Powered by Rock Convert

Ter um seguro é ter uma garantia de tranquilidade. Seja um seguro para seu automóvel, para a sua casa, ou mesmo um seguro de vida, quem já precisou utilizar esse serviço, sabe o quão confortante é tê-lo. Mas, assim como outros produtos financeiros, os seguros costumam ser um tanto quanto complicados para entender, visto a imensidão de detalhes que possuem e as variadas opções de coberturas e planos. E é para ajudar com isso que existe o corretor de seguros!

Afinal, ninguém mais habilitado para esclarecer todas as suas dúvidas e te auxiliar para adquirir a melhor opção de seguro conforme a sua necessidade. Então se você ainda não consultou um corretor, entenda aqui como esse serviço é prestado e porque é tão importante.

Quem já precisou acionar o seguro sabe o quanto é importante contar com um corretor.

O que é um corretor de seguro?

São pessoas ou empresas especializadas na venda de seguros e que autorizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), comercializam os produtos das seguradoras. O papel principal de um corretor é analisar e avaliar os riscos aos quais o cliente está exposto, e a partir disso, buscar a opção de seguro e planos mais adequados, considerando inclusive, o melhor custo x benefício para o cliente.

O corretor é quem conhece melhor os produtos de seguros e, portanto, quem pode melhor aconselhar o cliente sobre os melhores planos. Dessa forma, o papel dele vai muito além de um vendedor de serviços, pois, acaba sendo, principalmente, um consultor na indicação da melhor apólice, e também, um facilitador do segurado caso venha a ocorrer algum sinistro.

É importante ressaltar também, que corretora e seguradora representam dois papéis distintos, onde a seguradora é a empresa que possui e gerencia o produto (seguro), ou seja, se você precisa utilizar o seu seguro, quem irá te reembolsar pelo sinistro é a seguradora. Já a corretora de seguros é a empresa que o comercializa, ou seja, é quem vende o serviço da seguradora.

O corretor é a pessoa que trabalha na corretora ou que faz o papel da mesma, conforme regulado pela a Lei 4.594 de 29 de dezembro de 1964.

Qual o papel de um corretor?

Atualmente pode-se notar grande mudanças no conceito de vendas, principalmente se falarmos de vendas de serviços, que é o caso do corretor, cujo até pouco tempo, era percebido apenas como um simples vendedor de seguros.

Powered by Rock Convert

No entanto, pode-se considere que agora o corretor é visto na verdade como um consultor. Isso porque seu suporte vai muito além concretizar uma venda, pois, ele presta um auxílio customizado e efetivo sobre a contratação de seguros, passando mais confiança e clareza ao cliente.

A remuneração do corretor está incluída no valor que o consumidor paga pelo seguro. Lembrando que o corretor é remunerado não apenas por vender o produto, mas sim para prestar um bom atendimento, estando disponível sempre que o cliente tiver dúvidas ou precisar de ajuda, inclusive no caso de precisar acionar o seguro em decorrência de sinistro.

Porque é importante contatar um corretor

Como todo produto financeiro, o seguro possui características um tanto quanto complexas, seja sobre suas coberturas ou sobre suas condições, e, portanto, possui uma contratação delicada, visto que é necessário ter muita atenção e cuidados ao escolher a cobertura.

Mesmo nos países onde a contratação de seguros e mais comum e frequente, suas particularidades e detalhes ainda são estranhos à maioria das pessoas. Portanto, a ajuda de um profissional especializado no assunto, fornece a assessoria necessária para que o cliente escolha e contrate a melhor opção de apólice.

Além disso, por se tratar de um contrato, a existência de um profissional qualificado para intermediar essa negociação acaba sendo indispensável. O corretor de seguros é, tanto por lei quanto por definição, o profissional que representa o segurado junto à seguradora, pois, além de deter maior conhecimento sobre o produto, também é o profissional mais capacitado para um atendimento personalizado e eficiente.

Outro fator importante para considerar o apoio de um corretor, é que além de possuir domínio sobre o produto, ele também costuma possuir conhecimento sobre uma carteira extensa de seguradoras, ou seja, ao invés de buscar a contratação de uma seguradora específica, você contará com um profissional que poderá extrair a melhor contratação de uma gama de opções de seguradoras, garantindo assim, que você fará a melhor escolha, dentre várias opções do mercado.

Contatar um corretor de seguros passa mais segurança na escolha de um plano adequado à sua necessidade.

Com esse artigo, fica clara a importância de contatar um corretor de seguros, pois, somente ele poderá esclarecer todas as suas dúvidas, evitando assim, surpresas desagradáveis caso você precise acionar o seguro.

Quando você fecha algum plano de seguro, você costuma consultar um corretor? Fale sobre sua experiência com esse tipo de profissional, e deixe também, sua opinião sobre o post!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário