Consigo refinanciar um veículo alienado?

É possível sim refinanciar um veículo alienado, mas só se você fizer o empréstimo com o mesmo banco pelo qual financiou o veículo. 

Dizemos que um veículo está alienado quando ele é comprado através de financiamento. Ou seja, o carro pertence a você, mas, se não conseguir pagar todas as parcelas, o banco pode tomá-lo.

Diante disso, conseguir um empréstimo com garantia de veículo enquanto ele ainda está sendo pago realmente pode ser mais complicado, principalmente se você ainda estiver quitando as parcelas iniciais.

Como funciona a liberação de valor nesse caso?

Nesse caso, a instituição financeira avaliará o valor do carro e concederá ao consumidor uma quantia menor do que a dada geralmente para quitar, também, as parcelas de compra do carro.

Vamos dar um exemplo prático para essa questão ficar mais clara. Supondo que o banco tenha decidido emprestar 20 mil reais, mas, a pessoa ainda deve 5 mil reais porque não acabou de pagar o carro.

Nesse caso, desses 20 mil reais, 5 mil serão usados para quitar de vez o valor do carro e a pessoa receberá apenas 15 mil reais para utilizar como quiser.

Ainda assim, obviamente, ela precisará pagar os 20 mil reais de forma parcelada. A boa notícia é que esse prazo costuma ser longo quando envolve um carro, podendo chegar a 60 meses.

E as taxas, podem sofrer variação nesse caso?

As taxas não costumam sofrer alterações nesses casos. Assim, o que muda realmente é o valor do empréstimo concedido, já que parte dele é usada para quitar o resto da parcela do carro.

As taxas começam em torno de 1,5% ao mês. Mas, isso muda de empresa para empresa e de acordo com o seu histórico.

O prazo de pagamento é impactado?

Isso também não costuma impactar o prazo de pagamento, que é bem longo para empréstimos com carro de garantia.

Todas essas facilidades ocorrem porque o risco para o banco é baixo, visto que ele pode tomar o carro se as mensalidades não forem pagas corretamente.

Empréstimo com garantia de veículo não quitado vale a pena?

Isso depende da sua situação. O ideal é ter o carro quitado antes de pedir um empréstimo porque isso possibilita a você pesquisar as condições de diversos bancos diferentes. 

Quando o seu veículo ainda está sendo financiado, outra instituição não vai aceitá-lo como garantia porque ele pode ser tomado de você.

Além disso, quando você solicita um empréstimo com o carro já quitado, pode aproveitar o valor inteiro que o banco irá conceder.

Onde encontrar as melhores taxas online?

Sugerimos que você utilize o nosso simulador de empréstimo para encontrar as melhores taxas online. Com ele, você entende melhor como funciona esse tipo de refinanciamento e, ainda, pode comparar as melhores opções para encontrar aquela que atende melhor às suas expectativas.

Como não perder o controle das finanças

Encontrar uma boa modalidade de empréstimo é ótimo para as finanças, mas saber controlá-las e organizá-las é ainda melhor.

Por isso, procure montar uma reserva financeira para não passar mais dificuldades quando você precisar de um dinheiro extra. Para isso, você pode cortar as despesas não essenciais ou menos importantes para você. Outra alternativa é tentar ganhar um dinheiro extra, dirigindo carros de aplicativo ou trabalhando como freelancer, por exemplo.

Use o planejamento como aliado

Assim, use o seu planejamento como aliado. Você pode fazer um plano mensal de gastos e ir se adaptando a ele a cada mês, até conseguir alcançar o nível desejado, sem mais dívidas e conseguindo fazer a sua reserva financeira.

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do