compare cartoes de creditoPowered by Rock Convert

É comum decorarmos os números do nosso RG, do nosso CPF, e até da CNH, para os que tem mais habilidade para gravar números. Mas, e os números do cartão de crédito, você já decorou? Puxa, essa é mais difícil, hein?! Até porque, os documentos possuirão os mesmos números sempre, já o cartão de crédito mudará de número quando ele vencer, e aí será necessário decorar tudo de novo.

E como os números do cartão são definidos? São regras, criadas para facilitar e organizar a geração de números para todos os cartões de crédito do mundo. Afinal, pensou que bagunça se cada operadora de cartão de crédito “escolhesse” seus números por si só?! Na certa haveriam cartões com números repetidos, o causaria uma grande e tremenda confusão!

Agora vamos te explicar direitinho como isso é feito, e você vai tirar mais essa dúvida aqui no nosso blog! Lembrando que se você tiver dúvidas específicas, não se esqueça de deixar um comentário para que possamos sempre trazer temas que possam ajudar os nossos leitores.

Não é necessário decorar a numeração do seu cartão, mas é interessante entendê-la.

Como os números do cartão de crédito são definidos?

A numeração do cartão de crédito é composta por uma sequência aparentemente aleatória de números. Mas, na verdade, cada parte da numeração corresponde a uma identificação diferente, e embora para nós pareça apenas um “numerão” estranho que não faz sentido nenhum, para as operadoras de cartão de crédito eles fazem todo sentido.

Todos os cartões são compostos por uma sequência numérica de 16 dígitos, exceto os cartões American Express, que possuem 15 dígitos. Cada um desses números, tem um significado específico e é definido de acordo com uma regra.

O que significa cada número do Cartão de Crédito?

Você já deve ter reparado, por exemplo, que os primeiros números de cartões da mesma bandeira (Visa, Mastercard e American Express, por exemplo) são sempre os mesmos para todos os cartões. Essa é uma maneira de identificá-los, sendo que em todo mundo, os cartões Mastercard começam com numeração entre 51 e 55, e Visa começa com 4, por exemplo, conforme regras definidas pela ISO/IEC 7812, visando padronização das movimentações financeiras pelo mundo.

Sendo assim, cada parte da numeração do cartão representa uma informação associada ao mesmo, de modo a assegurar que o cartão seja identificado não apenas dentro da operadora de cartão de crédito que o administra, mas também, em toda a cadeia financeira do mercado; e, também, garante a segurança dos dados e utilização do cartão.

As numerações tanto de cartões de crédito quanto de débito devem começar obrigatoriamente com as numerações 3, 4, 5 e 6, conforme regra também definida pela ISO/IEC. As demais numerações identificam outras informações, como o cliente, programas de fidelidade, etc.

O último número do cartão é o mais importante para a segurança dele, pois, trata-se de um número definido por um algoritmo criado por um engenheiro da IBM chamado Hans Peter Luhn. Esse número serve para impedir a ação de hackers.

E o que são os famosos números do CVV?

CVV significa código de verificação do cartão, e ele serve como um código de segurança para confirmar as transações realizadas com o seu cartão. Esse código é definido quando o cartão é emitido.

Normalmente o CVV é um código composto por 3 dígitos localizados faixa de assinatura, que fica no verso do cartão. Somente os cartões American Express possuem CVV com 4 dígitos, localizados  na parte frontal do cartão.

O CVV garante maior segurança nas transações realizadas com seu cartão de crédito.

E então, ficou claro o que são os tão misteriosos números do seu cartão de crédito e para que servem? Simples, não é mesmo?!

Se você curtiu nosso post, não esqueça de deixar seu comentário!

Powered by Rock Convert

Comentários