Powered by Rock Convert

Trata-se de um seguro que mais contratado por empresas. O preço desse seguro é inferior ao seguro de vida individual.

Como funciona o seguro de vida em grupo

O seguro de vida em grupo, como foi citado, é contratado geralmente por empresa, para os seus funcionários. As organizações costumam contratar esse seguro para beneficiar familiares de empregados que por eventualidade possam vir a falecer.

Os familiares ou pessoas indicadas na apólice do seguro de vida recebe uma indenização no caso de morte do funcionário da empresa que contratou o seguro. Em outras situações o seguro também pode ser usado, de acordo com as cláusulas do contrato.

Seguro de vida em grupo é feito por empresas para oferecer segurança aos dependentes dos funcionários.

Pagamento do seguro de vida

Existem duas situações em relação ao pagamento das mensalidades do seguro de vida. se a empresa optar por um plano não contributário, a organização arca com todas as despesas do produto.

Já se a empresa escolheu um plano contributário, o funcionário paga parte do seguro de vida juntamente com a empresa. Normalmente, nesse caso, o desconto para parte do pagamento do seguro já vem descontado na folha de pagamento.

Como utilizar o seguro de vida empresarial

Em casos de sinistro, ou seja, quando ocorre algumas das situações que o seguro de vida cobre, o beneficiário ou seus familiares têm de informar a empresa. A organização, por sua vez, entra em contato com a empresa com quem fez o seguro de vida e solicita a indenização.

O que o seguro de vida em grupo cobre?

Há diversos tipos de seguro de vida em grupo, que podem cobrir diversas eventualidades. Alguns seguros de vida oferecem:

– Indenização para a empresa em situações de demissão;

Powered by Rock Convert

– Pagamento de diárias por incapacidade de trabalho temporária;

– Morte acidental ou natural;

– Invalidez parcial ou total, entre outras.

A melhor forma de saber o que seu seguro de vida em grupo cobre é se informando diretamente no RH (Recursos Humanos) da empresa.

O prêmio do seguro de vida é considerado herança?

Não. Pelo Código Civil a indenização vinda de seguros não conta como herança. Portanto, caso a pessoa falecida possua dívidas, o dinheiro do seguro não é descontado para saldar esses débitos.

Quais as condições de contratação do seguro de vida em grupo?

Geralmente, existe um limite do número de funcionários para uma empresa contratar um seguro de vida – que varia de acordo com a seguradora. Além disso, os funcionários beneficiados com o seguro devem ter idade entre 14 e 65 anos.

Outras condições são impostas para a contratação do seguro, como:

– Funcionários em boas condições de saúde;

– Funcionários em plena atividade profissional;

A seguradora ainda pode determinar regras para a inclusão de segurados, assim como as suas condições. Nesse caso é importante que tudo venha discriminado no contrato.

Já o segurado deve informar a empresa se ele possui alguma doença antes da contratação do seguro. Nesse caso as coberturas para esse funcionário podem ser diferentes daquelas oferecidas aos demais,

Powered by Rock Convert

Comentários