A vida universitária é cheia de desafios, mas, pode acreditar, você vai arranjar um jeito de dar conta de tudo. A dinâmica dessa fase é completamente diferente e você vai precisar de muito planejamento, organização e, principalmente, dedicação. Cuidar das obrigações acadêmicas e gerenciar sua vida, aliado à falta de grana, pode não ser uma tarefa fácil. E é aí que você, ainda sem um diploma e com pouca experiência para buscar o primeiro emprego, vai precisar procurar alternativas para arranjar uma renda extra. 

A faculdade é um espaço que oferece oportunidades que vão além da sala de aula. Aproveite para explorar o ambiente onde você está e inicie um “negócio temporário”. Basta identificar suas habilidades, ter disposição e tempo. Supere sua timidez e venda seu produto.

E pra você que já está em busca de outras fontes de renda, preparamos uma lista cheia de ideias para você colocar em prática agora! Vem conferir!

EXPLORE O AMBIENTE ONDE VOCÊ ESTÁ

Venda materiais de estudos

Se você tem domínio de uma matéria, por que não cobrar pelas aulas e materiais de estudo que você pode montar? Esse tipo de trabalho te ajudará a treinar ainda mais a matéria que você já conhece. Muitos alunos precisam aprender a se organizar para render nos estudos, venda sua expertise em montar os materiais. Crie e venda materiais de qualidade.

Aulas particulares

Certamente você conhece alguém que precisa de aulas de matemática, português, língua estrangeira ou redação e, se você domina alguma dessas matérias, isso te ajudará a ganhar dinheiro. Divulgue suas habilidades nas redes sociais, entre seus amigos, distribua folders nos murais da faculdade, tudo isso fará com que a pessoa interessada chegue até você. 

Bolsa para Monitor

Essa atividade você exerce dentro da própria faculdade, apoiando alunos que têm dificuldades em determinada matéria. Fique de olho para saber se estão selecionando bolsistas na sua faculdade!

Bolsa de iniciação científica

É uma modalidade de pesquisa acadêmica para que o estudante de curso de graduação aprofunde seus estudos em um determinado tema da sua escolha. Os maiores benefícios estão no processo de aprendizagem e o contato direto com professores, orientadores e estudantes que têm interesses parecidos com os seus. Esse network será muito importante para seu início de carreira. 

Trabalhe como Redator

Se você tem habilidade em trabalhar com conteúdo digital, aproveite suas horas vagas para ganhar dinheiro como redator. Essa é uma das melhores opções para o estudante que já consegue produzir conteúdo de qualidade. Você trabalha de casa e com horário livre para conseguir coordenar toda a sua agenda.  Divulgue nos murais e cadastre-se em plataformas de trabalho freelancer.

Que tal trabalhar como freelancer

Você pode trabalhar para uma empresa ou terceiros sem ter vínculo de trabalho, por um tempo determinado. Existem plataformas dedicadas à contratação de profissionais freelancers e são geralmente nelas que as empresas ou pessoas buscam esses serviços. Dica para vc ser um freelancer de sucesso: pense ter um nicho de atuação e se especialize nessa área. Veja algumas opções confiáveis: 99Freelas, Workana, UpWork, Freelancer.

Responda pesquisas remuneradas

As pesquisas são importantes para as empresas e por isso, as companhias pagam para pessoas respondê-las. O que elas querem saber é o que você acha sobre determinado produto ou serviço. Com essas informações as empresas acabam identificando o perfil de comportamento do consumidor e podem melhorar suas vendas. Veja algumas opções: Survey Rewardz, Opiniões de Valor, Você Opina entre outros. 

Faça comidinhas para vender

Estude quais os melhores pontos de venda para o seu produto, antes de comprar os ingredientes das receitas. Se a estratégia está em vender dentro da faculdade, descubra se isso é possível ou tem algum impedimento. 

Monte seu brechó online

Cheque seus armários e coloque a venda tudo o que não usa mais. Vários sites servem para você colocar seus produtos à venda pagando uma taxa para a plataforma. Você pode usar suas próprias redes sociais para divulgar e vender também. Desapego é uma palavra que está em alta!

Trabalhar nos finais de semana

Em volta das universidades encontram-se vários bares, restaurantes e lojinhas. Muitos desses estabelecimentos contratam estudantes nos finais de semana para ajudar na demanda de serviços que aumenta e muito. Espalhe alguns currículos e aguarde te chamarem!

Cuidar de pets

Se você for um desses viciados em animais, está aí uma boa oportunidade de ganhar uma renda extra. Você irá cuidar do animal quando os tutores estiverem ausentes. O pet sitter é chamado para garantir a rotina do animal. Avise a sua vizinhança que você presta esse serviço, logo aparecerão clientes. 

Você terá muitos desafios, mas também bons momentos pela frente. Aproveite cada dia da vida universitária, isso porque é uma época que passa rápido e que você, um dia, irá sentir falta. Imagine quantos estão, como você, ingressando nessa nova fase. Junte-se a nós nessa troca de experiências! Acesse a Comunidade JB (https://bemestar.jurosbaixos.com.br/comunidade) e vamos compartilhar informação! 

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do