A fachada de uma loja tem o poder de convidar ou repelir potenciais clientes. Diante de tantas opções e estratégias consolidadas, como fazer as melhores escolhas para ter resultados? Veja nosso artigo com 10 dicas para montar uma fachada de loja.
Em meio a tantas lojas e tantos meios de divulgação, como chamar a atenção dos clientes? Um dos melhores investimentos que se pode fazer numa loja é em seu visual. Mesmo que tenha ótimos produtos com condições atraentes de pagamento, mesmo que ofereça atendimento de qualidade e um ambiente agradável, o público não conseguirá perceber isso do lado de fora, na correria, vendo a loja apenas como mais uma.
Separamos algumas dicas práticas para guiar a construção ou manutenção de uma fachada mais convidativa. Tenha em mente que é impossível agradar a todos, então o sucesso vai depender muito mais do empreendedor e do público-alvo do que apenas da aparência da loja.
1) Conheça a legislação
Antes de começar a investir, é importante saber quais são os limites impostos pelas regras da cidade nas questões relativas à paisagem urbana e áreas comerciais. Além de prevenir contra multas, essas diretrizes podem ajudar a elaborar uma fachada que não destoe de maneira negativa das vizinhas e concorrentes, evitando assim manchar a reputação da loja pelo uso de estratégias muito chamativas ou que mostrem falta de bom senso.
2) Conheça os arredores
Estude a movimentação do local onde a loja está ou será montada. Estude também o comportamento do público-alvo – como eles observam, o que procuram, do que gostam, o que dá resultados.
Pense em modos de favorecer a perspectiva dos consumidores. As pessoas buscando o seu tipo de produto ou serviço conseguirão reconhecer a loja? Ela chama atenção de longe ou passa despercebida? Fatores como a iluminação e organização do ambiente externo colaboram ou atrapalham a sua fachada?
Reunir informações e usá-las de modo inteligente pode abrir uma grande vantagem frente à concorrência.
3) Aproveite o que já existe
Sem dúvidas, as muitas opções de fachadas bonitas e criativas vão servir de inspiração ao planejar a construção ou reforma. Porém, deve-se escolher quais ideias são realmente adequadas ao tipo de loja, ao potencial financeiro e às instalações físicas.
Ao invés de simplesmente buscar por belas fotos aleatórias que não condizem com a realidade do negócio ou do ambiente, tente aproveitar e valorizar as características do espaço. Nem sempre é necessário fazer mudanças radicais na estrutura, pelo contrário – às vezes dá para destacar características já existentes e ter ótimos resultados.
Você pode buscar ajuda profissional para fazer boas escolhas, conciliando beleza e sensatez. Assim, conseguirá economizar e elaborar algo original, se destacando pelos motivos corretos.
4) Aproveite as tendências
Ao criar a identidade visual da loja, é interessante aprender de alguns aspectos já estabelecidos no mercado. Não estamos falando de copiar, mas sim de usar os parâmetros definidos para criar algo original, mas bem recebido pelo mercado.
Essa é uma boa ideia pois, ao mesmo tempo em que não roubará a ideia de outra pessoa, não precisará ficar quebrando a cabeça para “reinventar a roda”. Ter um olhar atento sobre as tendências e certa medida de potencial criativo permitirá criar uma fachada interessante, eficiente e adequada.
5) Use a criatividade
Se você está por dentro dos objetivos e propósitos da loja, sua opinião fará muita diferença na hora de pensar no que combina com a mensagem a ser passada. Tanto se pretende aproveitar as características do ambiente quanto se deseja personalizar ao máximo, lembre-se de preservar a essência do negócio.
Planeje a mudança da fachada como um todo e procure harmonizar cores, materiais, iluminação e itens de decoração. Há muitas opções disponíveis, mas elaborar algo com um foco em mente influenciará escolhas com um toque mais pessoal e menos artificial, voltado para um resultado específico.

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