Powered by Rock Convert

É sempre importante prezar pela segurança em tudo, mas quando se trata das nossas finanças, é mais importante ainda. Seja como você escolhe suas senhas, ou onde você guarda a sua carteira, é sempre primordial ter cuidado com as pessoas má intencionadas que podem tirar proveito da distração alheia. Por isso também, que as instituições financeiras trabalham duro para investir em soluções que garantam mais segurança em seus serviços e produtos.

E assim funciona também com o cartão de crédito: como um dos meios de pagamento mais utilizados atualmente, acabou se tornando um dos principais alvos de fraudes, e, portanto, as operadoras precisam se reinventar sempre, para aumentar a segurança de seus cartões. Como por exemplo, a utilização pela tarja magnética foi quase que completamente substituída pelo chip. Isso porque com a tarja as fraudes eram muito mais comuns, visto que falsificar uma assinatura acaba sendo mais fácil do que descobrir uma senha.

E por isso também existe o CVV (Código de Verificação do Cartão), que é utilizado para trazer mais segurança ao seu cartão de crédito. Mas além de saber o significado das siglas, você sabe para que serve o código de segurança do cartão de crédito?

Se não sabe, veja aqui todas as informações necessárias sobre esse código, e depois, não se esqueça de deixar o seu comentário no final do post!

Os cartões de crédito são a forma de pagamento mais utilizada no comércio eletrônico.

O que é código de segurança do cartão de crédito

Embora no Brasil esse código seja conhecido como CVV, nos cartões internacionais ele é conhecido também como CSV (Code Security Verification), podendo ainda ter outras denominações, como: CID (Card ID) nos cartões American Express; CVVC (Card Verification Value Code), V-Code ou V Code (Verification Code), CCV (Card Code Verification) ou CVD (Card Verification Data).

Esse código serve como uma regra de segurança utilizado para confirmar as transações realizadas com o cartão de crédito. Com ele, o cartão possui uma informação identificadora a mais, que assegura a unicidade e a autenticidade do mesmo.

O código é definido na emissão do cartão, a partir de uma regra de algoritmos criptográficos, que geram os número aleatórios. Normalmente, esse algoritmo utiliza os próprios dados do cartão de crédito (numeração e data de validade) para gerar o código de segurança que é composto por três dígitos, e que fica localizado na faixa de assinatura, na parte de trás do cartão de crédito.

Já os cartões American Express, trazem o código de segurança na parte da frente do cartão, acima da numeração do cartão de crédito. Além disso, os cartões American Express possuem código de segurança de quatro dígitos.

Para que serve o código de segurança

O principal objetivo do código de segurança do cartão de crédito é garantir que as compras sejam feitas apenas pelo proprietário do cartão. Por isso, a utilização mais comum do código de segurança é em compras online, sendo que para realizar uma compra em um site, você precisará informar o seu nome completo igual consta no cartão, número do cartão, data de vencimento e, por último, o código de segurança.

Powered by Rock Convert

Dessa forma, se você estiver fazendo uma compra online e lembrar de todos os dados de seu cartão exceto o número do CVV, isso te impedirá de realizar a compra.

Por isso, é sempre importante não divulgar a numeração deste código. Pois, assim como a senha, é interessante que o CVV também seja de conhecimento somente do titular do cartão. Tanto que as operadoras dos cartões, costumam tomar algumas medidas para manter sigilo sobre esse código, como por exemplo:

– As operadoras não é imprimem nem registram esse número em nenhum lugar, além do próprio cartão;

– Além disso, elas também não permitem que esse código seja divulgado nos recibos de compras;

– Em um atendimento na operadora do cartão, em nenhum momento é solicitado que o cliente informe esse código. Da mesma forma que em hipótese alguma solicitam a senha;

– O CVV não pode ser impresso em relevo no plástico do cartão, e é mantido na parte traseira e na tarja, onde sua leitura a distância é dificultada.

Em resumo, o código de segurança do cartão funciona como uma garantia a mais de que o cartão será utilizado somente pelo titular. Pois, somente quem tem acesso ao cartão fisicamente, poderá obter essa informação, evitando assim, possíveis fraudes na internet.

Além disso, é importante que o proprietário adote algumas medidas de proteção para que o código de segurança permaneça sempre em segredo, como:

– Comprar em sites com certificado SSL (uma chave ou cadeado que aparece na barra de status da página indicando que o ambiente é seguro);

– Evitar computadores públicos ou de terceiros para efetuar compras online;

– Trocar as senhas frequentemente;

– Evitar o uso de senhas óbvias, como datas de aniversário.

Enfim, tomando algumas medidas, você válida a função do CVV, que é oferecer compras seguras e evitar as tão temidas e infelizmente tão corriqueiras fraudes.

Por isso, tome cuidado, e se você gostou do nosso post, deixe aqui seu comentário! As opiniões de nossos leitores são sempre muito importantes!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares