experiência. Se for enviado por e-mail, certifique-se que você tem uma das versões mais recentes do Word e só envie arquivados criados com este programa ou então salve-o em PDF. E, por fim, currículo não se assina.

2. Comece pelas informações básicas

O título do currículo é o seu nome, não escreva currículo ou curriculum vitae. Salve o arquivo nomeando-o com seu nome seguido de CV ou currículo. Por exemplo: AlexandreCV.doc ou Alexandre-curriculo.PDF. Logo abaixo coloque seu endereço completo (com CEP), telefones (fixo e celular) e e-mail. Certifique-se de que está tudo atualizado. Se você tem conta no Skype ou perfil no LinkedIn, também pode colocar.

Na linha abaixo coloque seu objetivo profissional.

Observe que, no exemplo, o candidato colocou como objetivo o cargo de gestor. Isto significa que o mesmo poderá trabalhar como gerente, coordenador ou supervisor. Se a competência do candidato não permitisse exercer cargos de chefia, ele deveria mencionar exatamente o que está procurando como Analista ou Assistente.

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3. Formação acadêmica

Em seguida, informe sua formação acadêmica. Comece da mais recente. Mencione o nome da escola seguido do nome do curso e data de conclusão.

Neste exemplo, o candidato tem cursos de pós-graduação. Se este não for o seu caso, mencione apenas o curso superior. Não é necessário mencionar o nome da escola do ensino médio a menos que você não tenha curso superior (nem ao menos começado).

4. Formação profissional

Em seguida, coloque sua formação profissional. Informe o nome da empresa e na linha logo abaixo o cargo e o período em que trabalhou. Na linha seguinte mencione as atribuições, o que você fazia. Utilize palavras-chave como gestão, análise, revisão etc. Os profissionais de TI, por exemplo, devem utilizar palavras como sistema, linguagem, projeto, ERP. Para os que tem muitos anos de profissão e bastante experiência, uma alternativa é criar um bloco de qualificações e mencionar a sua experiência utilizando palavras-chave e abaixo deste bloco relacionar as empresas, cargos e períodos.

Assim como na formação acadêmica, comece da última experiência.

5. Idiomas e cursos

Já os cursos de aperfeiçoamento são os que ajudam no seu desenvolvimento profissional. Aquele curso de tarô que você fez nas férias ou aulas de mergulho só devem ser mencionados se tiverem relação com a sua profissão.

Por fim, mencione trabalhos voluntários e a participação em palestras e seminários. Desde que sejam atividades relevantes.

6. Currículos específicos

Dependendo da profissão, da área de atuação, é possível montar um currículo que não segue os padrões convencionais. Para os profissionais de TI, por exemplo, os cursos de aperfeiçoamento são tão importantes quanto a faculdade. Sem mencionar as certificações internacionais que, em alguns casos, são uma exigência. Por isso, o currículo destes profissionais deve mencionar estes cursos e certificações no início, junto à formação acadêmica. Outro exemplo são profissionais acadêmicos como professores de cursos de graduação e pós-graduação. No currículo deve-se mencionar publicações como teses e dissertações.

Isto pode variar muito, de acordo com as especificidades de cada profissão. Para uma correta orientação, procure associações de classe e profissionais de recolocação que possam dar uma orientação mais específica e detalhada.

7. Currículo por e-mail

Não faça spam do seu currículo. Não fique enviando e-mail com seu currículo para todo e qualquer endereço que você encontrar. Em primeiro lugar, elabore um texto curto de 4 ou 5 linhas em que você irá solicitar autorização para envio do currículo e o endereço para envio do mesmo. Enviar currículo para a central de atendimento sem que o mesmo tenha sido solicitado é perda de tempo. Elabore um texto mais ou menos assim:

Meu nome é xxxxxxxx xxxxxxxxxxx.

Sou um(a) [coloque o seu cargo, sua profissão] e estou em busca de novas oportunidades.

Gostaria de enviar meu currículo para análise.

Peço, por gentileza, que me informe um endereço de e-mail para envio do mesmo.

Obrigado!

Se a empresa não responder é sinal de que não estão aceitando currículos ou o endereço não é para este tipo de comunicação e, portanto, a pessoa que o recebeu não poderá responder.

Ao enviar o currículo por e-mail prefira o formato PDF.

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