Powered by Rock Convert

Além dos diversos benefícios já conhecidos que os cartões de crédito oferecem ao consumidor, o que algumas pessoas ainda não sabem é que é possível acumular pontos em suas compras do cartão e, com eles, conseguir prêmios muito interessantes.

Pensando em fazer com que mais pessoas saibam dessa vantagem, elaboramos este post para explicar como você deve proceder para trocar os pontos do seu cartão de crédito por prêmios.

Além de facilitar em suas compras, o uso do cartão pode ajudá-lo a conseguir prêmios!

Algumas vantagens do cartão de crédito

O cartão de crédito costuma ser a opção mais buscada por quem quer consumir e acumular vantagens. Confira abaixo algumas facilidades que o crédito oferece.

Uso do crédito

A principal vantagem do cartão de crédito é o fato de que você pode fazer compras e só pagar por elas depois, na data de fechamento da fatura. Com isso, é possível comprar mesmo que você não tenha dinheiro no momento.

Parcelamento

Você pode parcelar o valor das compras e com isso é possível adquirir bens de de maior valor, que não seriam possíveis de comprar à vista.

Segurança

O cartão faz com que você não precise carregar grandes quantidades de dinheiro vivo. Além disso, voce conta com serviços como seguro contra fraude, perda e roubo. Em caso de problemas nas compras com o cartão, é muito mais fácil de ter ajuda do banco e até mesmo o dinheiro de volta, já que todas as transações são monitoradas e arquivadas no seu cadastro.

Facilidade em compras online

Hoje em dia, muitas lojas online oferecem a opção de pagamento via boleto. Porém, esse método não é prático, pois você precisa deslocar-se uma lotérica para pagá-lo e ainda esperar que o pagamento seja aprovado para que o prazo de entrega comece a contar. Com o cartão, você faz a compra e já paga na mesma hora, tendo o pagamento aprovado em segundos. Com isso, não precisa se deslocar e o prazo começa a contar a partir do dia da compra.

Posso trocar os pontos do cartão de crédito por quais prêmios?

Existem diversas opções para que você possa trocar seus pontos acumulados por produtos ou serviços que você preferir. Geralmente, a inscrição nos programas de fidelidade (necessária para acumular os pontos) é feita de forma automática assim que você começa a usar o cartão. Se não ocorrer automaticamente, você pode cadastrar-se pelo site do seu banco.

Confira abaixo algumas das opções que você pode optar quando quiser trocar seus pontos:

Milhas aéreas

Você pode usar o cartão para conseguir viagens para toda a família!

Essa talvez seja a vantagem mais conhecida pelos consumidores. Existem diversos programas de fidelidade no mercado que possibilitam a troca de pontos por passagens aéreas.

Powered by Rock Convert

Exemplos de programas de fidelidade conhecidos são o TAM Fidelidade, o Smiles e o Multiplus. Alguns cartões como o Ourocard, Itaú, Bradesco, American Express, Santander, Caixa, HSBC costumam oferecer essa vantagem, mas vale a pena conferir com o banco antes de adquirir o cartão.

No entanto, existe um detalhe importante: É preciso estar inscrito no programa para poder aproveitar os pontos. Isso quer dizer que não adianta acumular mil pontos e só depois cadastrar-se. Fique atento para poder aproveitar da melhor maneira possível.

O cálculo para acúmulo de pontos depende do valor das suas faturas, e a conta é feita em dólar (mesmo que você não compre nada em dólar, somente em reais). Cada dólar pode corresponder de 1 a 2,2 pontos, dependendo da categoria do seu cartão e da companhia aérea em que você fará a troca.

Os pontos são válidos por até dois anos, então programe-se para usá-los dentro deste prazo. Esse sistema de milhagens geralmente vale a pena para quem gasta o suficiente para acumular uma boa quantidade de pontos. Alguns cartões oferecem opções cujos pontos não tem data de validade, mas, por outro lado, costumam cobrar anuidades muito mais caras.

Prêmios

Se você não tem interesse em acumular milhas, pode optar por trocar seus pontos por prêmios. É possível, por exemplo, conseguir trocá-los por eletrônicos, eletrodomésticos, entre vários outros produtos.

Essa é uma modalidade bastante comum e que praticamente todos os bancos oferecem a seus clientes. Alguns exemplos são: Itaú, Bradesco, HSBC, Ourocard, Santander e Caixa.

Da mesma forma que ocorre com as milhas, também é importante acompanhar a validade dos pontos, para não deixar de aproveitá-los na troca por produtos que possam ser interessantes para você e para sua casa.

Descontos

Outra opção bastante procurada pelos consumidores é trocar a pontuação, ou uma parte dela, por descontos em serviços e lazer.

O Itaú é um dos bancos que é mais procurado devido aos benefícios que oferece nesse sentido. Imediatamente ao tornar-se cliente da instituição, você passa a ater direito a adquirir meia-entrada em ingressos de cinema, teatro e shows. Além disso, o Itaú é parceiro de várias lojas online e oferece desconto em compras nesses sites.

Outros exemplos são o Santander e o Bradesco, que oferecem descontos na recarga de celular. Para saber quais vantagens seu cartão oferece, é só consultar o site ou entrar em contato pelo atendimento ao cliente.

Cuidado para não se complicar

Utilize o cartão somente se precisar! Não adianta gastos a mais com a intenção de acumular pontos porque você pode prejudicar seu orçamento. E desconfie dos cartões que não têm prazo de vencimento para o uso dos pontos, afinal, eles podem compensar essa vantagem subindo o preço das taxas que cobram. Se, infelizmente, você ficar endividado, não perca tempo e saiba como.

É comum que os consumidores acabam “se empolgando” com a possibilidade de trocar pontos do cartão de crédito por prêmios e, com isso, acabam gastando mais do que deveriam devido a possibilidade de conseguir esses prêmios.

Portanto, fique atento para não comprometer seu orçamento devido a essas vantagens. Além disso, desconfie dos cartões cujos pontos não têm prazo de validade. Nesses casos, as instituições costumam cobrar mais em outras taxas para compensar.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Fique a vontade para contar suas experiências ou apenas deixar um comentário. Aproveite para tirar dúvidas e sugerir novas pautas e não deixe de conferir os outros artigos do blog com dicas para organização financeira.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares