Já parou pra pensar que os títulos de capitalização, tão divulgados pelas instituições financeiras, nem sempre são a melhor opção para economizar dinheiro? Muitas vezes as mesmas instituições oferecem serviços muito mais rentáveis aos clientes, se você souber o que procura.
Conta Poupança ou Título de Capitalização?
Apesar das similaridades entre os dois serviços, alguns detalhes colocam uma distância enorme entre a poupança e o título de capitalização.
Antes de prosseguir, se você ainda tem dúvidas sobre o que é um título de capitalização, confira aqui o post que fizemos exatamente para isso.
Poupança vs. Títulos de Capitalização
Para compreender melhor, comparamos alguns pontos para que você possa decidir qual plano é o que mais compensa para o seu perfil.
-
Pagamentos
Na poupança, você deposita a quantia que desejar, quantas vezes desejar, no período que desejar. Na capitalização, é estipulado um valor fixo que deve ser pago todos os meses.
-
Rentabilidade
Com a poupança, o dinheiro rende um pouco mais todo mês, e vai crescendo enquanto fica na conta. Com os títulos de capitalização, mesmo se esperar até o fim do plano, você receberá no máximo a mesma quantia investida.
-
Resgate
A poupança permite que você realize o resgate do dinheiro quando quiser e você sempre recebe, no mínimo, o mesmo valor investido.
O título de capitalização exige que você espere pelo menos 12 meses para poder resgatar algum valor, e caso tente resgatar antes do fim do serviço, receberá menos do que o valor investido.
Além disso, o resgate de valores em um título de capitalização não é instantâneo, podendo demorar meses para ser aprovado.
-
Sorteios
A poupança não oferece nenhum tipo de sorteio ao cliente, enquanto o título de capitalização oferece sorteios com prêmios atraentes.
O único problema é que é muito difícil ganhar algum desses sorteios. Em alguns casos, são 5 prêmios sorteados entre mais de 250 mil participantes.
Afinal, o que vale mais a pena?
Como foi possível perceber, a poupança oferece mais segurança e rentabilidade ao cliente, fazendo o dinheiro depositado crescer todo mês. Além disso, é possível resgatar o valor investido, integral ou parcial, sempre que quiser.
Já os títulos de capitalização são burocráticos e muitas vezes causam prejuízo. Caso o cliente precise resgatar o dinheiro em uma emergência, possivelmente precisará esperar meses para receber o valor e, quando receber, receberá bem menos do que investiu.
Claro que você que deve decidir onde investir o seu dinheiro. Porém, saiba que existem muitas outras opções além da poupança e dos títulos de capitalização. Você já ouviu falar do Tesouro Direto, por exemplo?
Por isso mesmo, fizemos uma série chamada “Investindo meu Dinheiro” que você pode conferir clicando aqui.
E você, o que prefere? Poupança ou TC? Prefere outra opção? Conta pra gente nos comentários e não deixe de acompanhar a nossa página do facebook para ficar antenado com todas as nossas novidades!
Até a próxima!
Comentários